domingo, 23 de agosto de 2009

Porque deixei de ser português


Ontem, como sabem, aconteceu uma tragédia numa praia do Algarve, 5 pessoas perderam a vida depois de uma derrocada. É muito provável qualquer um de nós pensar que estes 5 infelizes não deveriam estar naquela zona, pois havia um sinal a avisar o perigo. Muito mais provável será, qualquer um de nós, indo a uma praia no Algarve, nem sequer reparar no sinal, pois o que quer é desfrutar de uma sombra, lá vai imaginar que aquela semi-falésia ou aglomerado de terra e pedras vai ruir.
Decerto que todos nós já fomos às praias do Algarve, não sei se repararam, mas grande parte delas são minúsculas, têm um areal muito limitado e estão repletas daquelas semi-falésias, género aquela que vitimou estas 5 pessoas. Para mim a culpa, ao contrário do que muitos devem pensar, não é destas 5 pessoas, a culpa é das entidades responsáveis!
Por que é que nesta treta de país só se tomam medidas depois das merdas acontecerem??!! Agora já veio pra aí um iluminado qualquer dizer que se vai fazer uma vistoria às praias todas da costa Algarvia. Quer dizer, sabiam do risco, mas estavam à espera que alguém morresse para agir. Porra! Doa a quem doer é mesmo assim!! Faz-me lembrar o episódio da ponte de Entre-os-Rios, em que dezenas de pessoas morreram, quando todos sabiam que aquela ponte estava por um fio. Depois todos se apressaram a remendar a de Viana e outras que tais.
Mas há tantos outros exemplos por esse país fora que me deixam fo#?&do e a desejar "Porque deixei de ser português, ou melhor por que é que às vezes gostaria de deixar de o ser".
Quem é que nunca ouviu nas notícias qualquer coisa deste género: "Criança morre atropelada, após atravessar estrada sem semáforo, junto à escola", "População fartou-se de exigir passadeira e semáforo no local onde idosa foi atropelada", " 3 pessoas morrem em acidente de viação no IP9 numa curva onde os acidentes são comuns", "Casal de idosos é colhido por comboio numa passagem de nível", etc, etc, etc, etc e etc
Vivemos no país da tolerância 0 e já agora da prevenção 0.

5 comentários:

  1. O facto de ser normal ignorarmos todos nós os vários sinais de aviso, não significa que isso nos ilibe da responsabilidade. Quantas vezes vejo eu carros estacionados em locais com sinais a indicarem o perigo de derrocada. Junto a praias, quantos carros não entopem completamente a estrada, estacionanado em ambos os lados, de tal forma que se houver uma emergência (incêndio, ser necessária uma viatura de socorro) a única forma de lá chegar será passar por cima das dezenas de carros amontoados?

    As pessoas que estavam debaixo daquela falésia não tiveram culpa de esta ter caído. Mas as autoridades responsáveis TINHAM feito uma vistoria naquela mesma praia, cerca de uma semana antes do acidente. Nessa altura, não havia perigo iminente? O que querem que se faça, destrua-se tudo o que pode ser prejudicial a qualquer ser humano? Se eu vejo um sinal de perigo penso: Vale a pena o risco? E se decido ignorar o aviso, mesmo que seja por pensar que não é importante, o sinal até é pequeno e "toda a gente faz isso" então a culpa não pode, NUNCA, ser de quem lá pôs o sinal.

    Ouvi pessoas a dizerem, no noticiário, que até estavam lá um sinal, mas ninguem ligava áquilo. Quero acreditar que após este trágico acidente, esta mentalidade mude. No entanto logo no dia a seguir ao desastre, haviam pessoas a irem pela água até ao local de desabamento, apesar de este estar interditado... Por isso, não tenho grande esperança.

    ResponderEliminar
  2. Ponte é de Entre-os-rios... este é o nome da terra!

    ResponderEliminar
  3. Anya, claro que muitos portugueses tem falta de civismo, nao respeita sinais, gosta de desafiar o perigo, mas para mim neste caso não é isso que esta em causa. O que está em causa é que se as entidades responsaveis tinham conhecimento do perigo ja deveriam, neste e em outras praias, encontrar soluções para aquele problema. O que eu quis realçar foi mesmo este flagelo tipico no nosso pais, o de adiar tudo ate que uma catastrofe aconteça

    ResponderEliminar
  4. "Decerto que todos nós já fomos às praias do Algarve, não sei se repararam, mas grande parte delas são minúsculas, têm um areal muito limitado e estão repletas daquelas semi-falésias..."
    Caro bloguista, decerto que não conhece as praias do algarve, procure as praias do Sotavento algarvio e logo verá a extensão das mesmas. Não pode generalizar as praias do algarve só com as que conhece. Isso é o mesmo que dizer que as praias do alto minho não tem areia e só tem rochas como por exemplo a praia norte.

    Ribeiro

    ResponderEliminar