quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Enfermeiros atirados aos leões


Quando comecei a trabalhar recordo que o tempo de integração era sagrado. Aquele mês, mês e meio, ou até mais, consoante o serviço, era cumprido à risca. Nessa altura os tempos eram outros, de certa forma valorizava-se o bem-estar e adaptação do enfermeiro.
Depois chegou a crise, as EPE´s, as perdas de autonomia e poder dos chefes e a gestão anárquica de recursos humanos, porque afinal de contas o que interessa é o $$$$.
Eu quero lá saber que aquele enfermeiro esteja ou não integrado, tem é que começar a trabalhar apartir do momento que eu o contrato, tem o curso, é porque já sabe fazer tudo, preciso dele é agora e não daqui a um mês, (isto sou eu a imaginar o que deve ir na cabeça dos gestores quando atiram um enfermeiro para os leões).
Os leões não são só os doentes, são: os protocolos, os circuitos, os programas, as rotinas, os materiais, os arrumos, as características, as patologias, as terapêuticas, as equipas, a logística etc etc etc, de todo um serviço.
Como é possível alguém estar em integração 2 ou 3 turnos e no seguinte ficar responsável por 20 doentes e uma área de Reanimação?!! De quem é a culpa? Será dos gestores, será dos chefes?! Ou não será de ninguém... é o mais provável, é não ser de ninguém.
Nota: Este post nasce da sugestão de um colega do S.U, não interessa quem.

6 comentários:

  1. Caro Guilherme

    A culpa morreu solteira, porque ninguém a quis.

    Só tenho uma certeza, não é dos chefes, agora faltam todos os outros.

    ResponderEliminar
  2. Sei d quem falas Guilherme. Mas apesar d ela têr sido atirada ás feras, está a safarxe mt bem. Parabens Diana...

    ResponderEliminar
  3. Deixamos um prémio à espera no Cogitare em Saúde para vós!

    ResponderEliminar
  4. CLARO QUE A DIANA SE SAFA ...ATÉ UM DIA ...EM QUE AS COISAS CORREM MAL .... E DEPOIS DE QUEM É A CULPA....MORREU SOLTEIRA...Á GRANDE DIANA...DIGO EU

    ResponderEliminar
  5. o cham nisso é pioneiro... lembram-se da equipa móvel?

    ResponderEliminar