sexta-feira, 31 de outubro de 2008

i have a dream!

Viram a reportagem da SIC sobre assédio moral/agressões? (ler o post anterior p.f)
eu vi.. grande parte..
Porém, pela parte que nos toca, fiquei desiludido.
Apenas no fim da reportagem quando um jornalista lê vários testemunhos, (apenas)um deles é de um enfermeiro. Queixava-se de já varias vezes ter sido agredido e que ainda por cima ganhava mal (era mais ou menos isto). Agora levanto varias questões:
Será que a comunicação social dá pouca relevância aos enfermeiros?
Será que nós (mais uma vez) ficamos indiferentes à problemática e não denunciámos?
Será que esta reportagem foi pouco divulgada?
Pode ser tudo verdade..
Ainda por cima o testemunho, a meu ver, foi infeliz.. pois, não se pode relacionar o facto de qualquer profissional (mais os enfermeiros) estar sujeito a levar um murro, com o facto de ganharmos mal!! que não haja confusões! Como diz um grande amigo meu "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa" palavras sábias...
O que depreendo e o que muito provavelmente o cidadão comum depreende das palavras do colega, é que: "ora já que levamos na trombeta, ao menos que nos paguem melhor" foi triste...
Mas ao menos denunciou e só por isso merece toda a minha consideração, apesar de ter confundido as coisas..
E o que é que se vai conseguir com um único testemunho, que foi misturado com outros N casos de assédio moral e violência das outras profissões??? NADA..
O poder politico, as administrações, talvez abrissem os olhos se houvesse um debate público ou uma grande reportagem sobre esta "epidemia" direccionada SÓ para as instituições de saúde, talvez voltassem a pôr um policiazinho no hospital.. se calhar é muito caro.. os polícias ganham muito dinheiro..

O meu sonho, desejaria que também vosso sonho, é que este blog funcione como um meio de transmissão, exposição de casos, discussão de ideias.. e quem sabe, quando ele tiver bem recheado, (o que por um lado seria mau sinal.. sinal que as agressões continuam) não chegará aos ouvidos de um repórter qualquer, de uma ministra qualquer, de uma bastonária qualquer!
Por isso, mais uma vez apelo à vossa intervenção: passem informação, exponham casos, deixem contactos, forneçam-me emails.. lutem pela mudança.. temos um grande aliado que é a Internet

1 comentário:

  1. Boa noite Colega.

    parabéns pelo blog e coragem para prosseguir.

    Atrevo-me a enviar um anexo sobre assédio moral. Infelizmente é uma situação que afecta muitos trabalhadores portugueses e por esse mundo fora, incluindo Enfermeiros. A denúncia é crucial.Mas quando se pede aos colegas que se manifestem em local próprio para que se encontrem soluções, simplesmente se calam. danou-se!!..Mas isto apenas acontece porque o medo, o raio do medo assumiu contornos monstruosos em parte da nossa classe. tem razão o colega quando pega na célebre frase ( que eu inclusivé utilizo às vezes) de Martin Luther King, " I have a dream " ...eu também tenho um: que os enfermeiros transformem o adamastor do medo, no pigmeu e que levantando a cabeça e olhando em frente consigam dizer outra frase que ficará célebre: " Yes we can".
    bjs
    margarida

    obs: consulte o site:www.assediomoral.org. é brasileiro mas tem referências a legislação europeia. Como mencionei no blog doutorenfermeiro, o código do trabalho prevê sansões e considera crime, qualquer acto discriminatório no qual se inclui o assédio moral.

    ResponderEliminar