terça-feira, 11 de junho de 2013

Unidade Polivalente da ULSAM - no rumo certo


Como em tudo na vida, temos que saber reconhecer quando não temos razão. Em tempos escrevi aqui que não concordava com a divisão da equipa de enfermagem do Serviço de Urgência. Foram tempos conturbados, onde muitos partilhavam a mesma opinião, desagradados com a divisão e consequente restruturação de serviços em Unidade Polivalente e Urgência Geral.
Hoje, passados alguns anos, reconheço que foi o melhor, a Unidade Polivalente tornou-se um serviço mais organizado a vários níveis, com benefícios para o doente. Apesar da clivagem entre equipas, apesar das relações se terem tornado mais distantes entre elementos, apesar de ser mais complicado gerir vagas na Unidade Polivalente, quem mais interessa, sai beneficiado.
Parabéns a quem fez esforços para a formação da Unidade Polivalente

18 comentários:

  1. Caros colegas e amigos,

    Podem contar comigo para desenvolver estratégias que promovam a melhoria da urgência geral.

    Ao dispor para o o for necessário.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Abel, a ajuda de pessoas com visão e dinamismo é sempre benvinda! Apesar das dificuldades a Urgencia tem dado alguns passos para a melhoria, também temos que o reconhecer, mas o caminho ainda é longo e não é fácil.. e por vezes a vontade de contribuir para a mudança e desenvolvimento, choca com a desmotivação e descrença

    ResponderEliminar
  3. No momento da divisão toda a gente criticava dizendo que a diretora era dos cuidaddos de saúde primários, agora é tudo muito Bonito.
    Guilherm.... já agora... era bonito um pedido de desculpas a diretora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A ideia da Unidade Polivalente não se deve apenas à directora, havia mais responsáveis. "As bocas" de ela vir dos cuidados de saude primarios já vem desde o primeiro dia que ela tomou posse, não foi com pasta Unidade Polivalente. A esse nível posso estar descansado, porque para mim uma pessoa ou é competente ou não é, tem creditos ou nao tem, independentemente do sitio de onde venha.
      As desculpas penso que não farão muito sentido, acho que não se deve pedir desculpas sempre que se tenha uma opinião diferente. A não divisão tambem decerto funcionaria, se as coisas fossem bem feitas, não tenhamos duvidas. Agora reconhecer o facto de que quem tinha opiniao contraria estava tambem certo, sim e foi o que fiz.

      Eliminar
    2. so para terminar.. o serviço melhorou é certo, mas não é tudo "muito bonito"

      Eliminar
    3. Pessoal ninguém está preocupado com silencio da ordem dos enfermeiros e sindicatos em relação ao que está acontecer à enfermagem? Parados no tempo em relação às subidas de escalão, horas suplementares já eram, possivelmente vamos passar para 40h por semana pelo preço de 35h e etc etc etc. E estão a falar de quê????? Tenham juízo e lutem pela vossa dignidade, não falta muito estamos equiparados ao ordenado mínimo nacional.
      Nota: não venham com a moralidade que uma coisa não tem haver com outra, conhecem aquele ditado - o dinheiro não dá felicidade mas ajuda.

      Eliminar
  4. Concordo plenamente
    E em relação as especialidades, nem existe comentário possível.
    Esta na altura de dar o grito e mudar o rumo.

    Faço um desafio ao Guilherme para encabeçar este grito de mudança.
    Esqueçam por momentos os objectivos individuais na instituição e lutemos pelos direitos da enfermagem como profissão, vamos usar as ferramentas da tecnologia para chegarmos a todo sítio.

    ResponderEliminar
  5. este blog não tem o poder de mobilização nacional, essa é de responsabilidade dos sindicatos. Mesmo os nao sindicalizados podem unir-se em torno do sindicato, pra iniciar esta batalha.. juntos somos mais fortes! Mas aceito o desafio.. irei publicar um post de alerta!

    ResponderEliminar
  6. Esta foto e a UIPA do Hospital onde trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao sabia.. pesquisei na net e achei esta a mais interessante e a que mais se assemelha a unidade polivalente da ulsam em viana

      Eliminar
    2. Caro colega, sugiro, ou antes solicito, que substitua a imagem supra da pressuposta unidade onde trabalha. A nossa formação profissional orienta para a veracidade e fundamentação da informação/comunicação. A unidade que divulga e apresenta como sua, passo a informar, é a Unidade de Internamento Polivalente de Agudos do S. Urgência Geral do CHBM, unidade esta, inaugurada em Junho de 2005 e da qual os enfermeiros que nela realmente trabalham, muito se orgulham pelo trabalho desenvolvido em prole da qualidade de cuidados aos utentes, ao longo destes anos. Por esse motivo, acho que deveria procurar uma foto que fosse mesmo da sua unidade (ou não), que não esta. Tem bom aspecto, não tem?? Mas é nossa, ou antes dos Utentes do Concelho Barreiro.

      Eliminar
    3. a foto ja foi retirada
      eu nunca disse que a foto representava a UP da ULSAM Viana, ou seja, a Unidade a que me refiro. Fui apenas buscar esta foto à net pois era a que mais se assemelhava à UP.
      Nunca pensei que fosse um motivo para uma critica tão rebuscada... mas ok, fica lá com a tua Unidade!

      Eliminar
  7. Esta foto é da UIPA do Hospital onde trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, colega,
    E que tal tirar uma foto do local em questão???...De facto, não me parece muito adequado usar uma foto com um profissional e referir-se a ela como se fosse da tal unidade...Portanto...esta é da UIPA do CHBM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais uma vez e provavelmente estou a responder à mesma pessoa, onde no post escrito eu disse que a foto era da Unidade a que me refiro? Até parece que a publicação da foto foi ofensiva, por favor...

      Eliminar
  9. vá lá guilherme... coloca uma foto da tua unidade, ou tens vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) esquece la isso das fotos! Ve la é se pedes à google pra tirar a foto da net, pode ser q haja um blogger das filipinas que a tivesse publicado! ;)

      Eliminar