quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os enfermeiros são os que mais levam nos dentes

Insegurança, agressões, insultos, ameaças, etc etc, são temas que me preocupam seriamente.
Já há uns anitos, nos primeiros posts do Blog, levantava (aqui) estes violentos temas.

Os anos passam e continuamos a levar nos dentes, a ser ameaçados, insultados, etc etc, mas o pior é que as incidências aumentam e soluções não as vejo.
Recebi um email de uma colega sobre os dados estatísticos (da DGS), relativos às agressões físicas e verbais a profissionais de saúde e fiquei assustado.
Acho que devemo-nos preocupar e acima de tudo mexer, pois é a nossa segurança que está em causa.
Como podem ver nos gráficos, as incidências não são ocasionais, são frequentes, estão a aumentar e isto sem contabilizar as incidências não denunciadas.
Os enfermeiros, naturalmente, são os que mais apanham, seguidos dos médicos. Confiram isso e muito mais no documento integral
Caso leves nos dentes (a ver se não...), tem em conta estas importantes recomendações . Para terminar, vejam que, ainda por cima, as mulheres são as mais atingidas.. A desviar qualquer ideia sexista, a apanhar, que apanhem os homens...


2 comentários:

  1. Violência contra Profissionais de Saúde

    "Caro(a) Senhor(a)
    Está prestes a entrar no formulário de registo da Direcção-Geral da Saúde relativo aos casos de Violência Contra Profissionais de Saúde no Local de Trabalho.
    Deverá preencher o formulário que se segue se é um profissional de saúde e sofreu um acto de violência durante o seu trabalho.
    Todas as informações pessoais que nos fornecer são exclusivamente para efeitos de caracterização do episódio de violência e são estritamente confidenciais."

    http://www.dgs.pt/?cn=62556392AAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  2. Assustador e preocupante...vou divulgar! Excelente post!
    Abraço!

    ResponderEliminar