Insegurança, agressões, insultos, ameaças, etc etc, são temas que me preocupam seriamente.
Já há uns anitos, nos primeiros posts do Blog, levantava (aqui) estes violentos temas.
Os anos passam e continuamos a levar nos dentes, a ser ameaçados, insultados, etc etc, mas o pior é que as incidências aumentam e soluções não as vejo.
Recebi um email de uma colega sobre os dados estatísticos (da DGS), relativos às agressões físicas e verbais a profissionais de saúde e fiquei assustado.
Acho que devemo-nos preocupar e acima de tudo mexer, pois é a nossa segurança que está em causa.
Como podem ver nos gráficos, as incidências não são ocasionais, são frequentes, estão a aumentar e isto sem contabilizar as incidências não denunciadas.
Os enfermeiros, naturalmente, são os que mais apanham, seguidos dos médicos. Confiram isso e muito mais no documento integral
Caso leves nos dentes (a ver se não...), tem em conta estas importantes recomendações . Para terminar, vejam que, ainda por cima, as mulheres são as mais atingidas.. A desviar qualquer ideia sexista, a apanhar, que apanhem os homens...
Violência contra Profissionais de Saúde
ResponderEliminar"Caro(a) Senhor(a)
Está prestes a entrar no formulário de registo da Direcção-Geral da Saúde relativo aos casos de Violência Contra Profissionais de Saúde no Local de Trabalho.
Deverá preencher o formulário que se segue se é um profissional de saúde e sofreu um acto de violência durante o seu trabalho.
Todas as informações pessoais que nos fornecer são exclusivamente para efeitos de caracterização do episódio de violência e são estritamente confidenciais."
http://www.dgs.pt/?cn=62556392AAAAAAAAAAAAAAAA
Assustador e preocupante...vou divulgar! Excelente post!
ResponderEliminarAbraço!