quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Enfermagem faz greve à greve


Decerto o José Carlos Martins (Presidente SEP) não se importará que publique as suas palavras de reflexão em torno da greve de 24 de Novembro. 
Acho que será a mensagem ideal para todos nós.

"De acordo com os dados disponibilizados pela CGTP e o balanço final feito pelas Centrais Sindicais, esta Greve Geral foi um importantíssimo dia de protesto e exigência nacional, com uma significativa paralisação do geral dos trabalhadores e uma fortíssima expressão do sector dos transportes. Mesmo em dia de Greve Geral e com paralisação dos transportes, a Manifestação em Lisboa juntou milhares de trabalhadores.

Os Enfermeiros deram o seu contributo. Os dados de adesão a esta Greve Geral são inferiores aos da última Greve Geral (24/Nov/2010) e, naturalmente, bastante inferiores às Greves de Enfermeiros em torno da Carreira. Todos sabemos que a insatisfação e a revolta contra as medidas do Governo são muito superiores ao n.º dos que fizeram Greve. Mas, então, porque não fizeram Greve? Cada um terá as suas razões objetivas e subjetivas. Serão diversas. Mas, certamente, haverá uma grande “mancha” onde a resignação … o não acreditar que é possível, com a luta, mudar … a ausência de esperança em que as “coisas” melhorem … determinou a sua não adesão (isto em articulação com a perda de um dia de salário … que não é o caso no Turno da Noite=Minimos). Para além das pressões e das precariedades.

Neste contexto, de profunda impregnação social da inevitabilidade das medidas movida pela máquina de propaganda do Governo, a nossa/vossa  acção de informação, esclarecimento e de mobilização foi fundamental. Vai continuar a ser fundamental. Cada vez será mais determinante. Isto porque, contrariamente ao “comum” dos enfermeiros,  somos dos que temos consciência que:
- a guerra é longa – é um combate de desgaste – os resultados não se atingem no imediato, após uma batalha, após uma Greve
Teremos de fazer muitas mais guerras… muitas mais Manifestações e Greves … MAS A HISTÓRIA DEMONSTRA, ATÉ “AO TUTANO”, QUE É O MOVIMENTO DE LUTA ORGANIZADO DOS TRABALHADORES QUE PROMOVE/DETERMINA AS MUDANÇAS, AS MELHORIAS, O PROGRESSO… E ELES (GOVERNOS, PATRONATO, FINANÇA) SABEM ISTO …e por isso nos querem desgastar, abater, desalentar.
ESTÃO ROTUNDAMENTE ENGANADOS.
É A CONSCIÊNCIA DISTO QUE NOS MOVE E DÁ ALENTO PARA AS PRÓXIMAS BATALHAS QUE SE AVIZINHAM

A LUTA CONTINUA
FORÇA
ABRAÇO
JCMARTINS"

Concordo em pleno com tudo isto. É por tudo isto que este blog tem o nome que tem. Porque às vezes dá vontade de desistir ao ver tanta descrença e acomodação na maioria dos enfermeiros. 
Só te queixas, criticas tudo e todos, falas mal da Ordem, dos sindicatos. Mas já paraste para pensar?? Já paraste para pensar o que é que tu fizeste para mudar de rumo. Que moral tens tu para criticar, se nem uma greve geral de trabalhadores fazes? Que moral tens tu, se nem no momento de maior expressão de revolta do povo, correspondes com o maior sinal de indignação. Que moral tens tu, se nem uma palha moves pela luta? Sim, porque só com a luta é que se chega lá. A história assim o prova. É pelo dinheiro perdido? É pela descrença? E se todos desacreditarem, para onde vamos?
E se todos acreditássemos, para onde iríamos?
Acorda




17 comentários:

  1. Se o problema é a perda do dinheiro, porque é que os sindicatos nao cobrem as despesas que a greve causa ao trabalhador?

    ResponderEliminar
  2. isso deve ser pra rir nao?
    desculpa que te diga, mas nao faz nenhum sentido

    ResponderEliminar
  3. nao faz sentido?

    http://www.rtp.pt/noticias/?t=Sindicatos-nao-tem-fundo-para-pagar-dias-de-greve-a-todos-os-trabalhadores.rtp&headline=20&visual=9&article=502782&tm=9

    ResponderEliminar
  4. nao basta pedir sacrificios, tb tem que se fazer um esforço para os minimizar...

    ResponderEliminar
  5. Não aceito qualquer tipo de comentário desse senhor do SEP. Se a classe está como está, muito deve a esse senhor e essa (des)organização.

    ResponderEliminar
  6. ok, nao podes comparar realidades distintas. Eles ate dao o exemplo dos maquinistas onde a percentagem de sindicalizados é de quase 100%. Noutros paises, com outras culturas, os sindicatos talvez paguem o dia perdido, mas os trabalhadores sao todos ou quase todos sindicalizados. E quantos enfermeiros sao sindicalizados? tens uma ideia? Nem de longe nem de perto atinge estes valores. Tendo tambem em conta que a força dos sindicatos de enfermagem se dissolve, pois existem 3 (julgo eu) e nem sei por que motivo,, é que uns puxam de um lado, outros puxam do outro

    ResponderEliminar
  7. Incongruências

    http://nursonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Esse Senhor do SEP e a outra Senhora, deviam ter vergonha de falar mal da nossa classe. Estamos como estamos por culpa deles e disso não tenho dúvidas nenhumas.
    Sempre fiz greve mas deixei de acreditar naqueles que nos representam, foram eles que se sentaram na mesa das negociações com o governo e vejam o resultado...Chega, vão todos embora do SEP

    ResponderEliminar
  9. n sei se reparaste mas ele nao falou mal da classe. Isso seria falar mal dele proprio pq ele tambem é enfermeiro. quem falou fui eu
    estamos como tamos por culpa de todos os enfermeiros e essencialmente daqueles que so reclamam e criticam mas nao mexem uma palha para a mudança. nao digo que pertences a essa grande fatia, nao sei, nao nos conhecemos
    Mas uma coisa te garanto. eu estive atento as negociaçoes e quando todos estao em acordo que um enfermeiro em inicio de carreira deve ganhar 1400 eur inclusivamewnte a ministra e chega-se ao ministerio das finanças e ardeu, o que esperavas? eles tem a faca e o queijo na mao. O poder do sindicato ja nao é o que era, tornou-se impotente. e perguntas tu, de quem é a culpa disso?
    De todos nos, desunidos, frustrados, uns contra os outros, incapazes de dizer basta e abanar este sistema que nos pos de parte

    ResponderEliminar
  10. Grande treta!!! Dizes isso porque fazes parte do SEP! Mas há 2 anos, em Janeiro, depois daquela fantástica greve e genial manifestação da classe em Lisboa, tinhas a classe toda unida. No entanto, a ministra da saúde marcou a reunião seguinte para dai a mês e meio!!!! e vocês concordaram!!!! A reunião devia ter sido no dia seguinte, por vossa exigência. Nós tínhamos prolongado a greve at eternum nessa altura se fosse necessário, porque todos sabíamos que era agora ou nunca. Vocês tiveram o pássaro na mão e deixaram-no fugir, cambada de murcões. E agora queres a classe unida outra vez, não? para quê, se os nossos sindicalistas são uns inertes, incapazes, sem o espirito altruista necessário para desempenhar esse papel. Eu até já vi na televisão o enf josé carlos se apresentar como Dr... e a lista que se propõe a eleições contem os mesmos inválidos... Agora queres greve pela greve, numa classe defraudada há 10 anos? Tem juizinho, moço!

    ResponderEliminar
  11. tás enganado, sou sindicalizado, mas garanto-te que não pertenço ao SEP. Não me recordo se a reunião foi marcada para dai a um mês e meio, se foi para o dia seguinte. Provavelmente algumas coisas terão sido mal feitas, agora de uma coisa não tenho duvidas, eles (governo, MS) podem, querem e mandam. Só sindicatos fortes, têm o poder que impõe respeito aos governantes, mas não te esqueças de uma coisa, esses sindicatos são de sectores, onde a totalidade dos trabalhadores são sindicalizados. Quantos enfermeiros são sindicalizados??! Quantos sindicatos de enfermagem existem, com a consequente dispersão de forças? Isso também conta.
    Dizes: "tinhamos prolongado a greve ad eternum" e eu pergunto-te, ainda acreditas no pai Natal? Achas que os "murcões" dos sindicatos não colocaram essa possibilidade aos enfermeiros? Sabes qual foi a resposta? Não me parece que conheças a classe onde tu e eu estamos inseridos.
    É por causa de atitudes como a tua ao chamar murcões, inertes, incapazes, etc que nunca havemos de ir longe. Terás que ir para la tu e sou o primeiro a dar-te os parabens caso consigas o melhor para a classe. Pena é que não nos conhecemos, mas como achas que me conheces, sempre podes vir ter comigo e dizer, olha tou la no sindicato e vê la o que se conseguiu. Eles não fecham a porta a ninguem, mas se calhar primeiro deves ter que te sindicalizar. è que atiras ai muitas pedras, mas fico sem perceber se és sindicalizado e se foste as manifestações, ou se ficaste à espera que os outros lutassem por ti.
    Nao defendo o Jose carlos, mas duvido que se tenha apresentado como Dr. Mas caso o tenha feito... tem toda a legitimidade, tem uma licenciatura, julgo eu.
    Juizinho de facto não tenho muito, mas a ti também te falta muito. Dar-te-ia outra credibilidade se escrevesses com educação e acima de tudo com argumentos válidos e justificações validas para as fortes acusações que fazes

    ResponderEliminar
  12. e alem disso terias que ter conhecimento na integra de como foram as varias reuniões com o MS, para teres provas das más opções que se tomaram. Tiveste la? é que não é de bom tom acusar duramente as pessoas, sem termos todas as cartas na mão

    ResponderEliminar
  13. Parece que te tocou na pele, homem! Nao percebo a tua indignaçao nem a acusaçao de falta de educaçao... Mas o SEP foi rosto de uma decada de luta na enfermagem em Portugal, com um resultado desastroso, ou vais negar? Portanto, demonstraram clara invalidez para o cargo a que se propuseram, quer concordes ou nao... em relaçao a a essa historia de "ah e tal vai tu para la e faz melhor", tenho todo o direito a ter a minha opiniao critica sem almejar ir para o sindicato, tal como o faço em relaçao ao governo sem pretender ir para a assembleia, ou em relaçao ao futebol, sem pretender me equipar e ir mostrar ao Cardozo como se fazem golos. Agora dispenso essas reacçoes de virgem admirada... lamento, mas a verdade doi.. e muito!

    ResponderEliminar
  14. eu que nao tenho nada a ver com a conversa...digo-vos que numn sistema de saude como o nosso quem tem a faca e o queijo na mão sao os enfermeiros.. estámos á espera de que??? Greve tem que ser feita o mais rápido possivel em massa..estámos á espera de que?? os tae´s andam se a formar na sombra para nos tirar o pré hospitalr ...cada vez mais se ve formaçao e grupos a formarem auxiliares,ja vem com estetoscopios nas fotos de pub e tudo ...estamos a espera que nos façam a cama é? qd decidirem fazer greve...substitutos nao vao faltar

    ResponderEliminar
  15. Nada disso, apenas me revolta quando se fazem fortes acusações, sem justificação válida e sem se ter o total conhecimento dos factores implicados no assunto em questão.
    Nao percebes a minha indignação nem acusaçao de falta de respeito??! De facto foste muito educado e lançaste alternativas e soluções para o problema.
    Eu disse para ires para la tu, com toda a sinceridade, sem qualquer tipo de provocação. Nao sei é se terias muita sorte com essa atitude, mas isso é outra historia.
    Continuo a achar que é muito facil atribuir a culpa ao sindicato, para mim a culpa é geral, a culpa é de todos nós enfermeiros (onde os sindicatos tambem estao inseridos).
    Há um exemplo muito interessante: quando foi para sairmos todos como licenciados, os sindicatos andaram a perguntar aos enfermeiros o que achavam, para depois não haver problemas. A resposta foi: "nada disso, não vai estar um novato a sair da escola a ganhar tanto ou mais que eu, vamos esperar para sermos todos licenciados" viste o resultado disso nao viste? A culpa é do sindicato nao é?
    Provavelmente nao deves ter as habilidades para ser um jogador de futebol profissional, ou as competencias|cunhas para ser politico, mas és enfermeiro nao és? acho que respondi a tua questao
    virgem admirada?? essa foi fraquinha.. a do Cardoso ate teve piada

    ResponderEliminar
  16. pois.. quem tem a faca e o queijo na mao sao os enfermeiros, dizes bem. Plural, todos juntos. O problema é q a maioria anda a dormir

    ResponderEliminar