terça-feira, 6 de outubro de 2009

Curtas estapafúrdias


Nota: Qualquer semelhança com anedota é pura coincidência. Baseadas em factos verídicos.
Na Triagem...
O enfermeiro questiona D. Florinda que, por sua vez, ouvia muito mal.
Boa noite! Então de que se queixa?
Dói-me o peito, Sr. Enfermeiro.
Dói-lhe o peito!? Certifica-se.
Nada feito?! Returque admirada
Também na triagem...
Sr. António o que o trouxe cá?
A mota Sr. Enfermeiro.
A descrição ao detalhe... ainda na triagem
Sr. Enfermeiro, na 6ª feira ia na carreira da Auto Viação Minho, o condutor era o Sr. Mário, caí no 2º degrau ao descer, estou toda dorida, dói-me o peito, o braço direito e as duas pernas... E o homem nem sequer se levantou para me ajudar.
Na consulta...
Doutor tenho comichão pelo corpo todo
Minha senhora, vá para casa coçar-se e volte amanhã.

Ao telefone...
O Sr. Fonseca está pior, está com mais falta de ar.
Mas é urgente, urgente, urgente?
(Resposta imaginada por mim - Não... é só urgente, urgente. Urgente, urgente, urgente, é demasiadamente urgente para o caso. Urgente quatro vezes é mesmo mesmo urgente e urgente cinco vezes é quando já não vale a pena fazer nada, porque já é tarde).
No internamento...
Dona Assunção vá lá baixo à urgência ter com a Drª Ana Lisa para assinar estas requisições.
Passados longos minutos...
Srª Enfermeira ando farta de perguntar mas ninguém me sabe dizer onde anda essa Doutora analista.

4 comentários:

  1. Penso que existe algo mais importante para discutir ou se quiserem reflectir neste tipo de Blog.

    A Enfermagem atravessa uma crise de identidade, ou se quiserem um deserto, que tem na sua base uma OE obsoleta!

    desconectada da realidade onde promove acções de formação sobre a importância do aleitamento a crianças de 4 anos, em vez de gestantes!

    Onde a Lei sobre a Educação Sexual das Escolas já saiu, mas não está definido quem a fará, mas a OE em vez de defender que devem ser os Enfermeiros, mais se alheia à tomada de uma posição.

    Logo não faltará no futuro elementos NÃO ENFERMEIROS a reivindicar a Promoção da saúde sendo seus!

    Incentivem os Enfermeiros aconselhar os utentes, que para sua segurança não devem fazer pensos ou injectáveis nas farmácias!

    Revoltem-se contra o facto dos técnicos de laboratório estarem a fazer colheitas de sangue, usurpando dessa forma as nossas funções!

    Denunciem o facto dos técnicos de Rx administrarem corticóides por via EV, aquando da realização de TACs com contraste.

    pensem E REFLICTAM sobre o número de Enfermeiros que todos os anos se formam a nas Escolas a GRANEL.

    Reflictam sobre o desemprego que reina na classe e sobre a EXPLORAÇÃO a que são sujeitos os recém-formados!

    ENFIM ACORDEM PARA A REALIDADE!

    ResponderEliminar
  2. Acho deprimente um mero enfermeiro vir aqui expôr situações que se passam na triagem de um hospital, situações essas que deveriam ser abrangidas pelo sigílo profissional. Mas não me espanta porque na enfermagem isso não existe. Mal de quem cai num hospital!

    ResponderEliminar
  3. Colega,
    quando redigi este post não foi propriamente com a ideia de gerar discussão. São apenas episodios que fui registando porque de certa forma os achei curiosos
    A ideia deste blog, é de servir de um genero de retiro espiritual. Uma forma de relaxamento, reflexão, critica, procurando distanciar-me um pouco destes assuntos que mencionas e que tanto nos saturam e ofendem como enfermeiros que somos
    As questoes que levantas são extremamente importantes e sérias. E por isso pensei em tornar o teu comentario num post, penso que não levas a mal
    Mas permite-me um desabafo, muitas vezes neste blog, levanto assuntos delicados, pensando numa possivel discussão. Umas vezes com sucesso, outras nem tanto (são os ossos do oficio). Mas a ideia deste blog não é (preferencialmente) essa. Essa vertente deixo-a mais para o meu colega doutor enfermeiro, que sempre tem maior audiencia e impacto. Na minha opinião, estes assuntos, apesar de ser interessante discuti-los em blogs, não é aqui que eles serão resolvidos, é como dizes e bem, na nossa ineficaz (até ver) OE, que realmente gosta é de se dedicar a aleitamentos e éticas (são temas importantes, mas haverá outra prioridades prementes). Também, já soube que algumas atitudes foram tomadas... vamos ver os desenvolvimentos
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro anonimo,
    deprimente é o que acabou de dizer. Não vou discutir sigilo profissional com um MERO anonimo.
    Só realçar que estes episódios que eu acho caricatos e perfeitamente inofensivos não são para atingir ninguém, mesmo que fossem ofensivos, todos os nomes são inventados. Acho que está a confundir coisas. Se não achou piada, lamento. Agora falar em sigilo profissional, por favor. E dizer que os enfermeiros não têm sentido de sigilo profissional??!! Acho que o seu comentario é mais para provocar, por isso não o irei valorizar. "Mal de quem cai num hospital?!" Isso às vezes poderá ser verdade, aqui poderemos ter alguma sintonia. Mas felizmente existe muito BOA gente a valorizar o trabalho dos enfermeiros, médicos e auxiliares.

    ResponderEliminar