quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal dos hospitais I



Retiro-me temporariamente do prazer do calor da família nesta noite de consoada, para partilhar convosco algo que me atormenta.
No dia 23 de Dezembro a urgência estava calma, estranhamente calma, normalmente quando assim é, algo de mal se avizinha.
Dia 24 passei na urgência, reparei nas macas apinhadas, de um lado e de outro, no "corredor dos despejos". É a denominação certa, literalmente os velhinhos são despejados pelos seus familiares. Nunca quis acreditar que um filho, já pai ou mãe de família, fosse capaz de abandonar a avó dos seus filhos pelo corredor do hospital, só porque esta urinava na fralda, mal se mexia, precisava de ajuda para comer e porque por vezes gritava sem se perceber porquê (não seria grito de dor, mas sim associado a demência).
Será que esta besta conseguirá estar tranquilo e alegre neste jantar especial?!
Como são capazes de fazer perguntas/afirmações deste género:
Sr. Enfermeiro, acha que dá para ficar cá a minha mãe?
Olhe Sr. Enfermeiro, tem doido a barriga ao meu pai há já uns dias, decidimos hoje trazê-lo cá

O Natal dos hospitais não é o que o Jorge Gabriel, a Catarina Furtado e o Goucha apresentam nos canais. O Natal dos hospitais é este.
Paz e amor
G.

2 comentários:

  1. Verdade...verdadinha, esse episódio do Natal dos Hospitais, começa no SU e propaga-se depois pela maioria dos serviços de internamento.
    No entanto, esta "cena" é cada vez mais frequente durante todo o ano, que o digam os nossos colegas e as assistentes sociais que têm feito um excelente trabalho para conseguir algum apoio e carinho solidário de muitas familias de acolhimento e ajudantes familiares...
    Quando as famílias se demitem dos seus e os deixam a viver na solidão, palavras para quê?

    Desejo a todos um Santo e Feliz Natal e que no nosso sapatinho tenha ficado a união da nossa família, dos filhos Enfermeiros, Médicos, Auxiliares, Administrativos e restante pessoal com os seus pais adoptivos que estão neste momento no CA da ULSAM. Para estes, que a luz os ilumine e que as soluções encontradas venham ao encontro da satisfação de todos os profissionais , porque sem profissionais satisfeitos não haverá paz nem bons cuidados.
    Neste pequeno momento de tréguas...
    VIVA O NATAL!!!

    ResponderEliminar
  2. Gosto em "ouvir-te" Melga....

    Realmente hoje em dia os hospitais são o despejo dos velhinhos, durante todo o ano, mas nesta quadra festiva torna-se ainda mais categórico. Dá pena ver que velhinhos que ainda têm alguma autonomia são colocados nos hospitais para passarem lá o natal, só porque faz falta trocar umas fraldas de vez em quando e ajudá-los nos cuidados de higiene...

    Por acaso no dia 24 passei no SU e aquilo parecia o vietnam, mas isso também se verificou nos serviços de internamento...

    Haja paciência para tanta hipocrisia e falta de humanismo...

    Os sinceros cumprimentos de festas felizes para todos..

    ResponderEliminar