sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Os artistas dos hospitais


A hierarquia do futebol assemelha-se em quase tudo à dos hospitais.
Os presidentes dos clubes são os administradores hospitalares, tanto uns como outros gerem (mal ou bem) os dinheiros, as contratações e decidem as politicas a ser implementadas.
Os Enf. chefes são os treinadores, fazem os horários, tal como o treinador decide quando se treina e quando se folga, tramam a vida a vida a um gajo que não gostem da mesma maneira que um treinador queima um bom jogador, só porque teima que não deve jogar. Depois orientam e rentabilizam a equipa.
Tony hoje jogas a ponta de lança, vais prá Manchester; Brandão vais pró miolo, no meio-campo, ficas com a reanimação; Ana Bela, jogas a trinco na Admissão, vais ter que correr muito, joga simples e rápido. Na defesa em OBS, joga a Delfina, o Tiago e a Lígia.
Eii chefe hoje falta o Adão!
Não faz mal, jogamos menos um.
Oh chefe, mas hoje é um jogo (turno) complicado!!
Vocês são capazes disso e muito mais, somos raçudos, invencíveis!
Oh chefe mas andar a jogar sistematicamente com menos um… qualquer dia vai correr mal e vamos perder pontos (vidas)! Temos que começar a pedir jogadores (enfermeiros) emprestados!
Não dá! Os outros clubes (serviços) também estão desfalcados!
Porra, contratem! Anda aí tanto jogador sem clube (trabalho).
Quem manda é o administrador, eu não tenho voto na matéria…


No fim da hierarquia estão os enfermeiros, que são os jogadores. Apesar de no futebol os jogadores serem os últimos da hierarquia, são os que ganham mais, já que são eles os artistas, os que proporcionam o espectáculo. Ora, nós, os enfermeiros, de uma forma geral, também somos os artistas, somos criativos e decisivos (qualidades vitais a um bom jogador), somos nós que também proporcionamos o espectáculo, que também não aconteceria se não houvesse utentes, neste caso os adeptos (que são aqueles senhores que aplaudem, elogiam, mas que também insultam se for necessário).
Agora questiono, se somos os artistas, por que é que ganhamos menos?!
Temos que falar com os nossos empresários (sindicatos) a ver se conseguem negociar o contrato. Mas os patrões dos clubes (ministério) não estão para aí virados. Temos que fazer greve, como o Estrela da Amadora.
G.

23 comentários:

  1. O "nosso problema" é k durante o jogo ( turno) corremos, corremos, as vezes faz-se o jogo todo e nem tempo temos para ir ao banco hidratar (almoço/jantar), e no final ganhamos praticamente todos os jogos.
    e isto de parar com serviços mininos, não vamos lá
    o sindicato e a ordem é só floriados e música.
    a ordem e sindicato do shôrs doutores cortam e riscam, não deixam abrir faculdades, cortam e riscam, e a nossa, deixou abrir escolas e ++++ escolas e agora fazem o k kerem, pq o que não falta é pessoal desempregado k ker trabalhar apesar de estar a ser explorado

    ResponderEliminar
  2. Vou agarrar a deixa:
    Passa a bola! Passa a bola! Teimoso, Me………a quem define as tácticas sou eu!
    Continuais a jogar assim e vamos pelo cano abaixo….
    Viro-me para o banco de suplentes e digo: Abreu vai aquecer ali para OBS, Ana aguenta-te no flanco da Pediatria enquanto que a Goreti e a Carina correm pelo flanco das macas mas sempre atentas ao apelo da Reanimação….João, atenta á Triagem…
    Guilherme! Larga o computador, tens tempo para fazer registos! Registos! Quem falou em registos? Crónicas! Porra, não sei como conseguias jogar quando não tinhas o Alert!
    Noddy, tem cuidado com os flancos não chega gritar ” abram alas”, esses paspalhos não te saem da frente!
    De quem é a culpa do mau jogo?
    É nossa? É da equipa técnica? Ou da não normalidade de existirem duas equipas na mesma divisão?
    Sendo certo que alguns de nós gostam de jogar com liberdade em todo o terreno, essa não é uma boa táctica, não é só rematar e marcar é preciso defender e muito (a nossa imagem)!
    O perfil! Isso, jogar no SU não é para todos, polivalência, capacidade de trabalhar sobre pressão, resposta rápida e certa para a imprevisibilidade, concentração, auto-superação a todo o instante, desconhecer a palavra “desconheço”,
    A responsabilidade da equipa técnica é um dos maiores segredos, apesar de diferentes pontos de vista dos técnicos, a tomada de decisão tem que ser unânime, quando um diz vai por aqui e o outro vai por ali, não há equipa…
    Estamos no Natal, época de contratações, a Administração do clube tem várias hipóteses,
    - Continuar a exigir que se jogue como até aqui e destruir a equipa, obrigando-a a descer de divisão;
    - Contratar novos jogadores, caso a equipa técnica tenha apresentado essa proposta;
    - Mudar a equipa técnica, com efeito de chicotada psicológica;
    Penso que é cedo avançar para a greve….

    ResponderEliminar
  3. ALGUÉM ME EXPLICA PARA QUE SERVE O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE DOENTES, MAS COMO SE EU FOSSE MUITO BURRA...

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que nao acredito nas contrataçoes de inverno.
    Estas coisas de estrategias , nao se resolvem em cima do joelho, devem estar preparadas, estudadas.
    O nosso SU parece o iraque.
    Nao acredito ,que, nem a mudaçao de treinador ou jogadores venha trazer algo de novo.
    Hoje ouvi espantado ao comentario da presidente da liga (ministra da saude) a dizer que está tudo bem. Diz ela " este fim de semana nao houve caos" Pois nao houve o do costume, só que este fim de semana houve um jornalista que precisou de ir ao hospital.
    Meus amigos,no OBS ha ventilados á semanas, bipap, monitores por todo o lado (alguns funcionam em sistema MS DOS) lembram-se MSDOS!!!.
    Ninguem reforça nada, tudo se ha de resolver.
    Noites horriveis, 52 doentes passados numa dessas noites atras, sim o turno da noite passou 52 doentes para o turno da manha, mas isso ninguem sabe , ou se sabe ainda pior.
    A mudança tem de vir de cima , para ser efectiva, os nossos doente nao estao habituados a reclamar,( povo de brandos costumes).

    Qualidade? Nao brinquem comigo, somos maquinas nem falamos para os doentes, nem para os colegas, nem para ninguem.

    Fico triste, muito triste. O sonho de fazer a diferença está a desaparecer.....
    Já nao acredito. Nao ha vontade para mudar..

    Abram alas..............................

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha pensado em tal comparação, mas agora depois de ler a crónica e os comentários, cheguei à conclusão que realmente é verdade...

    Mas acho que a ULSAM, só ganha o campeonato, quando começarem a mudar toda a politica implementada... Isto do tira daqui mete ali, não resulta...

    Quanto à greve não é má ideia, mas é preciso que haja uma adesão em massas a nível nacional, senão fica tudo em águas de bacalhau como até agora...

    Como disse o CSI Viana, mudem de clube, mas para qual?! Os clubes sofrem todos do mesmo problema...

    Há por ai alguem que perguntou o que é o SCD (sistema de classificação de doentes), é um novo sistema informático, que permite contabilizar as horas de cuidados necessárias para cada doente. E chega-se a esse resultado através da dependencia do doente para os auto-cuidados, da terapêutica efectuada, e de todos os outros cuidados que se prestam aos doentes...Supostamente este sistema serviria para dotar os serviços de um racios enfermeiro/doente mais aproximado da realidade, mas tal não se verifica, porque o balanço entre as horas de cuidados necessárias para os doente e o número de horas de enfermagem têm sido sempre negativo e por larga escala... Caso não suprima as suas dúvidas questione novamente...lol

    ResponderEliminar
  6. Para a anónima de 29/12,
    não deves pertencer aos serviços onde está a ser introduzido o SCD,pois todos os enfermeiros desses serviços fizeram formação...claro que alguns dos principios podem ser discutíveis,como por exemplo exigir aos poucos enfermeiros que ainda façam mais alguma coisa, assim sendo, pertences a algum serviço onde provávelmente se vai fazer formação em breve, porque o SCD vai ser alargado a mais serviços e portanto aí vais ficar a perceber melhor, no entanto posso dizer-te resumidamente que o sistema consiste na categorização dos doentes por indicadores críticos de acordo com as suas necessidades em cuidados de enfermagem e nas actividades com maior impacte:
    - identificação das actividades de enfermagem em cuidados directos e indirectos- procedimentos que concorrem para cuidar a pessoa, tendo em conta as vertentes físicas, psicológicas, emocionais e sociais;
    - determinação do tempo padrão para a prestação de cuidados directos e indirectos;
    - Cronstrução de uma tabela de conversão da pontuação obtida, em tempo total de cuidados necessários.
    Disto tudo, resulta um indicador HCN/DI ( horas de cuidados necessários por doente internado em cada 24 horas), claro que este indicador serve para determinar os rácios de enfermagem para um determinado turno e um valor médio para determinar racios para esse mesmo serviço. Posso dar para comparares o seguinte dado, o Ministério da Saúde refere que as HCN por doente para a valência de Medicina é de 3,78 enquanto que o SCD refere que as HCN são de 5,66, claro que o Hospital segue as recomendações do Ministério e daí resulta a confrangedora falta de recursos nos mesmos.....
    respeito a tua liberdade mas não aceito que te consideres burra por não saberes isto, há pessoas que estão muito pouco interessadas em que se fale nisto, é que podemos demonstrar que para se fazer as coisas bem feitas precisamos de mais recursos...

    Noddy,
    calma amigo, vamos lá... mas neste momento vamos pressionar um pouco mais os nossos treinadores, por exemplo os erros e ocorrências podem ser depositadas mesmo que anónimamente no nosso serviço, depois a equipa técnica tem a obrigação de dizer qual vai ser a estratégia para manter a pressão sobre a Direcção máxima do clube...
    confia em mim...
    e como o Guilherme diz, o povo de brandos costumes quando grita e chama nomes é geralmente aos jogadores/artistas, nunca te aconteceu?


    CSI Viana, deves ter em teu poder dados que eu desconheço, mas mudar de clube dentro da nossa divisão?
    qual clube está melhor que o SU? A CE? A UCI? A UCIM? O BO? A CIR1? A CIR2? As EC? A ORT1? A ORT2? A MED6? A MED7? A MED8? ....ETC...
    MUDAR DE CLUBE? Só se for mudar de país!!!

    Que o 2009 nos faça felizes a todos...

    ResponderEliminar
  7. O que se passa no ULSAM é transversal a todos os hospitais EPE portugueses!
    O que me custa mais é que os tecnicos, vestem duas peles, a do lobo mau e da de ovelha boa! Mas é de lobo mau para os elementos da sua equipa e de ovelha cordeirinha para as Direcções! Uma das coisas que me irrita é que alguns tecnicos fazem parte da Ordem dos Enfermeiros, que "luta", (questionável esse ponto segundo varias perspectivas) para dotações seguras para prestações de cuidados com qualidade. Para isso fazem-se valer dos racios da OCDE e com o apoio do instrumento SCD. Mas, o que se passa então?!!? Alguns tecnicos, (felizmente não todos) que fazem parte da OE despem a pele do enfermeiro que representa a OE e os alguns dos seus propósitos e vestem uma pele que desconheço o nome a dar e envredam por uma politica economicista, redutora dos racios, com vista ao precisamente o quê! Os instrumentos que tem em seu poder para mostrar que são necessários mais recursos, não se servem deles! Este fim de semana em Ponte de lima, num serviço de medicina, com camas no corredor, com o SCD que deu horas negativas para c"#%%$##, um ERC deu indicação para chamar um colega em horas extras dado que havia um atestado, no dia seguinte, o outro ERC questionou o que tinha dado autorização e não permitiu que se chama-se um colega para substituir o atestado. Ficaram 3 colegas a fazer manhã num turno caotico! E depois vestem a pele de enfermeiros da OE e dizem que é necessário mais enfermeiros para assegurar dotações seguras!
    A vontade de mudar tem de partir da base e do cume da piramide! Mas as vontades de mudar existem, mas não para aquilo que realmente desejamos, o qual nem sempre é possivel!
    O povo de brandos custumes não está habituado a reclamar, discordo um bocado! O povo português quando reclama é quase sempre com sentido vingativo e com a intenção de prejudicar algum profissional e não com intenção de mudar o que está mal! Basta ver o livro amarelo, para perceber que são queixas contra os profissionais, tempos de demora, suposta negligencia! Ninguem reclama por causa dos recursos serem insuficientes para o volume de doentes, as condições em que os profissionais trabalham sob stress, contra as instalações que são precárias, insuficientes para acolher tantos doentes, que ficam em OBS! Em viana ficaram no outro dia 52 doentes tal como diz o noddy, que tem varias vezes o tamanho da UBU de ponte de lima. Em ponte no outro dia ficaram 21 doentes em OBS, em macas, cadeirões, cadeiras, camas, montaram o estendal no atrio das visitas, que é raro o turno em que não é montado agora! Fecharam o SAP dos arcos e agora uma boa parte vai lá parar e outra parte vai para viana! Houve previsão do aumento da afluencia, mas não houve aumento dos recursos humanos/materiais. Ninguém reclama disso, por isso, vão deixando estar!
    muito mais haveria a dizer, mas .... nem tudo é mau! Temo-nos uns aos outros e este espaço para dialogar e desabafar! :))))

    Bom ano de 2009 caros colegas

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  8. Incrível

    agora temos aqui concorrência ao departamento de formação, mais um ataque a outro chefe, agora a formação sobre SCD vai passar a fazer-se através do teu blogue

    Tenham júízo

    ResponderEliminar
  9. Avante, camarada, avante,
    Junta a tua à nossa voz!
    Avante, camarada, avante, camarada
    E o sol brilhará para todos nós!

    Ergue da noite, clandestino,
    À luz do dia a felicidade,
    Que o novo sol vai nascendo
    Em nossas vozes vai crescendo
    Um novo hino à liberdade
    Que o novo sol vai nascendo
    Em nossas vozes vai crescendo
    Um novo hino à liberdade

    Avante, camarada, avante,
    Junta a tua à nossa voz!
    Avante, camarada, avante, camarada
    E o sol brilhará para todos nós!

    Cerrem os punhos, companheiros,
    Já vai tombando a muralha.
    Libertemos sem demora
    Os companheiros da masmorra
    Heróis supremos da batalha
    Libertemos sem demora
    Os companheiros da masmorra
    Heróis supremos da batalha

    Avante, camarada, avante,
    Junta a tua à nossa voz!
    Avante, camarada, avante, camarada
    E o sol brilhará para todos nós!

    Para um novo alvorecer
    Junta-te a nós, companheira,
    Que comigo vais levar
    A cada canto, a cada lar
    A nossa rubra bandeira
    Que comigo vais levar
    A cada canto, a cada lar
    A nossa rubra bandeira

    Avante, camarada, avante,
    Junta a tua à nossa voz!
    Avante, camarada, avante, camarada
    E o sol brilhará para todos nós!

    ResponderEliminar
  10. Como la sombra de la memoria viva
    vuelve al combate frontal Manuel Rodriguez;
    alto y duro como un rayo interminable
    en contra del mismo tirano inmemorial,
    vuelve encendiendo la guerra necesaria
    trae en sus manos el fuego que castiga,
    viene y va con sus milicias invisibles
    para señalar que un hombre nuevo crecerá.
    La patria está tan mal, Manuel la pondrá en pie,
    doblegando la noche sin gloria
    elevando el hombre hasta su historia,
    ayudando al pueblo en la victoria
    con la urgencia de su dignidad.

    ResponderEliminar
  11. Música de Deolinda como novo hino nacional.

    Agora sim, damos a volta a isto!
    Agora sim, há pernas para andar!
    Agora sim, eu sinto o optimismo!
    Vamos em frente, ninguém nos vais parar!

    (resposta:)
    Agora não, que é hora do almoço...
    Agora não, que é hora do jantar...
    Agora não, que eu acho que não posso...
    Amanhã vou trabalhar...

    Agora sim, temos a força toda!
    Agora sim, há fé neste querer!
    Agora sim, só vejo gente boa!
    Vamos em frente e havemos de vencer!

    (resposta:)
    Agora não, que me dói a barriga...
    Agora não, dizem que vai chover...
    Agora não, que joga o Benfica...
    e eu tenho mais que fazer...

    Agora sim, cantamos com vontade!
    Agora sim, eu sinto a união!
    Agora sim, já ouço a liberdade!
    Vamos em frente, é esta a direcção!

    (resposta:)
    Agora não, que falta um impresso...
    Agora não, que o meu pai não quer...
    Agora não, que há engarrafamentos...
    Vão sem mim, que eu vou lá ter... (x13)

    ResponderEliminar
  12. E que tal leres "Animal Farm" do Orwel?
    Só te fazia bem!

    ResponderEliminar
  13. Noddy, partilho a tua frustração. Há dias numa noite, assustei-me quando chegei para trabalhat. Mal consegui entrar no meu local de trabalho, tal era a quantidade de pessoas (acompanhantes e doentes) que estavam à entrada. Foi um turno péssimo... mal paramos pra comer.

    Shadow, sempre na vanguarda da análise.
    Concordo com a passividade das chefias tal como referes, assim como a ignorancia do povo que realmente reclama e bem, mas não percebe o motivo de estar a reclamar. se as coisas ~correram mal, claro que pode ter sido por o enfermeiro ou o medico falharem, mas geralmente nem passa por ai, são coisas que nos transcendem, mas para as quais não podemos ficar indiferentes

    ResponderEliminar
  14. Cara Guilherme ...
    Se agora os chefes são passivos vou adorar ver a atitude dos "chefes" na nova carreira.
    E olha que pelos comentários deste blog e doutros da mesma qualidade os enfermeiros andam todos contentes e cheios de felicidade.Como nós pensamos pequeno...Meu Deus!!!
    Depois vai ser mesmo engraçado a nomeação terá que critérios?
    1 - Cartão do Partido (no poder)
    2 - Grande Cunha da direcção
    3 - Grande capacidade de lamber botas
    4 - Cor dos olhos - quanto mais rara melhor
    5 - Corpo bem feito
    6 - Ser politicamente correcto
    7 - Muitos ... Muitos outros


    Pois é, mas os enfermeiros estão tão felizes, porque os enfermeiros não gostam dos chefes. Não sou enfermeiro chefe, mas conheço muitos bons enfermeiros chefes que para mim são uma referência, como também conheço muitos enfermerios na prestação de cuidados que são incompetentes e que poderão amanhã serem os nossos chefes.Mas como nós achamos sempre que somos todos bons....tudo corre bem. deitem-se abaixo os Chefes e venham lá os "lambe botas" que depois vamos poder fazer o que queremos.
    E a felicidade só não é total porque terão que ser enfermeiros especilastas,o que é uma chatice, pois para muitos os especialistas também não prestam.
    Será que não foi pior para a enfermagem quando a Direcção passou a ser por nomeação e não por votação?
    Pensem nisto, olhemos para o passado e aprendamos com os erros cometidos para que os mesmos não se repitam.

    ResponderEliminar
  15. Caro(a) anónimo(a), concordo com o que dizes.

    Quando falo em passividade, não quero de forma alguma generalizar. Nada tenho contra as nossas chefias, já aqui disse isso.
    Há bons e maus chefes, assim como há bos e maus cozinheiros, enfermeiros, etc...
    Mas que vejo muita passividade, rebaixamento e subserviência perante os superiores hierárquicos, isso não tenho dúvidas. Claro que pior cenário ainda é o que acabaste, e bem, de traçar.

    ResponderEliminar
  16. Gostei particularmente do comentário do anónimo relativamente aos comentários que vão surgindo no que se refere à nova carreira de enfermagem e principalmente à nomeação dos nossos chefes.
    Nós enfermeiros lidamos muito mal com o poder, uns porque o têm, outros porque o queriam ter....outros porque acham que ser chefe é ter poder,mas ser chefe é muito mais que tudo isto e por isso não pode jámais assentar em pressupostos políticos, ou outros.
    Realmente é muito engraçado ver comentários de enfermeiros felizes e contentes, porque a partir de agora não vão existir enfermeiros chefes. De facto os enfermeiros não gostam da figura do chefe.
    Colegas, daqui a algum tempo vamos ter comentários do tipo - agora os chefes são "uma mera figura de estilo" sim, porque agora pelo menos os que existem não precisam de lamber botas de ninguém para manterem os seus lugares e defenderem muitas equipas de enfermagem e certamente os mais próximos das equipas são os mais criticados. Mas caros amigos estou convicto de que os próximos que integrarem esse grupo serão do pior que a enfermagem vai ter e cá estaremos para me darem razão. Lamento informar de que os que existem vão continuar a exercer as suas funções como enfermeiros chefes, pois para tal passaram por um processo de concurso que por muito injusto que seja, era uma forma clara e objectiva de dotar alguém de competências para chefiar uma equipa. Mas depois.... vai ser como? até achei muito engraçada a forma como o colega apresenta os critérios. gostei particularmente da "Terá que ser filiado em que partido?" de que cor serão os olhos?
    Não sejam por favor limitados na forma de abordarem os problemas. Será que os problemas nas instituições, dos quais todos somos vitimas, independentemente da categoria profissional, não começaram a agravar-se desde que as Direcções de Enfermagem passaram a ser por nomeação?
    É importante termos a capacidade de saber olhar para o passado para podermos mudar o futuro e não cometermos erros que só destruirão a carreira de Enfermagem.
    Ainda relativamente a este assunto e noutro blog apareceu um "iluminado" a comparar os enfermeiros chefes com os directores clínicos...Ai meu Deus tanta ignorância concentrada na mesma pessoa.
    Os directores clínicos não exercem funções clínicas e os que as desenvolvem não é pelo amor à profissão mas sim pelo dinheiro que perdem quando assumem esse cargo. Os Directores de Serviço exercem funções clínicas nos serviços de urgência porque ganham fortunas em horas extras. Por favor paremos de nos compararmos com as classes com as quais ninguém se pode comparar.Já agora porque não falar nos professores que estão na direcção dos agrupamentos das escolas e nos sindicatos, que eu saiba não têm horas lectivas distribuídas. Amigos com esta alegria ... pela extinção da categoria de chefe estamos como sempre a cavar a nossa sepultura e a canalizar as nossas atenções para assuntos que de facto não são nem nunca serão importantes para a Enfermagem.

    ResponderEliminar
  17. Boas palavras Maria Joaquina
    efectivamente seria mais importante discutir porque é que a carreira técnica superior dos enfermeiros vai começar uns metros abaixo da carreira técnica superior dos professores...
    tens muita razão na análise que fazes mas os nossos colegas chefes deixaram-se ultrapassar(na sua grande maioria)pelo silêncio a que sempre se remeteram e a vida precisa de silêncio mas nunca absoluto...é isso deviam ter falado mais e demonstrado que existiam e eram mais importantes do que aquilo que aparentam ser...alguns
    tiveram reuniões com dirigentes sindicais, uma única vez, será que algum se esforçou para reunir mais vezes? quase que corto a cabeça...
    Que fique bem claro que também eu discordo da extinção da categoria de enfermeiro chefe, tal como ainda existe hoje na nossa carreira...

    ResponderEliminar
  18. Hoje á tarde, depois de mais um turno maluco, cheguei a casa e estive a ver um filme com o meu filho, um daqueles de super-herois e com super-poderes e fiquei perplexo com um comentário dele:
    "Papá, porque é que algumas pessoas quando ficam com super-poderes ficam más e se esquecem de que eram quando não os tinham, quando queriam mudar o mundo para o melhor se os tivessem?"

    Fiquei sem responder porque não sabia o que responder! Só me lembrei, que um grande poder vem uma grande responsabilidade á qual muitos não estão preparados para o ter nem fazer uso dele! Outros sim! Outros servem de referencia e são de louvar!
    Aos que estão com "super-poderes", APELO, não se esqueçam de quando não os tinham e que queriam mudar o mundo se os tivessem!

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  19. Espera uma coisa.....
    Eu devo estar enganado.
    Alguem disse que era contra a carreira ou contra o posto de Enfermeiro Chefe???
    Eu nao me lembro de ninguem ter dito isso.
    E vamos lá ver, os Chefes que temos neste momento nao sao os mesmos que tinhamos ha duas decadas que quando havia problema abalavam até ao administrador, falavam directamente com ele e as coisas resolviam-se.
    Agora se o enfermeiro chefe faz ou diz , ou pensa algo diferente do conselho de administraçao, a enfermeira directora tira-o ja da chefia desse serviço e la vai ele chefiar a esterilizaçao ou a morgue ou os serviços de capelania. Ou como ja aconteceu se o sr Dr chefe de serviço nao acha " divertida " a chefe toca a muda-la de piso.
    Eu sou a favor dos CHEFES mas , dos chefes que defendem a sua equipa até a morte, sem a pressao que se piarem mais alto, lá vao eles para outro lado, para ser substituido por um chefe mais calado.
    De certo que todos vocês estao de acordo comigo.

    O que se vai passar agora é ainda pior. Vai haver chefes sem competencia para isso.
    Agora vai ser sem opiniao, e ser sem competencia, os chefes vao ser a extensao dos enfermeiros directores nomeados... Basicamente estao lá para dizer Amen.
    Claro que quando eram directores quem os enfermeiros decidiam, esses tinham muito mais poder, agora por nomeaçao......
    Abram alas....

    ResponderEliminar
  20. Não disse ninguem mas digo eu o que disse Séneca
    "Alguns [chefes] são considerados grandes porque lhes mediram também o pedestal"

    ResponderEliminar
  21. No Fim da hierarquia estão os maqueiros e as auxiliares. Por esse conceito, esses é que são os jogadores!
    E se o menino fosse ler qualquer coisa antes de se meter a escrever!

    ResponderEliminar
  22. Eu não me esqueço dos maqueiros e auxiliares. Tenho muito respeito e consideração, já aqui o tinha dito, pelo trabalho dos auxiliares de acção médica, principalmente pela maioria das mulheres, quanto aos homens, lamento, mas apenas alguns são verdadeiramente bons profissionais. Claro que é assim em todas as classes, médica, enfermagem, de pedreiros, professores, padeiros, etc..
    Não sei se percebeste. mas este post é um conjunto de metaforas idiotas, não leves tudo à letra, ok?
    Agora menino?! Já não sou. Ler?! costumo ler com frequência, é um bom conselho, sem dúvida. Agora se não gostas do que escrevo, há muita gente que gosta. Na vida nunca conseguimos corresponder às expectativas de todos.
    Fika bem
    Beijinhos e sê feliz, diz não ao ódio.

    ResponderEliminar