quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal dos hospitais II



O post anterior falava de filhos desnaturados, no lado oposto temos os verdadeiros filhos, os filhos de coração.
A Dona Catarina tem 53 anos e carrega com ela há três, um cancro no intestino já disseminado. Fala com ternura e sem pressas, com olhar fixo, face encovada e com os lábios quase estáticos. A pele é seca e tem um tom acinzentado, os braços são delgados, procuro-lhe uma veia. Não tem saúde, mas é feliz, tem o amor dos filhos.
O filho já não se lembrava de mim, ela topou-me logo pela pinta.
Enquanto retirava das suas veias escondidas um pouco de sangue para análises, o filho mantinha-se debruçado na maca, abraçado aos ombros da mãe, segredava-lhe palavras com meiguice.
Dona Catarina vou dar-lhe uma medicação para a dor, nós estamos por aqui, se continuar com dor, é só chamar.
Pois é mãe, se precisares chamas o Sr. enfermeiro, e fazes outra medicação, não se justifica ficares com dores!
Acrescentava com a voz embargada, dando a entender que a mãe era de poucas queixas.
Expliquei ao Jaime, seu filho, quanto tempo demoravam as análises e outras coisas básicas de funcionamento. Agradeceu-me e nos seus olhos enevoados via-se a tristeza da necessidade de ter a mãe no corredor da urgência no dia de Natal.
G.

2 comentários:

  1. Natal dos Hospitais! Só me apetece dizer que a comunicação social só se lembra dos hospitais nesta época ou então, quando há um suposto "escandalo" de negligencia! O lado, o outro lado, que o colega G. retrata aqui, não passa nos media com a mesma atenção, foco, ou o nome que lhe quiser-mos dar! O que bem se faz nos hospitais, urgencias, Internamentos no dia a dia, não se fala! Não atrai espectadores, quase todos os portugueses que adoram ver a desgraça dos outros para assim se poderem reconfortar! "Eu estou mal, mas aquele ainda está pior, assim eu já fico melhor".
    O que fazemos nos nossos serviços com os racios reduzidos, os "pequenos grandes milagres do natal" que acontecem diariamente, não passam na TV.
    Começo a achar que somos censurados naquilo que fazemos diariamente. Lutamos para que haja sempre mais um natal para aqueles doentes, todos os dias o lutamos, uns mais, outros menos, mas lutamos! Mas diariamente, os obstaculos são cada vez maiores!

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    os enfermeiros são pessoas exepcionais.
    Bem hajam!
    http://tonymadureira.blogspot.com/2008/05/tributo-aos-enfermeirosas-nurses.html

    Bom ano.

    ResponderEliminar