quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As setas

Confesso que quando me contaram achei muita piada.. imaginei o cenário e pensei: "de facto o homem (às vezes) tem piada e.. tem coragem" não é qualquer um que desafia toda uma equipa de enfermagem!
Consta que, certo dia numa dada sala de enfermagem, o Dr X (mais uma vez.. mas é a ultima prometo! senão torna-se maçador), ao ver um poster oferecido por um enfermeiro no seu jantar de despedida, com as fotos de todos os ex e actuais elementos da equipa de enfermagem daquele serviço lança o seguinte comentário: "Eu gostava era de levar isto pra casa pra atirar uma setas!"
É engraçado... mas é grave! Outros até nem deverão ter achado piada nenhuma, o que é compreensível..
Com isto queria chegar a um tema crítico que é: relações entre as pessoas numa equipa multidisciplinar
Por que é que há tanto ódio?
Por que é que há tanta inveja?
Por que é que há tanta prepotência?
Por que é que há tanta má-educação?
Por que é que há tanta falta de humildade?
Por que é que há tanta falta de companheirismo?
.........................................................................................
...............................................................................................
............................. ...........................................................................
Uma das poucas coisas que realço na aprendizagem do curso de base é a abordagem de: equipa multidisciplinar... lembro-me de pensar: "olha que porreiro deve ser o ambiente de trabalho em saúde.. funciona tudo em equipa.. multidisciplinar.. que bonito.. vários em conjunto com diferentes funções mas mesmos objectivos.. fantástico! é isso mesmo que eu quero..
Desilusãoooo...
Como é que isso é possível, se (imaginem o cenário) um médico, um enfermeiro e um maqueiro no mesmo metro quadrado, vira-se o médico: "Sr enfermeiro peça ao maqueiro pra levar o doente Y ao Serviço P" diz o enfermeiro: "Mas ele está aqui mesmo ao lado, porque não pede o senhor?" ao que ele responde "Não! eu digo a si, você diz a ele".. parece uma anedota, não? mas infelizmente é a realidade..
O curso de medicina terá alguma cadeira: "introdução à mania das grandezas"? "A realeza no hospital II"? Não, a sério.. por favor! alguém que me explique se no curso de medicina ensinam a achar que os médicos são seres superiores.
Alguns foram nota 20 nestas cadeiras, felizmente sobram os que tiveram o bom senso e tiraram nota negativa..
A meu ver tudo também passa pela educação. Será que aqueles pais ensinaram estes filhos a não olhar só para os seus umbigos?! Por muitas lavagens cerebrais que possam fazer no curso, ( e digo possam, porque eu não sei e agradeço mais uma vez que me digam) tudo é uma questão de princípios, de educação... o saber ser (outras das poucas coisas que ficaram de positivo com o curso). Imaginem aquele maqueiro o que terá pensado após ouvir tamanha barbaridade?! Imaginem a situação em se deparou aquele incrédulo enfermeiro? Agora imaginem a revolta, a raiva que isso origina.. agora multipliquem por todos os outros episódios tristes.
Revolta, raiva, ódio, inveja, arrogância, falta de humildade/ companheirismo.. todas estas coisas fazem envelhecer,amigos.. pensem nisso.. e tudo me leva a crer infelizmente que todos vamos envelhecer muito rápido.. eu não quero, acho que ninguém quer.. eu cá vou fazer os possíveis pra não conviver com estes maus ideais
E, meus amigos, o sermão não toca só aos médicos.. toca a todos! a todaaaaaaa a "equipa multidisciplinar" (nunca pus umas aspas tão irónicas..) Assim como os médicos têm os seus defeitos, os enfermeiros, os AAM, administrativos,etcetce também os têm.. e não são poucos.. podem começar a enumerá-los, lanço o desafio.. cá vos espero!

9 comentários:

  1. ..um comentário muito pertinente e cheio de razão porque infelizmente estas situações acontecem frequentemente. Mesmo asim, lá vai o tempo em que o enfermeiro era "obrigado" a apertar a bata ao médico.È pena que a equipe não funcione como deveria pois hoje somos nós os profissionais e amanhã poderemos seremos nós os doentes. E o primeiro a ser prejudicado com estas quezílias é o doente.

    ResponderEliminar
  2. Ha já varios dias que me tinham mandado este link. A curiosidade foi mais forte e hoje cá vim. Ver o que era isto do blog :porque deixei de ser enfermeiro.
    E... ao ler este artigo vi-me identificado em pleno. Em pleno porque o poster com os colegas de serviço, fui eu que o dei.
    Ofereci-o aos colegas de serviço com todas as conotaçoes possiveis.
    Eu gosto muito deles, foi a pior coisa que aconteceu nesta minha mudança. O facto de abandonar a minha equipa. Claro que isto nao é para todos. Nesse poster estava escrito uma frase. Frase que nunca ninguem irá escrever quando o DR X abandonar a sua vida profissional, nesse dia mais de um irá fazer festa.
    O facto é que foi bom eu saber disso, para lhe perguntar (da proxima vez que eu vá ao SU) se ele quer que eu lhes dê as setas...

    ResponderEliminar
  3. Definição actual da "classe" de enfermagem: MEDO, MUITO MEDO.
    Segundo o senso comum popular o medo não leva a lado nenhum .... mas a alguns permite-lhes a manutenção da arrogância e prepotência perante outros que deveria considerar como colega!

    Os enfermeiros nunca iriam fazer uma megamanifestação como a dos professores (08/11) porque, no fundo, o medo ofusca-lhes o pensamento!

    ResponderEliminar
  4. Os medicos so sao superiores porque os enfermeiros deixam. Enquanto houver profissionais de enfermagem que se julgam meros tarefeiros, a classe profissional nao evoluira para que haja respeito e interdisciplinaridade. Veja o caso dos fisioterapeutas, dos terapeutas ocupacionais e outros profissionais que, com tanta ou menos formacao que os enfermeiros, nao sofrem as faltas de respeito e de abuso de poder exercidas pela classe medica.
    Mas parte d problema e', como disse, porque infelizmente os grandes inimigos da classe de enfermagem sao os proprios enfermeiros... Nas suas palavras, sera que ha alguma cadeira no curso de enfermagem: Mil maneiras de f*der o colega II?
    Por essas e outras razoes, eu, sim deixei de ser enfermeiro.

    ResponderEliminar
  5. "vocês" em vez de "voçês"
    "ódio" em vez de "odio"
    "episódio" em vez de "episodio"

    É fácil cometer erros ortográficos quando se usa o teclado para escrever, mas não custa muito usar o Word para os corrigir.

    ResponderEliminar
  6. "Porquê que há tanta inveja?"
    A frase tem erros de sintaxe. Presumo que queira dizer "Por que é que há tanta inveja?". Alternativamente, poderia usar "Por que há tanta inveja?" ou "Porquê tanta inveja?".

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado caro anónimo, tens toda a razão... Erros de sintaxe e ortografia fica mal. Mas agora já ando mais atento, este post era um dos primeiros, agora já não sou tanto inexperiente... já faço os posts em word... mas bá lá também não foram erros graves!!

    ResponderEliminar
  8. Não acredito que alguém achou assim tão importante os erros ortográficos. lol
    Não há nenhuma cadeira desse tipo no curso de medicina e sei que a profissão de enfermagem é uma de grande responsabilidade e, sem dúvida, extremamente desvalorizada. No entanto, sei também que muitas vezes os ares de altivez que os médicos passam, não são mais que inseguranças. Pois os enfermeiros por mais dificuldades mostram-se, quase sempre, super competentes e muitas vezes algumas perguntas que fazem aos médicos são pura retórica pois a resposta já estão fartos de a saber, o que faz os médicos sentirem-se quase que num processo de avaliação. Isto resulta muitas vezes nalguma necessidade de rebaixar o outro, é um erro mas acontece.

    ResponderEliminar
  9. muito bem visto...
    Voltando atrás, se fosse hoje tinha mandado esse anónimo ortográfico dar uma volta..
    Obrigado, fez-me reler coisas antigas

    ResponderEliminar