terça-feira, 7 de abril de 2015

Rewind, get set go!




Em resposta ao seguinte comentário sobre a eliminação do post anterior: 
"Realmente custa-me muito estar a escrever aqui,um comentário desagradável, (...).O meu desagrado tem a ver com a eliminação do post anterior, a que se referiam ao serviço de urgência e UCI, foi retirado por que é que será? já não há democracia aqui no blog?sinceramente que falta de respeito....."

Poderemos dizer que há dois tipos de bloggers, os bloggers temáticos e os bloggers problemáticos. 
O primeiro aborda assuntos triviais, como sobremesas ou crochet e aí pode ou não identificar-se. O segundo escreve sobre assuntos delicados e não pode identificar-se.
E porque razão não se pode identificar?
Porque o mundo, por muito que nos custe, não é um lugar perfeito, onde cada um pode escrever ou desenhar o que lhe apetece.
Eu pertenço mais ao segundo tipo.
Sendo assim, um blogger problemático (BP), tem que preservar o seu anonimato se quer uma total liberdade de expressão. Quando o seu anonimato é comprometido, a sua liberdade de expressão fica desde logo condicionada.
Por isso eu sou e serei o Guilherme de Carmo, mais condicionado enfim, isto porque cometi erros e a minha capa foi destapada por alguém, alguém que eu pensei que a resguardasse, mas assim não sucedeu. 

Mas um BP não tem capa nem quer ser um herói, quer sim ser um impulsionador de ideias, um gerador de argumentos. É alguém que busca a verdade, verdade essa inconveniente por vezes. É alguém que acredita na justiça e desacredita em tabus.

Um BP não é o senhor da palavra, para isso teria uma página onde escrevia para si próprio. Um BP tem uma opinião e deseja que outras surjam. Espera uma concordância ou uma discordância argumentada.
Tem um ponto de vista, às vezes certo outras vezes errado, e sente-se feliz quando alguém tem a capacidade de o saber mudar.
Um BP corre sempre riscos, corre o risco de ser mal interpretado, corre o risco que leitor conduza o que está escrito, para o lado que lhe convém.
Um BP sabe que não pode ou não deve mencionar instituições e/ou pessoas e respeita essa premissa como sagrada. Sabe que não pode ou não deve publicar imagens e vídeos de pessoas e instituições e respeita essa premissa como sagrada. Orienta-se pelo dito, "enfia a carapuça, quem quer".

Um BP é vertical não muda a sua opinião consoante as circunstâncias, é firme nas suas convicções e é o único responsável por aquilo que escreve.
Um BP sabe em quem pode confiar, sabe quem lhe garante uma verdade incondicional.

Eu sou um BP, tenho um orgulho imenso no que construí.
Mas antes disso sou um profissional que luta para o ser diariamente, sou um profissional que dispensa atritos com quem quer que seja.
E depois disso e acima de tudo,
Sou pai e há riscos que não se correm.

Em memória do meu avô que me "passou" os valores de justiça e liberdade incondicional.

4 comentários:

  1. Por mais que lesse e relesse a resposta,não percebi......desculpe a ignorancia mas continuo a não perceber a retirada do post anterior!

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Guilherme. Um passo em falso e lá vai tudo na levada. Já me aconteceu isso e tive uma série de abutres atrás de mim. Continua a delíciar os leitores com provocações encapuzadas ou com verdades dissimuladas mas protege-te das DST (não é dessas que estás a pensar, é dos Dirigentes Sinistros e Tenebrosos).
    GO ON.

    ResponderEliminar
  3. A resposta à retirada desse anterior post penso que a dei de forma clara neste post. Dei o meu ponto de vista sobre o assunto que estava em questão, mas houve quem não o aceitasse. Tomei a decisão de o retirar, sem qualquer tipo de imposição, para colocar um ponto final no assunto e não arranjar problemas com quem quer que seja. Por um lado sinto que fiz o mais correcto, mas por outro confesso que sinto algum arrependimento em tê-lo feito. Pensei em modificar uma ou duas frases para evitar falsas interpretações, mas o melhor é mesmo um ponto final no assunto

    ResponderEliminar
  4. Caro Guilherme nunca se canse nem se arrependa de dizer a verdade! só os grandes são capazes disso.....

    ResponderEliminar