sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Memorando da triagem de Manchester para o Sr Bastonário da Ordem dos médicos














Estou incrédulo, indignado e revoltado, o profissionalismo dos enfermeiros foi posto em causa injustamente, com base em pressupostos que não têm qualquer fundamento.

Vejo na TVI uma reportagem onde é dito pela Ordem dos médicos (OM), que a Triagem de Manchester (TM) é mal feita pelos enfermeiros e que deveria ser feita por médicos, pois têm mais competência para efectuar um diagnóstico. Exemplificam com um caso, onde foi dada uma pulseira verde (pouco urgente - tempo máximo de espera 120 mnts) a uma doente, que no momento de observação médica entrou em paragem respiratória.
De seguida vejo a reacção do Bastonário da Ordem dos enfermeiros e, por muito que se tenha esforçado, não deu uma resposta à altura e devidamente justificada, mas dou-lhe um desconto porque a sua área, enquanto profissional, nada tinha a ver com triagem e urgência. 

Sendo assim e porque tenho várias centenas de horas de experiência em TM, sei que estarei à altura de responder à injusta e acima de tudo errada declaração da responsabilidade da OM, proferida por alguém que notoriamente não tem consciência nem conhecimento do que é a TM.

Para quem desconhece e para contextualizarmos, a TM é um sistema de classificação de prioridades e encaminhamento dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência. É efectuada desde há 10 anos por enfermeiros, ou seja desde a sua implementação em Portugal. É um sistema aplicado em vários países e, posso quase garantir, que em todos eles é feita por enfermeiros.

No início da sua implementação foram criadas equipas de formadores (médicos e enfermeiros) que, numa sessão teórica e prática, num total de 8 horas (!),  explicaram os seus princípios e aplicação. Portanto trata-se de uma formação de curta duração e propositadamente de processos extremamente simples. Estes formandos eram em 99% dos casos, enfermeiros. Recuando, entre várias dezenas de enfermeiros, recordo um médico a assistir a esta formação, no entanto posso garantir que nem esse médico, nem nenhum médico em Portugal tem um minuto de TM na prática, e porquê? Porque rapidamente perceberam que a TM não é um sistema de atribuição de diagnósticos, como o Sr Bastonário da OM refere, porque rapidamente perceberam que era uma trabalho extremamente desgastante, onde têm que ser efectuada uma observação rápida e individual (1-2 minutos) de um número situado em 3 dígitos de doentes , por dia. Num turno de 8 horas, para um triador, poderão passar cerca de 150 utentes, onde lhe são colocadas questões simples, como p.e: “De que é que se queixa?”, questões e respostas pormenorizadas são sempre evitadas, porque esse não é o objectivo que está preconizado para a TM, esse será o objectivo do médico e do enfermeiro, no momento da observação clínica do doente, já num gabinete médico, numa sala de tratamentos, numa sala de emergência, ou em qualquer sala de observação, já no Serviço de Urgência propriamente dito. Portanto e para que o Senhor Bastonário da OM perceba, a TM funciona como uma antecâmara do Serviço de Urgência.

Devido a este volume excessivo de admissões de utentes nos Serviços de Urgência, problema já sobejamente conhecido e entranhado no nosso SNS e, como todas estas admissões “passam” pela TM, é fácil perceber que os erros podem sempre acontecer, como acontecem e irão continuar a acontecer, seja um enfermeiro, seja um médico a triar, caso o sistema de saúde e a mentalidade e cultura portuguesa se mantenham.
Além disso, está mais que confirmado que este sistema de TM criado no Reino Unido, tem as suas lacunas. É um sistema falível, facto já confirmado por vários profissionais (médicos e enfermeiros) da minha esfera profissional. Diariamente há várias situações onde o triador não consegue “encaixar” o problema do utente no sistema da TM, por isso, Senhor Bastonário, o erro aconteceu. Foi lamentável, foi um erro, mas aconteceu, como muitos outros aconteceram e como muitos outros acontecerão, seja um médico, seja um enfermeiro, o triador! Agora o que fazer para evitar? Revejam o sistema de classificação da TM! Encontrem soluções para a avalanche de admissões nos Serviços de Urgência!
Para que fique claro, os enfermeiros não se opõem que os médicos façam TM. Muitos até agradecem, porque não gostam de triar, e porquê? Porque além do que tenho dito, a TM é um local de grande risco e responsabilidade, quando algo corre mal, como se viu pela acusação do Bastonário da OM, os dedos apontam-se desde logo ao enfermeiro da TM. 

Mas o que o senhor Bastonário da OM não referiu, foram as infindáveis situações, em que o enfermeiro da TM tria um doente com prioridade laranja (muito urgente – tempo de espera máximo 10 mnts) e o médico critica a prioridade e acima de tudo o encaminhamento do doente, achando que é excessiva e incorrecta. Muitos destes casos são efectivamente urgentes, como Enfartes e AVCs e afinal o enfermeiro estava certo e o médico estava errado. 

O que o senhor Bastonário da OM se esqueceu, foi de referir que doentes triados com cor laranja para uma especialidade, por vezes esperam pelo atendimento muito mais do que os 10 minutos preconizados, por desvalorização ou pela não presença física no Serviço de urgência por parte do(s) médico(s) de determinada especialidade, o que faz com que muitas vezes o enfermeiro da TM anda feito “barata tonta” a sua  procura, para lhe comunicar pessoalmente que aquele doente precisa de um atendimento rápido, atrasando o seu próprio trabalho.
O que o senhor Bastonário da OM se esqueceu de referir foi, que há colegas seus que, mesmo estando desocupados, não chamam os tais doentes com pulseira verde, pensando talvez que a TM estipula um tempo de espera e não um tempo máximo de espera. O que quero dizer com isto é que, muitas vezes doentes com pulseira verde esperam 2 horas pelo atendimento, quando poderiam esperar 30 minutos.
Sintetizando, a TM é um sistema imperfeito e que tem que ser feito com rapidez, dando azo ao erro. Erros há muitos e quem os comete somos todos, seja construtivo e encontre forma de os minimizar! Senhor Bastonário da OM, repense o que disse e peça desculpa aos enfermeiros, caso contrário eu sou a favor de instauração de um processo contra si e contra a OM.

A Ordem dos Enfermeiros que acorde e não deixe passar impune esta acusação, ela existe essencialmente para a defesa da classe e é para isso que pagámos quotas!



63 comentários:

  1. Fantástico! Esta foi a minha esfera durante alguns anos, e... subscrevo na integra o artigo do colega. Mais uma injustiça para a Enfermagem Portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Exprimiu muitíssimo bem a realidade da TM, não estivesse você a falar na 1ª pessoa. Vou partilhar porque acho que muitas pessoas deveriam ler o que acabou de escrever.

    ResponderEliminar
  3. Desculpem-me os senhores, eu não sou médico e muito menos enfermeiro, mas o Tm para mim e no meu ponto de viste só foi criado para os médicos irem fumar e tomar café e talvez alguns para se andarem a envolver com outros profissionais, é incompreenssivel fazerem-nos esperar acima de 2 horas para atender doentes sejam eles pouco ou muito urgentes, eu pago impostos como muitos outros cidadãos e acho que merece-mos mais respeito pela nossa saúde---

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A TM é muito importante num serviço de urgencia, detecta precocemente muitos casos emergentes
      há médicos irresponsaveis e médicos responsáveis. é assim em todas as profissoes
      obg pelo seu comentario e tambem concordo com a segunda parte do seu comentario

      Eliminar
  4. Lamento que esta mensagem tenha provavelmente sido lida por centenas de enfermeiros e tenha única e exclusivamente um comentário até à hora em que contacto com ela... Lamento igualmente que sejam os enfermeiros a estar na vanguarda de tudo o que de mal acontece no sistema nacional de saúde, apesar de também ser a nós que uma pequena percentagem de pessoas agradece quando tudo corre pelo melhor e reconhece o tipo de trabalho que efectuamos. Se são detectados erros na nossa prestação de cuidados é porque somos alvos de auditorias, coisa que ao nível da classe médica não tenho a certeza se existe... É irónico querer-se que seja um médico a proceder à triagem de manchester quando, como o colega diz, 90% dos médicos reclama contra a nossa sensibilidade de avaliação e desvaloriza a urgência ou emergência que atribuímos às diversas situações. Talvez pequemos por excesso dado o atraso que se verifica na avaliação médica, porque se os tempos se cumprissem de acordo com a teoria, não precisavamos de triar acima da prioridade em casos que achamos necessitar de cuidados imediatos... Para não falar de que quando se procede à triagem, não dispomos de valores analíticos ou outros exames complementares de diagnóstico para podermos antever a necessidade ou não de cuidados diferenciados, pelo que nos baseamos apenas nas queixas do doente, nunca nos esquecendo do princípio de que não as devemos desvalorizar ( E acho que a educação em moral e ética é coincidente em ambos os cursos - enfermagem e medicina). Pior que tudo isto é vermos médicos que se dizem formados em triagem a negar prioridades que o sistema não nos deixa negar - deveriamos omitir sintomatologia na queixa para podermos triar por defeito? (Poupem-me!) Apesar da minha pouca prática em urgência ( e isto resume-se a 4 anos) já vi desvalorizar-se muita coisa que acaba por ser grave, comparando com uma minoria que acaba por se avaliar por grave e termina num excesso de zelo ( por parte da enfermagem, claro)... É engraçado como nos acusam de má formação neste âmbito mas no fundo quase todos os médicos pedem hemograma bioquímica e coagulação até a um doente com dor há um mês no membro inferior, que triámos de amarelo por dor 4 ou 5 - Querem salvaguardar-se de represálias? Também nós, que infelizmente não temos assim tantas identidades que nos defendam, e como já referi, não dispomos de resultados na triagem, para podermos desvalorizar toda e qualquer queixa... E não nos venham dizer que mesmo que os tivessemos não os sabiamos interpretar, pois é na sequência de tanta desvalorização do nosso percurso e empenho que lutámos por saber mais e fazer melhor! Bora aí, colegas!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Leia-se entidade onde se lê identidade

    ResponderEliminar
  7. Era deixar de pagar quotas aos sindicatos e ordem ate eles defenderem a nossa classe como merecemos... Eles não tem capacidade para nos defender, nunca fazem nada... Participo nas greves, participo nas acções que eles propõem mas não vejo frutos e sempre descontado no ordenado...

    ResponderEliminar
  8. Um bem haja ao colega Guilherme por esta exposição. Também eu senti uma profunda revolta pela ignorância, insensatez e perigosidade das palavras do bastonário da OM e tenho escrito alguma coisa neste sentido partilhando argumentos com o colega. Tristeza, essa sentia pela fraca resposta do nosso bastonário, que deveria ter tido mais expressão, visibilidade e constituir um forte repúdio ás afirmações do bastonário da OM. Mas esta situação é apenas mais um "espinho no caule da roseira". Muitas outras situações se verificam na actualidade que mereciam intervenção da nossa ordem, tal como os rácios de enfermagem ou as 40h de trabalho semanal, mas não temos representatividade capaz de dar voz á crescente insatisfação e fadiga dos Enfermeiros em Portugal. Urge pois unirmo-nos como nunca e defender uma profissão "bela" cuja matriz está no interesse pelo próximo e a qual os nossos antecessores tanto se esforçaram para construir. Não podemos deixar morrer este PILAR do SNS que são os Enfermeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...concordo plenamente! Não há intervenção assertiva para os varios problemas que cada vez mais surgem na nossa classe profissional!
      Parece que começo a dar razão a um celebre professor meu, que dizia que Enfermagem tem tendência para acabar...

      Eliminar
  9. O problema de fundo de tudo isto prende-se apenas com uma coisa simples! Ordem sem força nem credibilidade! Tenta sempre passar por todos os problemas sem fazer ondas por medo da ordem dos médicos (isso sim se pode chamar ordem), preocupando-se em fazer congressos no estrangeiro com o nosso dinheiro e descurando por completo a sua razão de existência! Enquanto houver dinheiro de cotas para uns fazerem grandes vidas enquanto os verdadeiros enfermeiros se matam a trabalhar vamos continuar na mesma! A TM é só um pequeno exemplo das funções que estão a ser constantemente a ser usurpadas a nossa classe! E o k fazem a ordem e os sindicatos? ???
    Porque não pagarmos na mesma moeda e começar a deixar de encobrir os médicos e os seus erros! Eles são os primeiros a apontar o dedo aos enfermeiros, no entanto todos sabemos que se não morrem mais doentes nos hospitais aos enfermeiros se deve! Por que não começar a denunciar casos de médicos que marcam o ponto e abandonam o serviço para ir trabalhar para o privado e receber dos 2 lados? Ou os que não vêem ver os doentes porque estão a dormir no horário de trabalho? Isto está neste ponto porque os enfermeiros compactuam com esta palhaçada! Actualmente também eu tenho vontade de deixar de ser enfermeiro porque todos os dias assisto a situações de negligência pura e tenho de ficar calado, porque preciso do ordenado ao fim do mes! Pensem bem e passemos de uma vez por todas aos actos!

    ResponderEliminar
  10. Oh, pobre Guilherme, lamento a tua falta de visão estratégica.
    O que está aqui em causa não é a triagem de manchester per si. Acontece neste momento - e a OM reconhecendo isso mesmo, iniciou desde já a sua intervenção - que começam a sobrar médicos para as necessidades do nosso sns. Começa a acontecer com esta classe o que se iniciou com a enfermagem há cerca de uma década. Assim, numa tentativa desesperada de manter o reinado no burgo, vais começar a assistir a um retrocesso existencial na enfermagem, pois os médicos vão querer agarrar tudo o que deixaram para trás nas últimas décadas, e que os enfermeiros tão bem agarraram.
    Não me admira assistir, daqui a pouco tempo, a uma reportagem em que será dito que a algaliação deverá ser feita por médicos porque os enfermeiros não o fazem com cumprimento de técnica assética o que origina muitas infeções urinárias, ou que todas as acções de educação para a saúde devem ser realizadas por médicos porque os enfermeiros não tem as skills necessárias para as realizar.
    Mas o que mais me preocupa é que esta invasão vai ocorrer de forma pacífica, pois a larga maioria dos enfermeiros gosta mesmo é da esponja e da fralda - essa sim, é a sua praia.
    Crescemos em número, crescemos em nível académico, mas mantemos a mentalidade de 1970... infelizmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro colega, as mentalidades de 1970 talvez se mantenham porque na enfermagem(como em outras profissões) prefere-se alguém incompetente mas com cunha do que alguém com anos de experiência e com conhecimentos.
      Concordo com a sua opinião no sentido em que começam a sobrar médicos e a quererem pagar-lhes 7€ por consulta.

      Eliminar
    2. bem visto.. é capaz de ter razão
      porém eu nao estou a analisar o motivo ou segunda intençao, do sr bastonario ter dito tal asneira.. estou apenas a provar que a disse

      Eliminar
  11. Como utente que casualmente se deparou com este texto, devo dar os parabéns ao autor que conseguiu exprimir a sua posição sem, em momento algum, entrar numa "guerra" de classes: correto, objetivo, informado.

    ResponderEliminar
  12. Roubei para o Cogitare . Referindo claro o autor, blog e Link. Parabéns

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvida que os enfermeiros são a base do SNS no fundo são eles que garantem que o sistema funcione para o bem e para o mal, infelizmente a classe médica não quer admitir isso publicamente e então o que faz é sempre que pode e que lhe dão essa oportunidade é desvalorizar o trabalho do enfermeiro. São uma classe que quanto a mim tem uma sobrevalorização social e tem que o demonstrar e não acredito que que eles (classe médica) fossem capazes de reconhecer o mérito da enfermagem. Sou enfermeiro e reconheço que parte da culpa desta situação também advém da nossa classe, temos chefias que não defendem os seus profissionais, pelo contrário se for preciso ainda os "enterram mais", a nossa Ordem..... enfim nem encontro palavras para definir o que sinto em relação a isso, nunca os vi fazer nada útil para a enfermagem a não ser os edifícios sede espectaculares sem dúvida mas apenas para aqueles que lá estão, porque a maior parte dos associados nem sequer lá entra.... Sinto-me desiludido, desmotivado e outros adjectivos que não vou agora usar, e não acredito que as coisas vão melhorar por isso vou continuar mergulhado no meu desapontamento assistindo impotente ao degradar de uma classe que já teve dias melhores e que a desunião dentro dela tem corroído e minado a possibilidade de se impor como uma das mais importantes no âmbito do SNS e mesmo em termos sociais e em que muitos se deixam manipular por interesses secundários sacrificando o bem comum em prol de outros benefícios individuais que não levam a lado nenhum, enfim é o que somos....

    ResponderEliminar
  14. Ora isso é que era! Não sou enfermeiro nem profissional da área de saúde, mas do que conheço relativamente a amigos enfermeiros é que a ordem só serve para cobrar quotas, mesmo a que não está a exercer!
    O maior inimigo dos enfermeiros são eles próprios! Não têm capacidade de se unir de realmente defenderem a sua classe, com argumentos válidos e sem se compararem aos médicos.
    Vocês são um elemento essencial do sistema de saúde mas, como estão, nunca vão conseguir ter poder para modificar as coisas. Há enfermeiros sem trabalho, e outros que têm um emprego mais dois ou três part-times. Enquanto assim for, vai continuar tudo na mesma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo plenamente. somos uma classe muito 'cada um por si' e não lutamos com eficácia pela nossa profissão

      Eliminar
  15. Caro colega, dou-lhe os meus parabens pelo facto de disponibilizar o seu tempo( que é precioso)a fazer estes esclarecimentos, pois são muito importantes e ajudam bastante a perceber aínda melhor como funcionam estas triagems, pois quem não faz este trabalho só pode ter uma leve noção, é o que aconteçe comigo que trabalho numa Unidade de Saude Familiar mas pelo jeito tanbem aconteçe com os médicos e mais aínda com o bastonario da OM, que deveria estar mais informado antes de falar.Sem duvida nenhuma é o medo do "poleiro" mas uma coisa é certa e já aqui foi referida que quando corre bem foram um espetaculo mas quando corre mal todos apontam o dedo.Em alguns centros de saude tb os enfermeiros fazem "alguma"? triagem para os utentes não esperarem muito mas até quando??e o tal "se corre mal"??pois é....foi o enfermeiro que fez mal, não tinha competências naquele dia.Onde trabalho não é feita triagem, os utentes continuam a esperar horas mas todos ficam "felizes"e os srs.drs.sem cometerem erros!!!! ;)Sejam Felizes e acima de tudo consciência tranquila.... :)

    ResponderEliminar
  16. Ja nao ha paciencia para a guerra enfermeiro-medico!! Concordo que a TM tem lacunas, concordo que a urgencia e caotica e o numero de doentes muito acima do esperado. E chato para enfermeiros e impossivel para os medicos que tb tem de resolver diagnosticos em condicoes fisicas horriveis.
    Ja nao aguento tb ouvir os comentarios sobre "o medico foi jantar" e "o medico deve estar a dormir". Pah...os medicos tb comem, fazem chichi e tb tem sono. Sao HUMANOS. Pensem um bocado...a culpa n e do medico nem do enfermeiro. A culpa e do sistema e a TM tem mtas lacunas cm qq outro sistema q se implemente. Chega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O enfermeiro também come faz xixi e tem sono e não é por isso que abandona o seu posto de trabalho sem antes ser rendido!! Ao passo que os médicos...
      O que chega é de sermos cordeiros mansos a defender os médicos perante os utentes, quando é ao contrario não hesitam e entregar-nos às feras!!!

      Eliminar
    2. Isso mesmo...e pelo menos na minha urgência, enquanto dormem, os labregos dos médicos que estão em balcão é que observam os doentes todos...ou praticamente...os de cirurgia, ortopedia, etc...e cá com uma qualidade que faz impressão...e ainda assim, são dois, um fica enquanto o outro vai dormir...isto quando não vão os dois...reclamações...isso são com os enfermeiros...que nos enchem a paciência até mais não...a nós que estamos a dar a cara e no nosso posto de trabalho...bahhh...estes portugueses na sua maioria nem sabem reclamar...

      Eliminar
  17. Subscrevo tudo o que se lê no artigo deste colega. Pena a Ordem não nos defender pois acho que é sobretudo para estas situações que a mesma serve...ou não será??? Será que só serve para receber o nosso dinheiro no fim do mês? Cada vez mais desiludida e frustrada com a forma como a Enfermagem é tratada no nosso país...

    ResponderEliminar
  18. Eu só acho que esses Senhores se meteram com o grupo errado, porque se querem que se exponham os podres deles, nós expomos, esse Senhor não pode nunca representar a opinião do sector, dado que nem os próprios (medicos), se identificaram com o que foi proferido...e todos são unanimes pela melhoria do algoritmo da T.M., sera por aí que se deverá centrar o debate, agora esse Sr. esteja mas é caladinho e vá estudar a lição

    ResponderEliminar
  19. is.

    Graça Silveira Machado Fantasticamente bem respondido.
    15 hours ago via mobile · Unlike · 1

    Graciano Compadrinho e pq te dás ao trabalho de responder... ignora o Sr., muito mais simples
    14 hours ago · Like

    Soledade Lourenço Não resisto a partilhar! Parabéns colega pela clareza do texto...
    14 hours ago · Unlike · 1

    Guilherme de Carmo quando te fazem uma acusação grave e sem fundamento e razao, acho que nao conseguiras ficar calado
    14 hours ago · Like · 2

    Soledade Lourenço Completamente de acordo, já nos calamos há demasiado tempo!
    14 hours ago · Unlike · 1

    Dora Mata Admiro a coragem e a frontalidade do colega, parabens pelo seu texto.
    14 hours ago · Unlike · 1

    Cátia Veiga Mt bem respondido e completamente de acordo!!!!
    13 hours ago · Unlike · 2

    Luis Brito Este colega limitou-se a expor a realidade com toda a clareza e objectividade.
    8 hours ago · Unlike · 3

    Luis Brito É melhor sr. bastonário da OM ficar caladinho e Sr Bastonário da OE falar mais um pouco, porque parece que não temos bastonário.
    8 hours ago · Unlike · 7

    Duarte Maymone Conheço a situação relatada na comunicação social e posso garantir que não houve nenhum erro na triagem efectuada...Existe sim, e com bastante frequência, um total desrespeito pelo utente por parte da equipa médica que avalia os utentes nos balcões, muitos não falam nem entendem português, muitos têm qualidade e conhecimentos no mínimo duvidosos...pequenos detalhes que não convém que se saiba!
    6 hours ago · Unlike · 7

    Pedro Lopes Está na hora de não nos calar-mos...!!
    5 hours ago · Unlike · 5

    Alexandra Jesus Escrito e dito! É hora de nos unirmos e demonstrar descontentamento perante tal acusação!
    É vergonhoso duas classes com ações interdenpendentes e que estejam agora em confronto por uma acusação erronea e tornada publica!
    5 hours ago via mobile · Unlike · 1

    Ana E Zé Galvão Parabéns colega pela coragem e frontalidade para abordar este assunto!
    5 hours ago · Unlike · 2

    Maximina Bizarro A ordem dos enfermeiros deve manifestar-se que está a ser paga para isso.
    4 hours ago · Unlike · 3

    Rita Paulos tenho imenso respeito e admiração pelo vosso trabalho e tal como vcs não se revem no vosso bastonário também eu não concordo com o que o sr dr José Manuel Silva disse em relação à TM. tenho que admitir que cada vez existem menos médicos e menos qualifi...See More
    4 hours ago via mobile · Unlike · 11

    Guilherme de Carmo Obrigado a todos. de forma a centralizar esta discussão irei remeter todos os comentários para o blogue pois é minha intenção enviar tudo isto para os meios comunicação social, principalmente tvi. caso queiram deixar o vosso comentario, agradecia que o fizessem no blogue, obrigado
    42 minutes ago · Like · 2

    Orlando Cracel Muito bem respondido Guilherme Vaz!

    ResponderEliminar
  20. Sou médica e reconheço que o nosso bastonário teve uma intervenção infeliz! Eu não quero fazer triagem, tal como a maioria dos meus colegas! Eu gosto e quero diagnosticar de acordo com as competências que me foram conferidas e isso não tem lugar no local de triagem. A TM tem imensas lacunas e daí resulta a má triagem de muitos doentes. Sou cardiologista e vou "buscar" muitos enfartes com supraST à área amarela, que, obviamente não deviam lá estar! Não culpo os enfermeiros por isso...Reconheço que os fluxogramas e o sistema de triagem não é o melhor. Lamento que tenhamos que trabalhar "de costas voltadas"...Lamento que sejam proferidos comentários como os que li aqui acerca da classe médica..."que os doentes esperam porque o médico está a tomar café, a passear..." Qualquer enfermeiro experiente em serviço de urgência reconhece que as equipas médicas (tal como as de enfermagem) trabalham com números bem abaixo do ideal. Lutem pelo que acreditam sem denegrir outra classe! Não precisam disso! Não façam aquilo que tanto criticam no bastonário da OM! Deixem de se comparar com as outras classes! "Cada macaco no seu galho"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A pessoa que proferiu o comentario a que se refere não é enfermeiro
      Concordo com o que disse, eu também não gosto de alimentar guerras entre classes, mas tudo o que disse sobre a triagem de manchester tinha que ser dito,principalmente para o sr bastonario ler.. e revendo o post ainda haveria mais pra dizer

      Eliminar
    2. Gostava de perguntar à sra que diz que que é médica e tece semelhante comentário e não tem a dignidade de se identificar? Algum problema de retaliação? É possível. Só em jeito de comentário, se me permitem, o Enfermeiro sabe mais do seu trabalho, do que muitos médicos do seu. O que se diz por aqui nos comentários, de que muitos médicos "estão a fumar" aqui, acolá, tralala.... é claro que é verdade. Existe em todas as profissões, não estão para se maçar. É o deixa andar. Ainda por cima uma classe intocável. Mas como em tudo na vida, há homens bons e homens maus.
      Como digo muitas vezes...TOCA A MARCHAR ENFERMAGEM"
      Maria Cravo

      Eliminar
  21. Atenção à votação acerca da extinção da OE!!! não é a ordem enquanto instituição que está mal, são os seu dirigentes. Deve-mos defender este organismo que é "suposto" "dar" autonomia à nossa profissão e cuidar que não só os Enfermeiros Portugueses trabalham segundo os mais altos padrões de qualidade do mundo mas também as instituições onde nós trabalhamos nos dão condições para assim poder-mos exercer Enfermagem e prestar o melhor serviço aos cidadãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo... esta votação é pra ver se eles abrem os olhos
      muitas são as vezes que eu e muitos como eu, pensamos, para que pagar cotas?

      Eliminar
  22. Não sou enfermeiro, mas acho que tem toda a razão e Verdade no que diz.
    Mas também tem muitos cobardes a fazer o mesmo que eu, a apoiar o que disse, mas tem a grande componente de cobardia, surgem como anónimos, e só demonstram cobardia típica do povo português.
    Eu sou Rodrigo e coloco-me como anonimo porque

    ResponderEliminar
  23. Excelente publicação. Pena não passarem na televisão alguns turnos da noite que os médicos e enfermeiros fazem na Urgência. Acho que a casaca se virava num abrir e fechar de olhos, e a OM ganhava tento.

    ResponderEliminar
  24. Não sou enfermeiro, mas trabalho na área da saúde e concordo plenamente com o excelente artigo que o Sr. Enfermeiro fez. O problema não está em quem faz a triagem mas sim no tempo de espera após a triagem. A ordem dos médicos deve no mínimo um pedido de desculpas a todos os enfermeiros pelo comentário que fez.. "os médicos acertam mais" Já vi imensos erros médicos, mais do que gostaria, por isso sr bastonário da OM repense no que diz, porque errar qualquer um erra e vocês médicos não são deuses. Mania de em Portugal venerarem os médicos e deitarem abaixo os restantes profissionais de saúde! Não generalizando, mas há por aí cada dr com nariz empinado que pensa que pode com tudo e com todos. Enfermeiros força, continuem a lutar pela vossa dignidade pois merecem melhor reconhecimento do que aquele que muitas vezes vos dão. Um abraço

    ResponderEliminar
  25. É admirável e chega até a ser ridiculo o empenho da ordem dos medicos em criar emprego para os seus membros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E admirável como a nossa ordem nunca nos consegue defender em nada!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Exatamente, o que já não acontece com a ordem dos enfermeiros. Infelizmente têm que emigrar para poderem exercer enfermagem condigna, onde são uns doutores no país onde se encontram. Lá sim são considerados enfermeiros do melhor, bem tratados, acarinhados e reconhecidos. Infelizmente o nosso país é assim. Sou mãe de uma enfermeira que infelizmente teve que emigrar. Em Portugal enfermagem não existe, está em vias de extensão em Portugal, mas lá fora..... é às mãos cheias, é só escolher.
      Apesar das saudades imensas, dou forças e faço das tripas coração e culpando um Portugal desfeito. Quem sabe um dia... mas é triste.
      Maria Cravo
      Coimbra

      Eliminar
  26. A classe médica não valoriza o trabalho,a competência e autonomia,enquanto os "ENFERMEIROS"USAREM O AVENTAL!Não devem esquecer nunca,de que os "Enfermeiros estão sempre na linha da frente.Estejamos unidos incondicionalmente ,para vencer.

    ResponderEliminar
  27. A minha experiência?

    Os 5 médicos do serviço de Urgência foram ver um importante jogo de Futebol e jantar, os doentes esperaram umas simpáticas 3h.

    O tempo da TM foi largamente ultrapassado, serve para o que?

    Na triagem até à data acho que nunca se enganaram. Eu acho sempre a cor exagerada, mas isto porque sei que o tempo de espera não é interpretado como tempo máximo de espera.

    ResponderEliminar
  28. Puro hipocrisia e desconhecimento total sobre o sistema de triagem por parte desse senhor!!!! Sacudir agua do capote.......

    ResponderEliminar
  29. Não sou enfermeiro, nem sequer tenho quaisquer conhecimentos profissionais sobre tão digna e nobre profissão, porém ao longo destes últimos tempos tenho verificado que, o sindicato que na realidade existe para defender e representar condignamente os interesses da classe, não o faz. O facto acima mencionado faz jus ás minhas palavras. Compete aos enfermeiros exigirem ao seu sindicato um desempenho mais eficaz. Como é sabido, só uma classe unida consegue ser forte para fazer prevalecer os direitos que lhe são merecidos. A exigência intrínseca por constante atualização profissional e a dignificação da classe trarão decerto benefícios aos utentes bem como a todos os profissionais do país. UM BEM HAJA A TODOS OS ENFERMEIROS.
    F. Ribeiro
    Militar na Reserva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns colega Guilherme pelo excelente texto aqui exposto. Concordo que deva enviar tudo isto para os meios de comnunicação social...

      Eliminar
  30. Se os medicos não queriam "guerrinhas" com os enfermeiros, então o bastonario da OM que estivesse calado e não dissesse asneiras. O que estavam á espera? Fizeram falsas acusações, e muito graves a meu ver, contra os enfermeiros, daí estes estarem agora a retaliar. Nunca se calem e defendam sempre a dignidade da vossa profissão. Já que as greves e manifestações de nada têm servido, ao menos que não deixem este tipo de acusações vergonhosas sairem impunes. Reinvidiquem os vossos direitos e nunca se calem. Tenho muito respeito pela vossa profissão, que considero ser subestimada por muitos. Na hora da verdade, quando precisarem dos vossos cuidados irão dar-vos o valor. Força.

    ResponderEliminar
  31. Desculpem todos por aquilo que vou dizer caso seja susceptivel de magoar algum enfermeiro ou médico mas "porra" trabalhem em conjunto que as pessoas precisam de vocês a trabalhar bem e a ajudar a salvar vidas como têm feito e as ordens na vez de se andarem a achincalhar que se unam, porque quem entra nos hospitais e nos outros locais ondem se encontram uns sem os outros resulta com certeza em mais erros da chamada triagem que muitas vezes é adivinhação... haja civismo entre médicos e enfermeiros, que em minha opinião, e por onde tenho passado, infelizmente, vejo uma total colaboração entre eles.

    ResponderEliminar
  32. Desculpem todos por aquilo que vou dizer caso seja susceptivel de magoar algum enfermeiro ou médico mas "porra" trabalhem em conjunto que as pessoas precisam de vocês a trabalhar bem e a ajudar a salvar vidas como têm feito e as ordens na vez de se andarem a achincalhar que se unam, porque quem entra nos hospitais e nos outros locais ondem se encontram uns sem os outros resulta com certeza em mais erros da chamada triagem que muitas vezes é adivinhação... haja civismo entre médicos e enfermeiros, que em minha opinião, e por onde tenho passado, infelizmente, vejo uma total colaboração entre eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dou-lhe toda a razão, exepto na ultima frase que acho que foi um engano

      Eliminar
  33. As nossas competências como profissionais de saúde, cada vez mais reconhecidos no estrangeiro (e mais "humilhados" no nosso próprio país) não podem ser postas em causa por ninguém, muito menos pela OM. Cabe a nossa Ordem agir e defender-nos.

    ResponderEliminar
  34. Já esperei 5h com pulseira verde e os mesmos sintomas de que a senhora faleceu. E porquê? porque ninguem encontrava a dra! Estava "desaparecida" no Hospital!

    ResponderEliminar
  35. Concordo perfeitamente, fui segurança num central até à pouco tempo e sei muito bem o que se passa, chega a acontecer haver doentes em estado mais grave e as vezes, eu ou os meus colegas temos de andar à procura dos médicos porque ninguém sabe deles, ou vão buscar o jantar e nunca mais vem, isto médicos de serviço na urgência... e boa muitas mais histórias fantásticas que podia fazer um livro, acreditem...
    Força Pessoal e boa sorte

    ResponderEliminar
  36. A Ordem dos Enfermeiros que acorde??? Mas por acaso ja algum colega viu a tao esperada e afamada Ordem dos Enfermeiros e seus respetivos bastonarios fazerem algo de positivo por esta classe profissional ou na senda da defesa dos seus profissionais e associados??
    Sou enfermeiro ha 20 anos e desde que a bendita Ordem foi criada apenas tenho assistido a um declinio vertiginoso da profissao, da sua dignidade, e da sua filosofia! Neste pais, com as politicas que se vivem desde ha uns anos, é lamentável assistirmos a estas fantuchadas criadas pela tao querida Ordem dos Enfermeiros cujo lema é: nada fazer pelos enfermeiros e sua classe, mas sim chupar lhes mais de 80 euros por ano !! Este é o "tacho" que quem está na Ordem tanto quer manter vivo o espirito! Nao é a Ordem que tem de acordar caros colegas, mas sim todos nós! A criacao da Ordem só trouxe prejuizos para a nossa classe. Sempre me senti muito mais protegido, dignificado e reconhecido antes da criacao desta....Ordem!

    ResponderEliminar
  37. Há anos que sou Enfermeira e infelizmente tenho assistido nos últimos anos ao deterioramento e prestígio da nossa classe. Criou-se a OE, para mal de todos nós, atendendo a que muitos deles pouco ou nada trabalharam sem conhecimentos do dia a dia de todos nós. Os Sindicatos, esses nem se falam, enfim, é com tristeza que me revejo no que o colega escreveu e subscrevo inteiramente as suas palavras.

    ResponderEliminar
  38. Senhoras e Senhores leitores:
    Bastonário da Ordem dos Enfermeiros ou qualquer sindicato, esqueçam; não é por acaso que Ministério da Saúde, administrações e restantes chefias (onde se incluem as de enfermagem) tratam os Enfermeiros de forma desprezível...
    No que diz respeito ao Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos, tendo em consideração que não apresenta a elevação intelectual para desempenhar o papel que lhe foi atribuído, mas aproveitando bem o estatuto do mesmo, deve ser responsabilizado pelas afirmações que proferiu.
    Colocando de parte os profissionais que de forma deliberada atingiu, NÃO LHE ASSISTE O DIREITO de causar perturbação na opinião pública e tentar causar pânico nos utentes dos nossos hospitais.
    Foi repescar um tema completamente obsoleto para o qual demonstrou um desconhecimento técnico e científico total. ... quem não se lembra das "celebres" intervenções na TV do Dr. Leão aquando o início da TM à 10 anos atrás?
    Como pode alguém, como o Sr. Bastonário da OM, estar de consciência tranquila e calado durante 10 anos quando "sabe" que os utentes da maioria dos hospitais correm riscos que ele podem evitar?
    Concluindo: felizmente a maioria dos profissionais do nosso SNS cumpre de forma dedicada e rigorosa o seu papel;
    infelizmente a maioria dos nossos dirigentes são deste nível, "não olham a meios para atingir fins" e envergonham-nos em qualquer situação...
    j.andrade

    ResponderEliminar
  39. Senhoras e Senhores leitores:
    Bastonário da Ordem dos Enfermeiros ou qualquer sindicato, esqueçam; não é por acaso que Ministério da Saúde, administrações e restantes chefias (onde se incluem as de enfermagem) tratam os Enfermeiros de forma desprezível...
    No que diz respeito ao Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos, tendo em consideração que não apresenta a elevação intelectual para desempenhar o papel que lhe foi atribuído, mas aproveitando bem o estatuto do mesmo, deve ser responsabilizado pelas afirmações que proferiu.
    Colocando de parte os profissionais que de forma deliberada atingiu, NÃO LHE ASSISTE O DIREITO de causar perturbação na opinião pública e tentar causar pânico nos utentes dos nossos hospitais.
    Foi repescar um tema completamente obsoleto para o qual demonstrou um desconhecimento técnico e científico total. ... quem não se lembra das "celebres" intervenções na TV do Dr. Leão aquando o início da TM à 10 anos atrás?
    Como pode alguém, como o Sr. Bastonário da OM, estar de consciência tranquila e calado durante 10 anos quando "sabe" que os utentes da maioria dos hospitais correm riscos que ele podem evitar?
    Concluindo: felizmente a maioria dos profissionais do nosso SNS cumpre de forma dedicada e rigorosa o seu papel;
    infelizmente a maioria dos nossos dirigentes são deste nível, "não olham a meios para atingir fins" e envergonham-nos em qualquer situação...
    j.andrade

    ResponderEliminar
  40. Parabéns pelo texto!
    Como profissional de saúde, embora não seja enfermeira, concordo plenamente consigo.
    A triagem é suposto ser um método simples e rápido de estabelecer prioridades. Tal como outros, é falível.

    Como utente também já vi imensa coisa que explica os longos tempos de espera nas urgências...

    Mas esse senhor bastonário da Ordem dos Médicos é sempre muito célere a pôr a culpa nas outras classes! Continua com a mentalidade de que os médicos são "deus" e têm sempre razão. Não, toda a gente erra e eles também. Custa é assumir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou enfermeiro á 27 anos, a exercer funções sempre no serviço de urgência. Faço TM e garanto a todos voc~es de que em termos profissionais, nesta area estou á vontade para quem quer que seja de que esta triagem ou qualquer outra e desempenhada por profissionais competentes e outros incompetentes, como acontece em qualquer classe.
      Mas perante o que li, tenho a dizer ao Srº batonário da ordem dos médicos que se cumprirem com profissionalismo com o está padronizado, as falhas são diminutas. Mas isso não acontece por parte de muitos profissionais da classe médica. mas tem de se dar um desconto.
      Relativamente ao bastonário dos enfermeiros demonstrou pouca firmeza e assertivadade, talvez por desconhecimento sobre esta matéria, o que é de lamentar.

      Eliminar
    2. Hugo Costa: Parabéns, concordo. Só tenho pena que as pessoas que "elegemos" para a nossa Ordem não saibam, nem se preparem para dar respostas como esta, à altura. Uma vez que pagamos as cotas TODOS os meses, por favor cumpram ALGUMAS vezes com os vossos deveres da melhor forma, è o minimo que se pode pedir em troca! Respeito! E defesa da nossa imagem!

      Eliminar
  41. Subscrevo completamente as tuas palavras Guilherme...

    Enf Pedro Dias - Portimão

    ResponderEliminar
  42. O mesmo que os enfermeiro dizem dos médicos, "eles é que são os maiores e o enfermeiro nada vale", assim os auxiliares têm o direito e dever de falar do enfermeiro. Para estes senhores o auxiliar de nada vale a não ser criado do enfermeiro. Por favor, cada macaco no seu galho, o que é da competência médica é do médico, o que é da competência do enfermeiro é do enfermeiro e o que é da competência do auxiliar é do auxiliar. Ao que tenho visto quando vou ao serviço de urgência, não são assim tão poucas vezes, os únicos que dão ordens e por vezes com bastante austeridade são os enfermeiros.

    ResponderEliminar
  43. Não quizeram lá o Azevedo!... Era o unico capaz de responder à altura que a situação impõe e o zé manel merece!... Agora aguentem....

    ResponderEliminar
  44. Como em todo o tipo de serviço, e principalmente num que lida com vidas humanas, uma triagem adequada é de elevada importância. Erros acontecem, e vão acontecer, faz parte da condição humana, principalmente quando quem faz a triagem esta sobrecarregado de trabalho, tanto em volume como em duração, não se sente apreciado pelo esforço que está a fazer e ainda por cima e mal pago.

    Os valores de tempo de espera da tabela acima parecem-me aceitáveis, no entanto, todos sabemos que muito raramente são cumpridos, e na grande maioria quando o são e porque existe cunha por parte do "utente". Sim porque agora as pessoas que estão numa urgência são utentes, da mesma maneira que o são quando estão na fila de supermercado ou num cinema. Utente = aquele que usa ou que tem direito de usar. Utilizador.
    Infelizmente o motivo que me leva a ser utente quando vou a um serviço de urgência, não é o mesmo que me leva ao supermercado ou cinema, onde mais espera menos espera não me causa grande impacto no motivo da minha visita.

    Sei que a saúde publica em Portugal está pela hora da morte, literalmente! Quando se está numa urgência e se vê "utentes" com pulseiras amarelas a espera 10 horas até serem visto por um medico e senhas verdes a espera 18 horas, realmente a ideia só pode ser espera que o "utente" desenvolva sintomas mais graves para que ganhe prioridade. Falo por conhecimento de causa, por passei este fim de semana por essa agradável experiência.

    Quando se fala de médicos, que apesar de terem "utentes" à espera não os estão a atender, também o posso confirmar. Das 02 da manhã estavam 3 médicos, no entanto apenas um estava a chamar. Como a segurança dos hospitais também tem as suas falhas, consegui confirmar com os próprios olhos esta situação.

    De nada serve ter um sistema de triagem perfeito, quando não é respeitado!

    O que mais me deixa triste, é que se alguém ficar sem internet ou tv em casa, liga para a operadora a ofender tudo e todos, manda cartas para a entidade reguladora, faz 30 por uma linha, no entanto quando se trata da saúde são cordeiros. Com isto não estou a dizer que comecem a insultar médicos e enfermeiros, mas manifestem o vosso desagrado pelo sistema. Mandem cartas para a ordem dos médicos, ministério da saúde, mandem mails, manifestem-se a porta, façam o que bem entenderem mas façam!

    Quando um medico ou enfermeiro vai para uma manifestação, ele não se esta a manifestar apenas por ele, mas por todos nós, as melhorias na sua condição irão-se refletir nas nossas.

    Desculpem o desabafo.

    ResponderEliminar
  45. Vocês discutem e as pessoas morrem pela má triagem e a falta de consideração dos médicos.....bonito sistema

    ResponderEliminar