segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Só mais uma coisinha Sr Bastonário...


Depois de rever o último post, um dos mais visualizados desde sempre no PDDSE (agradeço à página "Enfermeiros" do Facebook), chego a conclusão que ainda ficou algo por dizer ao Sr Bastonário.
Além disso, parece que esta discussão sobre a Triagem de Manchester (TM), vai continuar.
No programa da manhã da TVI, ouvimos mais um médico a criticar a TM.
Pareceu-me não ser tão ignorante como o Sr Bastonário da Ordem dos médicos (OM), mas mesmo assim deixou claro que a TM seria melhor, se fosse feita por médicos. Seria uma TM onde, de uma forma muito rápida (!!!) o doutor conseguia perceber a história clínica e fazer uma avaliação geral do doente, para assim decidir para onde deveria encaminhá-lo! Fantástico! Apenas se esqueceu, o coitado, que tem 1 ou 2 minutos para triar e que tem 15 ou 20 pessoas lá fora à espera. Ia ser bonito. 
A resposta surgiu por parte de uma enfermeira convidada (peço desculpa, mas não anotei nomes de ninguém) e, apesar de não ter tido possibilidade de ouvir tudo o que disse, pelo menos achei que tinha mais argumentos do que o nosso Bastonário da OE. Só torci o nariz quando a senhora disse que as pessoas vão à Urgência para serem atendidas por médicos e não por enfermeiros. O que seria dos doentes se nós não os atendêssemos?... bom saiu-lhe mal, talvez fosse a pressão da situação.
A questão do desemprego dos médicos, como justificação para o ataque do Bastonário da OM, veio à baila e, de facto dou razão a um anónimo que dizia que, tal como os enfermeiros, os médicos estão a começar a sobrar em Portugal e agora procuram desesperadamente agarrar funções, que no passado não lhes interessavam para nada.

Finalizando então o Memorando, para o sr Bastonário e seus colegas,

O que o Sr. Bastonário da OM se esqueceu de referir é que há colegas seus que medicam e pedem exames sem ver o doente! Que medicam e pedem exames, apenas com a descrição da queixa efectuada pelo enfermeiro da TM! 
Questiono então, se a TM é mal feita pelos enfermeiros, como é que alguns dos seus colegas a valorizam de tal forma, ao ponto de nem olharem para o doente para decidir o que é que lhe vai ser feito!!??
Fazendo um pequeno desvio, o Sr Bastonário que me explique também, o que dizer a um doente que nos diz: "Vai-me dar uma medicação, Sr enfermeiro? Mas eu ainda não fui visto pelo medico! Só passei pelo enfermeiro da triagem!! Hilariante não? Mais uma vez, quem dá a cara a situações embaraçosas, são os enfermeiros

Sr Bastonário, Sr Ministro lanço-lhes um desafio: meio ano de TM feita por enfermeiros e outro meio ano feita por médicos.
No final vamos analisar detalhadamente os resultados, reclamações, intercorrências, tempos de espera, erros forçados e erros não forçados (como no ténis) e depois falámos.
Mais uma vez e para que fique claro, os enfermeiros não se opõem que os médicos façam TM, opõem-se é que a façam, enxovalhando e tentando correr com os enfermeiros.


3 comentários:

  1. Palavras para quê. Está tudo dito!

    ResponderEliminar
  2. Sr. Bastonário já começa a ouvir das que não gosta! Mas devo dizer-lhe que por min o “ verniz” estalava muito mais. Faço TM desde o primeiro dia, já triei milhares! MILHARES! (leu bem) de doentes, e que eu saiba, (e sabia de certeza) nunca morreu nenhum por ser mal triado. Morrem! Ai morrem morrem, mas por outros motivos.
    No meu serviço, todos, mas todos os Enfermeiros, entregam de mão “BEIJADA” a triagem aos Sr. Doutores. O que não aceitamos, e devíamos exigir um pedido de desculpas público são os argumento que usou. Se começamos a falar de incompetência, não sei quem ficaria a perder. Para o Sr. são os médicos na terra e Deus no céu, todo o resto e paisagem. Esta redondamente enganado.Há Enfermeiros, porque o saber não é exclusivo dos médicos, que sabem mais com os olhos fechados, do que médicos com eles bem abertos. Todos os dias constatamos esta realidade.
    SR bastonário, tenha juízo, que já tem barba e cabelos brancos, trate do seu rebanho, e não faça guerra, deixe os enfermeiros em paz, porque ainda são os que passam 24 horas nos hospitais , e do que la se passa eles e que sabem.

    ResponderEliminar
  3. (...)Pareceu-me não ser tão ignorante como o Sr Bastonário da Ordem dos médicos (OM), mas mesmo assim deixou claro que a TM seria melhor, se fosse feita por médicos. Seria uma TM onde, de uma forma muito rápida (!!!) o doutor conseguia perceber a história clínica e fazer uma avaliação geral do doente, para assim decidir para onde deveria encaminhá-lo! Fantástico! Apenas se esqueceu, o coitado, que tem 1 ou 2 minutos para triar e que tem 15 ou 20 pessoas lá fora à espera. Ia ser bonito(...)

    Meus amigos esta frase diz tudo. E isso ja existe. Os medicos ja tem um tempo para de forma rapida fazer uma avaliaçao geral do doente e decidir para onde deveria ser encaminhado.... essa area chama se TRIAGEM. Agora se é rapido, bom isso já é outra conversa.

    Como disse noutro dia no face , triei milhares de doente, nao trio ninguem ha mais ou menos 5 anos, desafio o bastonario a escolher um medico, e comprometo me a triar junto com esse medico nomeado, um minimo de 1000 doentes e veremos quem tria em tempo util (sim porque nao temos o dia todo) e quem erra mais. Fica feito o desafio...

    ResponderEliminar