domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pensamentos emergentes

É lamentável quando um líder de equipa em contexto de reanimação, procura descredibilizar outros intervenientes.
Um bom líder de equipa é aquele que além de ser detentor de reconhecidas competências teórico-técnicas, é capaz de liderar "pelo exemplo e pela integridade". Segundo os manuais do ERC, o líder de equipa deverá ser empático, assertivo e tolerante relativamente a situações de hesitação e nervosismo em ambiente de emergência.

9 comentários:

  1. Sim, é lamentável.
    Mas também é lamentável não reconhecer que o único profissional com competências teórico-práticas reconhecidas é o médico!

    ResponderEliminar
  2. Como assim? Nao percebi.. Em emergencia o unico prof com competencias teorico praticas é o médico??!

    ResponderEliminar
  3. Parece que a mostarda lhe chegou ao nariz! só a nós médicos, é que nos pode ser reconhecida competência para liderar qualquer equipa, que trate o doente, independentemente da situação, intra ou extra hospital, de emergência ou de rotina. alguém tem dúvidas!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que acredita mesmo nisto??

      Se quiser ter uma pequena conversa, terei todo o gosto em gastar algum do meu tempo consigo para lhe demonstrar que, no papel, o que acabou de dizer é completamente verdade, mas na prática nem sempre isso acontece e felizmente, que nem sempre isso acontece!
      É que na minha prática diária a partilha de responsabilidade é uma realidade. Generalizar nunca é bom e saber estar perante as situações é um dom (de qualquer profissional)!

      Mas só se quiser conversar comigo... não a "mandar algumas postas de pescada" como algumas pessoas fazem neste local mas seriamente a falar do assunto, estou completamente disponível.
      Não para troca de impressões neste mesmo local (apenas não encaminhei a resposta porque foi mencionada como anónimo) mas sim numa conversa direta.

      Atentamente - Samuel Sousa -> certamente saberá onde me encontrar.

      Eliminar
  4. Chefes há muitos, mas líderes são poucos.

    ResponderEliminar
  5. sem ser enfermeiro ou médico, lido com eles muitas vezes e em vários hospitais.
    o samuel sousa diz que só no papel "pode ser reconhecida competência para liderar qualquer equipa". e aí é que está o erro! não é só no papel. tem que ser na prática, no dia-a-dia! o médico não sabe/não quer?! então terá que lidar com as consequências disso (se alguém as quiser apurar é claro). enquanto os enfermeiros continuarem a tapar as "asneiras/desinteresse" dos médicos vão ter sempre este problema. acredito no samuel quando diz "na prática nem sempre isso acontece e felizmente, que nem sempre isso acontece!", e é aqui que os enfermeiros tentam assumir o seu protagonismo de team leaders/sabedores quando não são eles que têm que o assumir, é o médico! e os enf's assumem esse protagonismo porque querem, mas não estão preparados para perdê-lo...
    vejam as vmer: o enf diz "vamos dar isto, vamos fazer aquilo, o que precisavamos era não sei o quê". o enf pode e deve dar a sua opinião, mas quem decide e é o chefe de equipa é o médico. ponto. sejam enfermeiros, não queiram ser mais que isso. andaram anos a fio a tapar asneiradas de médicos, agora lixam-se...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Boa noite...
      Como compreenderá o comentário efetuado foi dirigido e o que escrevi não é alvo de discussão alargada e nisso considero ter sido muito claro e espero que seja respeitado como tal (apesar do administrador não achar piada)!

      Portanto se pretende efetuar comentários faça-os, mas não no seguimento do que eu escrevi (mais uma vez para não entrarmos em campos que por vezes não dominamos completamente e seja gerada confusão sem qualquer ganho).

      Assim reitero o que disse ao Sr. Anónimo a si doutor da mula russa, se quiser ter uma conversa séria e construtiva, uma vez que já me identifiquei, será fácil e terei todo o gosto.

      Samuel Sousa

      Eliminar
    2. Eu compreendo a tua posição e respeito, não se trata de achar piada ou deixar de achar, apenas quis ressalvar que o Blog não serve apenas para mandar umas postas, como o tal anónimo fez.
      Agora mudando de assunto, achas mesmo que alguma vez algum destes senhores ou senhoras vai se identificar e prontificar para discutir pessoalmente este assunto?? Não me parece.. Abraço!

      Eliminar
  6. Boas!
    Respondendo ao primeiro anonimo...
    Não, a mostarda não me chegou mesmo nada ao nariz, porque está redondamente enganado. Em emergência há médicos e enfermeiros com reconhecidas competências teorico-práticas. Faça essa afirmação a um profissional do INEM (médico, enf e TAE) e garanto que vai responder da mesma forma. Em emergência trabalha-se em equipa, todos em prol do mesmo, sem protagonismos. É isto que os manuais dizem, é assim que deve ser.
    Claro que o médico, dada a sua formação, tem mais competência para liderar e para decidir. Não compete ao enfermeiro (e ainda bem) liderar e decidir, mas a teoria e a prática, confirmam também que o enf pode e deve assumir a liderança enquanto alguem mais experiente ou diferenciado, não chega. Também há situações em que o médico não consegue efectuar determinado procedimento que é da sua responsabilidade e o enfermeiro tenta e por vezes consegue e vice-versa. Por isso, como tinha dito, trata-se de uma EQUIPA.

    Respondendo ao Samuel,
    Desde já aprecio a tua frontalidade, mas devo referir que este Blog não serve apenas para se mandarem umas postas de pescada. Também serve, mas não só.
    Muitos são os comentários construtivos e muito se vai aprendendo, uns com os outros.
    Todos ficariam a ganhar com a tua resposta, com a tua partilha de experiências. Acho que não seria apenas esse senhor(a), com essa afirmação/provocação, que mereceria uma resposta tua.

    Respondendo ao Dr da mula russa,
    Na grande maioria das situações, os enf não querem assumir protagonismos de team leaders. Não querem e nem assumem. Há poucas excepções onde alguns podem querer assumir protagonismo, sem terem o conhecimento/reconhecimento/competencia necessário e há poucas excepções também, onde enfs assumem protagonismo, porque de facto têm experiência, competência e conhecimentos para o fazer. Posso dizer-lhe que há enfs muito competentes nesta área e o enf que aqui se identificou, é um deles.
    Relativamente as vmers a situação é outra. Nas vmers o conceito de equipa é muito mais valorizado do que num hospital. O médico decide efectivamente, mas muitos são aqueles que valorizam e muito a opiniao do enf, não tenha duvidas disso.
    Quanto ao comentário "sejam enfermeiros, não queiram ser mais que isso, etc etc" é um comentário infeliz da sua parte. Não sendo médico ou enfermeiro, que conhecimento terá do dia-a dia do pré e do intra hospitalar, para dizer algo desse genero?? Certamente respondo por mais de 95% dos enfs, nós não queremos ser mais do que enfermeiros, ser enfermeiro já é demasiado, por isso ser "mais que isso" uma tarefa herculea. Nos somos enf, que integram uma equipa de prof de saude... médicos, enf, assist sociais, psicologos, nutricionistas, tecnicos de imagem, etc etc

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar