terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Opiniões VII - O Orçamento de Estado para os enfermeiros


Publico um texto que me foi enviado por email, que achei muito interessante e que considero importante para o conhecimento de todos. 

Por João Alves (postado no Facebook)

Matemática. Detesto, mas não há duvida que é uma ciência exacta. O Orçamento de Estado que foi aprovado para 2013, prevê uma redução de 100% para 50% e de 50% para 25%, das horas que qualidade ( Tardes, Feriados, Noites.. ), para os profissionais de Saúde. 



 Os Médicos já assinaram há dois meses um acordo de revisão salarial, que se traduziu num aumento de salário brutal para fazerem 40 horas, portanto, nao estao muito preocupados. Alias, o seu bastonário que falava dia sim dia nao, ha muito que nada diz, estão bem, portanto.

  Ou seja, mais uma vez, quem vai pagar somos nós os enfermeiros, que nos hospitais somos maiorais, mas só nas canções das praxes, porque na realidade, mais uma vez somos nos que vamos sofrer um corte brutal de salário, somos nós que continuamos a ser licenciados e a receber como bacharéis, somos nós que continuamos com a carreira de pantanas e sem perspectivas de melhoria, antes pelo contrario.

  Caros colegas que fazem tardes, noites e fins de semana, por esses hospitais fora, saibam que para o ano, vão perder entre 150 a 200 euros no vosso salário, saibam que por cada feriado, por exemplo, passado longe da vossa família a cuidar da família dos outros, será recompensado com 12 euros, e isto é o máximo que vão poder receber extra num turno...
Face a este corte brutal nos salários, a nossa querida Ordem dos Enfermeiros, vai aumentar as quotas, vamos passar a pagar 10 euros, como foi aprovado, numa assembleia que mais uma vez, ninguém foi, mas isso agora não interessa nada. Voltemos a matemática. Ora bem, se formos 60mil enfermeiros, como acho que somos, a pagar cada um por mês 10 euros, dá a modica quantia de 600mil euros por mes que entra na Ordem, 7 Milhões por ano. De certeza que a Ordem precisa desses 7 milhões, porque afinal são tantas e tão boas as coisas que fazem pela nossa profissão.

  Para acabar, gostava de te dizer, a ti, Enfermeiro, que de uma vez por todas tomes consciência que o SNS não funciona sem ti, e que se a ti nos juntarmos nós, temos força suficiente para exigir o mínimo de respeito, respeito do Governo, respeito dos sindicatos e o respeito da Ordem, porque se virmos bem as coisas, o Governo existe porque existimos nós enquanto cidadaos, os sindicatos existem porque existimos nós, e a Ordem só existe e sobrevive porque existimos nós, e nunca o contrario. 


 Indigna-te, revolta-te, e exige.

8 comentários:

  1. greve...mas sem cuidados mínimos...conseguíamos o que queríamos....

    ResponderEliminar
  2. Porquê dos Sindicatos Nada Falarem sobre isto..

    Há inumeros casos de casais de enfermeiros que ambos trabalham em rotativo... que "abate" irão sofrer no orçamento familiar mensal.

    ResponderEliminar
  3. E esta cambada com a benção da tutela anda a gastar dinheiro em certificações, acreditações e formações e depois ainda tem a ousadia de dizer que o desperdício acontece em contextos de trabalho. Valha-nos Deus e sejamos racionais.

    ResponderEliminar
  4. O povo costuma dizer: "Cada um tem aquilo que merece". Pelos vistos aqui acerta em cheio, pois os enfermeiros têm aquilo que cultivaram, ou seja, tiveram medo de fazer greves mais que 1 dia, porque no fim do mês recebiam menos uns euritos. Pronto, agora vão receber muito menos, este é o resultado das fracas adesões nas últimas greves dos enfermeiros.Por mim, continuo a afirmar: Greve por tempo indeterminado e Já!!!façamos uma petição aos Sindicatos, comecemos por uma greve de uma semana e se não der resultado passamos a greve por tempo indeterminado. Nada de greves nocturnas, aí ninguem sente o seu efeito, porque na realidade, já sem greves apenas são prestados os cuidados minimos, pois os serviços não têm enfermeiros suficientes nas noites!!!
    Quem semeia sempre colhe, depende é do que semeares.....è preciso investir para se ganhar mais, e neste momento não é nos mestrados nem nos doutoramentos:É NAS GREVES!!!!

    (Aqui entre nós: olhem o exemplo dos médicos.....)

    ResponderEliminar
  5. Realmente é uma vergonha!!!!!! sem reconhecimento de uma licenciatura e com um vencimento como o que sabemos! roubada nas horas de qualidade durante anos e possivelmente seremos roubados novamente... espero que nos unamos TODOS numa greve de não comparência aos serviços e que se realmente essa medida for avante, que seja aplicada a todos (contratados vs função pública), pois serem sempre os contratados a pagar a factura também não é justo, no mínimo igualdade! se bem que prefiro que todos nos mantenhamos como agora... Mas se essas medidas forem aplicados a Todos, juntos parámos o país se quisermos!

    ResponderEliminar
  6. Unidos? esperem para ver!. Isto é uma vergonha. Brevemente vão ver o assalto que foi feito na equipa-projeto da qualidade e, por quêm!. Foi hoje a despedida de quem "comandava" o processo. Não se olha a meios para atingir os fins. Pisa-se a mão a quêm deu o peito, de qualquer feitio e jeito, (até rima mas não foi propositado). Mas, quando a patetice do protogonismo cega é isto que acontece. Como se diz na gíria popular a verdade vêm sempre à tona.! Esperemos que sim!. Até admito que quem sai tem um defice relacional,mas quem entra tem um defice inteletual. À prova!

    ResponderEliminar
  7. Andamos a dormir durante anos e agora acordamos?!?!?!
    Sim, houve erros do Sindicato. Alguns graves, em termos estratégicos e tácticos dos sindicatos.
    Sim, esses erros custaram e custarão caro aos enfermeiros, é verdade! A maioria desses erros, vamos paga-la durante anos. Também é verdade!
    Ficamos aquém de algumas classes profissionais. Sim, ficamos MUITO aquém do que seria desejável.

    E a culpa é só do Sindicato???
    Onde é que eu estive esse tempo todo?!?!?
    Barafustamos uns com os outros e fizemos espalhafatos no bar.
    Resmungamos contra as paredes e fizemos figura de durões nos vestiários.
    Expressamos ideias superficiais sobre como resolver questões de fundo.
    Reflectimos sobre a cor do papel em vez de ler o conteúdo do comunicado.
    Estivemos preocupados em resolver o NOSSO PROBLEMA DO MOMENTO em vez de nos preocuparmos com o futuro.
    Apontaram-nos a Lua e só fomos capazes de olhar para a ponta do dedo que apontava.

    Mas também andamos SEMPRE a falar mal do Sindicato, destruímos aquilo que alguns tentaram criar, corremos com eles e agora...: "onde é que estão eles"?.
    Agora corram... corram... corram... mas corram sozinhos e com as consequências que se advêm.

    Mas o caminho constrói-se a caminhar, e neste momento temos muito a andar.
    E se nós fazemos parte do problemas, temos de ajudar quem queira ser parte da solução.

    E é Natal, tempo de esperança.
    Um abraço Guilherme

    ResponderEliminar
  8. Olha ha muito que nao lia um comentario tao certo. Concordo plenamente.. Posso ate acrescentar, nao sirvo de advogado de ninguem, mas sei que o sindicato e quando digo sindicato refiro-me ao SEP, porque nao me identifico com mais nenhum, trabalha em defesa dos enfermeiros e em prol dos seus interesses... Mas muito nao conseguiram, porque simplesmente os enfermeiros nao se interessaram e nao mostraram força... nao tenham a minima duvida disso... o sindicato nao é nada sem a força das massas

    ResponderEliminar