segunda-feira, 18 de junho de 2012

Enfermagem intercontinental II


Olá enfermeiro Guilherme, nesta tarde de quinta-feira, me vi em reflexão sobre meu papel quanto enfermeiro e inevitavelmente lembrei-me do nosso contato anterior. Em saudosismos fui ao teu blog e li o primeiro post presente: "ALERTO PARA O CONTEÚDO DA MENSAGEM DO BASTONÁRIO A PROPÓSITO DO 10 DE JUNHO". Triste esta situação putefra ao qual a enfermagem está. Me entristece saber que esta é uma dura realidade não apenas nas Terras Lusitanas, mas também nas latino-americanas. Sou graduado há mais de ano e até o momento não consegui um emprego, ou pior um subemprego. Vivo de aulas esporádicas para enfermeiros em cursos de atualização e preparatórios para concursos e processos seletivos. O Brasil não está a passar a mesma crise financeira que se alastra pela Europa, mas estamos em forte crise de desemprego, principalmente para a saúde.
As vezes me sinto envergonhado por dizer que sou enfermeiro, afinal nada consegui e tão pouco conseguirei por um bom tempo. Tenho a cada dia tentado acreditar e ter esperanças que na luta sindical, na luta trabalhista e formação de profissionais críticos esta dura realidade irá mudar, mas as esperanças estão por fim. O Estado Brasileiro humilha seus professores, devasta suas universidades, escolas e colégios.
A nossa educação acadêmica já passou por momentos gloriosos, nossos serviços de saúde, sejam eles públicos ou particulares também. Enxergamos emergências lotadas, falta de verbas, materiais, altos índices de mortalidade materna, mortalidade infantil e não por falta de recursos, mas pela má administração e corrupção dos nossos governantes.
A promiscuidade política está a destruir um país, uma nação...
Queria saber de ti amigo de longas léguas além mar, ainda tens esperança na enfermagem? Acredita que um dia teremos um lugar ao sol?

Abraços fraternos,

Enf. Thiago Fiel

Olá Thiago, é com emoção que leio as tuas palavras. Partilho e tua tristeza e revolta e lamento do fundo do coração. 
É tal e qual como dizes, a responsabilidade é dos nossos governantes incompetentes. Cá em Portugal vivemos uma crise na enfermagem (e geral) muito por culpa do excesso de vagas para estudantes de enfermagem, para as escolas encherem os bolsos e só agora, passados 10 anos, é que se lembraram que talvez fosse melhor diminuir em 10% as vagas para admissão para estudantes de enfermagem... enfim.
Não tens que te sentir envergonhado, porque tens uma profissão das mais dignas que existe, uma profissão de excelência, pena é toda essa situação que vives, mas como se diz por ai, vamos torcer para que as coisas dêem uma volta! E vamos ter esperança que sim, caso contrário vens para Europa e cá encontras trabalho (mas não em Portugal :( ).
Esperança na enfermagem??! É uma boa questão... um lugar ao sol, nem num futuro muito longínquo imagino, nem para os enfermeiros, nem para muitas outras classes, talvez só para os gestores e administradores... mas acredito que vamos melhorar, porque piorar mais que isto, acho que é difícil, pois neste momento parece que estamos no fundo, mas como diriam muitos pessimistas, "isto ainda não é nada e ainda vai piorar..." a ver vamos.

Um grande abraço e que tudo corra pelo melhor!

8 comentários:

  1. Muito Bom post.

    Realmente, este flagelo agrava em muito a situação do pessoal...

    Na esperança de poder ajudar,

    deixo alguma informação adicional sobre trabalho temporário... não é solução, mas pode contribuir para um começo diferente... As pessoas não podem é desanimar! Força aí!

    Trabalho e Empregos Temporários para os Jovens Encontra tudo sobre o trabalho temporário para jovens. Descobre onde, como e em que contexto esta poderá ser uma solução! www.trabalhoparajovens.blogspot.com/

    Força!

    ResponderEliminar
  2. http://www.publico.pt/Sociedade/enfermeiros-com-medo-de-despedimentos-na-mac-1551572

    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1621556.ece

    Até quando o silêncio do Enf. Germano Couto, EESMO, sobre a MAC?

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela informação!! Vamos aguardar e ver como é que isto vai acabar... esperemos que sem consequências para os enf e todos outras classes... Quanto ao Enf Germano, não sei se se pronunciou ou não, mas o que é certo é que tenho reparado que são mais as atitudes que deprecio do que aquelas que aprecio

    ResponderEliminar
  4. Não Colega Guilherme do Carmo, o Bastonário não se pronunciou tal como afirma o comentador(a) das 18:24 . Apenas a S.R. Sul pelo Enf.º Alexandre Tomás se manifestou contra o encerramento da MAC. Mas perante algo tão importante e mediático não deixa de ser estranho, ainda para mais tratando-se de um EESMO e por isso mesmo alguém que até é da área em questão, que o Enf. Germano não se tenha pronunciado.

    ResponderEliminar
  5. Por instantes, pensei que estavam a insultar o homem... Agora percebi, EESMO, refere-se a especialista... EHEH. Bom, se não se pronunciou, é de facto estranho. Há muita gente que já começa a falar no seu lado político... estará relacionado??

    ResponderEliminar
  6. http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=2642285&seccao=Media&page=-1

    Com que cara vai agora enfrentar o Enf Germano o Sr. Ministro depois do triste espectáculo que assistimos nos últimos meses? (até porque as declarações que fez na TV não convencem)

    Vai lá com o "rabinho entre as pernas" pedir com muito jeitinho que dê mais umas migalhinhas?

    Isto acontece porque durante os últimos meses se andou a apaparicar o Sr. Ministro convencidos que nos iam dar umas migalinhas mais gordas, ora aqui está a facada nas costas que quem não anda a dormir já avinhava à meses.

    Ana (mais uma vez) (desculpa Colega Enf. Guilherme de Carmo mas isto não está para brincadeiras e desconfio que hei de estar por aqui a "chatear-te" muito)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. colega estou a ver a sic e estou parva com o que se esta a passar com os colegas dos centros de saúde de Lisboa...3euros e tal a hora??????recrutamento por empresas?????e a ordem só fica indignada????deixa que isto siga?????meu Deus onde chegamos......como queremos ser respeitados????como isto é possível...apetece-me gritar estou tão chateada revoltada....por favor que ninguém aceite estas propostas vergonhosa....................desculpe o desabafo

      Eliminar
    2. Nao chateiam, nem têm que pedir desculpa... eu partilho da vossa opinião... uma palavra para descrever tudo isto VERGONHA. vou também desabafar no próximo post.

      Eliminar