quarta-feira, 11 de abril de 2012

Serviço de Obstetrícia de Viana em risco de fechar

Com as recentes notícias do fecho da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, saliento também o risco de fecho do Serviço de Obstetrícia de Viana. Com todas estas políticas economicistas, com encerramentos de Unidades, Serviços, Hospitais e Centros de Saúde pelo país, há um risco considerável de fechar.
Consta que se não forem atingidos os 1500 partos anuais, haverá essa possibilidade e o que parece ser uma realidade é o decréscimo constante de partos ano após ano, pelos motivos que todos conhecem. Os últimos dados eram de 1800, quando num passado recente ultrapassava os 2000 (que me corrijam em caso de erro)
Obviamente todos esperamos que algo não aconteça, pois trata-se de um serviço de referência, com elevado nível de profissionalismo.

7 comentários:

  1. Eu não acredito!
    Um dos melhores serviços da,ULSAM, de Viana do Castelo, com excelentes profissionais.
    Haja consciência!
    L.F.P

    ResponderEliminar
  2. Estou CHOCADA com o facto do Enf. Germano Couto, Bastonário da OE e especialista em em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica e que por isso mesmo deveria ter um especial apreço por esta questão não se ter manifestado contra o objectivo de encerrarem a MAC até ao final desta legislatura.

    E outros serviços hão de seguir, caso do Serviço de Viana como o colega tão bem aponta.

    Se esta não é um bom momento para o Bastonário intervir, quando será? Será que um Bastonário serve apenas para as cerimónias? Será que como o Procurador Geral da República se trata uma espécie de rainha de Inglaterra? Já era tempo de se fazer ouvir.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto o Bastonário da OE (que é um EESMO) anda a dormir, há Enfermeiros que se fazem ouvir caso da nossa Colega Isabel Viçoso:

    http://sicnoticias.sapo.pt/1486874


    Será que o Enf Germano Couto só aparece para as "fotografias de família" com os políticos?

    ResponderEliminar
  4. Mas ainda acham que algum enfermeiro da ordem, ou quem quer que seja, tenha poder e voz para fazer alguma coisa ? ainda não repararam que vivemos numa ditadura? faz-se e está feito ! ou não é assim que o pis está a funcionar ?

    ResponderEliminar
  5. Há um silêncio ensurdecedor por parte do Bastonário Germano e seus acólitos quanto ao encerramento da MAC e agora a de Viana.

    ResponderEliminar
  6. a de Viana nao fechou e esperemos que não feche.. Mas cada vez mais, há um risco, esperemos que não passe disso

    ResponderEliminar
  7. Caro Guilherme, com o apetite voraz que este Governo revela para fechar Serviços é caso para dizer "onde há fumo, há fogo". Fecharam-se Serviços em locais do Interior porque diziam que não realizando um mínimo de X partos por ano os Profissionais não têm a prática necessária para dar resposta e como tal é melhor fechar e encaminhar para locais onde se atinjam as quotas e assim a qualidade e segurança estejam garantidas; Resultado: crianças que nascem em Ambulância assistidas por Bombeiros (que certamente terão muito mais experiência que os Profissionais dos Serviços encerrados e que também certamente atingem as quotas necessárias) ou então em Hospitais Espanhóis (já agora, sabiam que o Tribunal de Contas Espanhol elaborou um relatório em que diz que os utentes Portugueses e Franceses abusam da Prestação de Cuidados do seu Sistema de Saúde?)

    Enquanto isso o Enf. Germano nada diz, ele que prometeu dar voz à OE. E no que aos partos diz respeito a única coisa que o vi fazer foi vir em defesa dos Partos em casa. Teremos elegido um Bastonário para o movimento das Doulas? Será que em pleno século XXI com um SNS sobre forte ataque deste governo teremos um regresso aos tempos das nossas avós e bisavós? É que mesmo os partos fisiológicos, sem intercorrências previsíveis podem ter complicações, não por incompetência dos Profissionais mas porque as coisas são mesmo assim.

    Já que temos a representar-nos um EESMO que não sabe falar nem mesmo quando se fecha uma Maternidade (ironia das ironias) pelo resta-nos a satisfação de ter um Bastonário muito fotogénico assim pelo menos teremos um bonito álbum de família.

    ResponderEliminar