segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pânico na Urgência Pediátrica

A Urgência Pediátrica é certamente o pior sector de trabalho para o(a) enfermeiro(a) do Serviço de Urgência.
As queixas dos profissionais que lá trabalham são contínuas e demasiadamente graves.
Reivindicámos:

  • 2 elementos de enfermagem em permanência no turno da Manha e tarde (já para não falar da noite… É desumano deixar a Urgência Pediátrica à responsabilidade de apenas 1 enfermeiro. É impensável este sector ter 3 ou 4 pediatras para apenas 1 enfermeiro).
  • 1 assistente operacional de permanência (há apenas uma assistente para a Triagem e Urgência Pediátrica, dois locais extremamente exigentes).
  • Melhores e mais eficazes formas de segurança de profissionais e utentes (qualquer pessoa entra na Urgência pediátrica, quer por uma porta de acesso aos contentores, quer pela conivência dos porteiros e os episódios de ofensas aos enfermeiros e médicos são constantes).
  • Maior controlo do número de acompanhantes (pelo mesmo motivo anterior).
  • Maior e mais adaptado espaço físico (isto só será possível com obras ou com a nova Urgência que se fala... Há dias em que este local mais parece um cenário dantesco, com as crianças e pais amontoados num espaço ínfimo sentados no chão e em escadas.
  • Algum bom senso e critério da parte médica. (muitos são os pediatras que dão indicação aos pais de trazerem a criança a urgência como se de uma consulta externa se tratasse. Além disso nota-se cada vez mais um aumento absurdo e inexplicável nas prescrições, principalmente de procedimentos clínicos. Imaginam o que é um enfermeiro a executar 6 ou 7 procedimentos clínicos prescritos pelos 3 ou 4 pediatras para cada criança?! Parece que as prescrições são feitas como que se o enfermeiro se tratasse de uma máquina fabril.
  • Uma larga sensibilização aos pais para recorrer ao Serviço de Urgência só em caso estritamente necessário (aqui também os enfermeiros têm responsabilidades e deveres)
Espero que isto chegue a quem manda!

7 comentários:

  1. Tb eu caro GUILHERME, mas se depender da MINISTRA DA SAÚDE, não vamos ter sorte, vai ler e apagar logo da disquete q possui no cerebro, como fez com as minhas reclamações, há uma pagina no livro, que segundo consta, vai pro gabinete, da SRA.MINISTRA, sendo verdade, das minhas 3 exposições, no livro da ULSAM, não me respondeu a nenhuma, provavelmente foram para o fundo da gaveta e já estão no lixo. Só se as respostas veem nadando, pq já lá vão vários meses.

    Recebi um pedido de desculpas do sr. ADMINISTRADOR DA ULSAM e o mesmo dizia, que iriam fazer obras na urgência, para criar melhores condições, para os utentes e profissionais. Será que se esqueceu, ou o projecto tb foi para o fundo da gaveta?
    Tb recebi telefonema, me informando q o SR. DIRECTOR, do serviço de URGENCIA, queria falar comigo e que me voltavam a ligar, marcando dia e hora. ATÉ HOJE!TB ESQUECEU!?

    ISTO É UM PAIS DE ESQUECIMENTOS, no que consta, a DIREITOS.
    Os IMPOSTOS, NÃO SE ESQUECEM DE COBRAR, ALÉM DAS CARTAS, TB ENVIAM E-MAILS, PARA Q O CONTRIBUINTE, NÃO SE ESQUEÇA DOS DEVERES.
    Mas se esquecerem, não tem problema, veem as COIMAS E AS PENHORAS.
    NÃO IMPORTA SE O CONTRIBUINTE, ESTÁ VIVO, OU MORTO.

    Querem lá saber, das crianças, dos velhinhos, das ambulâncias, dos profissionais de saúde, da saúde, dos utentes, dos hospitais, etc...!!!

    Cumprimentos;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  2. Pois... há que fazer cada vez "mais com menos", é o que se ouve e sempre se ouviu por parte destes (i)responsáveis... desta forma alguns (poucos) poderão ter mais e mais... e quem se lixa!? é o povo pá! que quer dinheiro p'ra comprar um carro novo!
    Do que nos queixamos afinal!? queixamo-nos de nós próprios não é... afinal eles são como nós e nós gostavamos de ser como eles... já não percebo nada! para melhor não vamos por isso... Votem nos mesmos e depois façam greves...

    ResponderEliminar
  3. sou enf há 15 anos, e pedem-me trabalho pelo amor à camisola.tanta hipocrisia, desgraçados de nós e de quem precisa(incluindo nós,que estamos na saude),hoje cuidamos amanha seremos cuidados(ou não)...mluz

    ResponderEliminar
  4. Vocês, trabalhadores da área da saúde, só se queixam... querem direitos e nenhum sentido de dever! "a culpa disto funcionar mal não é nossa, é da ministra e do sócrates(...) falta material e ajudantes(...)" bla bla bla Há um ditado que diz: "quem não sabe até os colhões estorvam!" mas vocês agora com as administrações privadas vocês vão piar fininho... ai vão vão... Quando estiverem a comer o doce lodo do fundo do poço vão dizer "antigamente é que era bom!!"
    É escusado fazerem-me perguntas que eu não volto a perder tempo com este blog corporativo e retrógado que para além de não contribuir nada para a sociedade também não vos vai trazer nada de bom. Cumps

    ResponderEliminar
  5. Certamente que não lhe vou fazer perguntas, pois pelo que escreveu já deu para perceber que as suas respostas não interessam para rigorosamente nada.
    As suas palavras por um lado fizeram me rir de tão ridiculas e por outro criaram-me alguma mágoa por constatar que ainda há portugueses ingénuos e ignorantes nesta altura do campeonato. Vote então no seu heroi Socrates para continuarmos a comer lodo.
    Para finalizar apenas desejo que um dia passe pela urgencia pediatrica (obviamente por razoes que nao sejam graves, porque não desejo mal algum aos seus descendentes) e depois talvez fique a entender o motivo deste post e talvez vá reclamar ao livro amarelo sobre muitas das questões que aqui levanto, tal como centenas de pessoas o fazem

    ResponderEliminar
  6. EM JEITO DE RESPOSTA AO ANÓNIMO DE 20 MAIO 17:29
    SE NÃO TRABALHA NA SAUDE COMO PODE OPINAR TÃO PRONTAMENTE? E SE NÃO GOSTA DO BLOG PARA QUE O LÊ? NÃO CUSPA PARA CIMA PORQUE JÁ SABE O QUE LHE PODE ACONTECER (NÃO É UMA PRAGA)! E JÁ AGORA QUEM É QUE ESTÁ NTERESSADO EM FAZER PERGUNTAS A UMA PESSOA QUE NÃO DIZ NADA DE JEITO (SEM OFENSA) MLUZ

    ResponderEliminar
  7. Em jeito de resposta tb, para o sr.Anónimo de 20/05-17:29

    Não é meu hábito, ser anónimo, mas agora vou ser, pq afinal, o sr. não gosta do BLOG, está aqui de passagem e só veio, para ofender e ser malcriado. O sr. faz parte dos comentadores, q não fazem falta nenhuma, veio cuspir o lodo q tem na sua boca, aqui no BLOG, devia ter era engolido o mesmo, podia ser q lhe fizesse bem.

    Este BLOG, tem um excelente ADMINISTRADOR, q já lhe deu a resposta q o sr. merecia e tb bons comentadores, como o sr. anónimo, das 22:49, q tb fez o mesmo e com letras maiúsculas, para lhe mostrar o qto o sr. é inconveniente.

    Tb não vou perder mais tempo consigo, tenho mais q fazer!
    O sr. é um frustrado!

    ABRAÇO Guilherme, para vc e todos os bons comentadores deste BLOG.

    ResponderEliminar