quarta-feira, 2 de março de 2011

Tabaco no Hospital


É expressamente proibido fumar no hospital… menos no Serviço de Instalações e Equipamentos (Oficinas)

Como é que é possível fumar e permitir que se fume num espaço fechado, que por sinal faz parte do hospital e ainda por cima é um local de alto risco de incêndio?

13 comentários:

  1. Portugal havia de fazer como nos Estados Unidos! Para além de não se poder fumar em estabelecimentos fechados, na rua é proibido fumar a pelo menos 12 metros de um estabelecimento ou edifício e recentemente, Nova Iorque criou uma lei que proíbe fumar em praias, parques e praças (em Times Square é proibido fumar). Não é preciso ser prof. de saúde para ver que o tabagismo já se está a tornar um grave problema de saúde pública. Na escola que frequento quase são mais os fumadores do que não fumadores. Turmas de 12º ano onde escapam apenas 2 alunos ao tabaco e mais grave ainda, miúdos de 11/12 anos a fumarem como chaminés autênticas. Deveriam de ser tomadas campanhas contra o tabagismo, mas a ministra da saúde andou mais preocupada com a gripe A, enchendo a cabeça à população, inclusive à comunidade escolar, de ideias hipocondríacas, tratando a doença como se fosse uma tuberculose. Hoje em dia vende-se tabaco às crianças como quem vende um saco de pão! Onde anda a lei? Conheço vários estabelecimentos que vendem tabaco a menores de 18 anos e ninguém faz nada! É grave fumar num local onde haja grande risco de incêndio, mas também é grave fumar noutros locais. Desculpem se vou ser bruto mas sempre disse e sempre irei dizer que, se os fumadores querem bronzear os pulmões e matarem-se lentamente, estão à vontade! Mas não andem a matar os outros através dos locais que contaminam com o "vosso fumo"! Lembro-me de já à alguns anos na escola ter feito um trabalho sobre o tabagismo com imagens altamente chocantes e que fizeram alguns colegas irem a correr para a casa de banho de tão nojentas serem, mas pelo menos fizeram com que alguns colegas deixassem de fumar. Deviam de fazer campanhas com imagens do género e não utilizar o falso argumento de que são chocantes para pessoas susceptíveis. Esse é mesmo o objectivo, serem chocantes e ferir susceptibilidades, para ver se as pessoas ganham consciência de uma vez por todas! Deveriam ser colocados cartazes de campanha anti-tabágica nas paragens de autocarros, deviam de proibir os anúncios de "fast-food" na televisão e substituí-la por imagens e campanhas anti-tabágicas, deviam de colocar enfermeiros nas escolas a fazerem acções de educação para a saúde sobre o assunto, deveriam fazer como numa cidade brasileira, onde prof. de saúde andaram nas ruas e sempre que viam alguém com o cigarro na boca, ofereciam um panfleto a dizer: "a cada cigarro que fuma, perde 3 minutos de vida!"
    Não sei se este será o post indicado para a minha pergunta, mas de qualquer forma gostaria de perguntar a quem percebe mais do que eu, neste caso os enfermeiros, se os impostos que o tabaco trazem ao governo, conseguem compensar o dinheiro gasto pelo governo a tratar as doenças causadas pelo tabaco, quer em fumadores activos, quer em passivos. Desculpem a pergunta, não sei se é "legítimo" perguntar isto, mas é uma curiosidade que sempre tive, pois são tantas e tantas vezes que ouvimos pessoas a comentarem que o estado não pode acabar com o tabaco porque lhes traz dinheiro...

    ResponderEliminar
  2. Porque não há respeito!
    Porque não há fiscalização!
    Porque não há principalmente, RESPONSABILIDADE!

    CUMPRIMENTOS;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  3. Concordo na integra Henrique. A tua forma de pensar revela que puderás ser um exelente profissional de saúde
    É uma boa questão que colocas...o dinheiro que o tabaco gera deve ser bem superior aquele que se gasta no tratamento, não tenho muitas duvidas disso. O tabaco é um interesse para qualquer Estado pouco inteligente.
    Abraço
    G.

    ResponderEliminar
  4. Os números são estes: O orçamento de estado para a saúde é de aproximadamente 8500 milhões de euros. O imposto sobre o tabaco rende aproximadamente 1300 milhões de euros.

    Mas deixo isto para reflexão:

    Cidadãos saudáveis saem mais caros do que obesos e fumadores
    Combater a obesidade e o tabagismo pode salvar vidas mas não poupa dinheiro, revelaram hoje investigadores, assinalando que acaba por sair mais caro cuidar de uma cidadão saudável que viva muitos anos.
    Ou seja, o estudo holandês - publicado no boletim da Biblioteca Pública da Ciência Médica - mostra que, se uma pessoa viver mais anos, torna-se mais dispendiosa para o Estado.
    No âmbito do estudo foram criados modelos para simular a longevidade de três grupos: os saudáveis, os obesos e os fumadores.
    Os investigadores concluíram que, entre os 20 e os 56 anos, os obesos são o grupo que mais caro sai ao Estado. Porém, como os obesos e os fumadores morrem geralmente mais cedo, acabam por ser menos «pesados» para os Governos do que os cidadãos saudáveis, que vivem mais anos.
    Por exemplo, se um fumador contrair cancro do pulmão, ele morre dentro de pouco tempo, enquanto se viver muitos anos pode vir a sofrer de Alzheimer, doença de «longo prazo» que fica mais cara ao sistema.
    As conclusões contrariam o discurso político de que a obesidade iria custar milhões de euros aos Estados nos próximos anos mas, mesmo assim, a Associação Internacional para o Estudo da Obesidade defende que a doença deve continuar a ser combatida pela sua gravidade, ainda que possa não ter o impacto económico que se imaginava.
    Diário Digital / Lusa
    05-02-2008 0:10:00

    In: http://saudeeportugal.blogspot.com/2008/02/certas-concluses-podem-levar-aces.html

    PS: Sou fumador

    ResponderEliminar
  5. oi, sr.Henrique!

    Concordo com o amigo Guilherme. vc poderá ser um excelente profissional de saúde, quero acrescentar tb, q é, na minha modesta opinião, um excelente comentador.

    Um abraço, da admiradora;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Mauro,
    isto é um dos aspectos positivos de um blog, a possibilidade de irmos aprendendo umas coisas...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelos esclarecimentos. O facto de irmos aprendendo sempre coisas novas e de nos esclarecerem as nossas dúvidas é um aspecto muito positivo.
    De facto tem lógica, as pessoas não fumadoras e não obesas tendem a viver mais anos, gastando mais dinheiro ao serviço nacional de saúde. Só que há uma pequena questão: As doenças causadas pelo tabaco podem ser evitadas, assim como alguns casos de obesidade também poderiam ser evitados se as pessoas tivessem mais "regra a comer" e se tornassem mais adeptas do exercício físico em vez do sofá e da televisão. Atenção, eu não estou a dizer estas palavras no sentido de julgar ou "discriminar", apenas transmitir a minha opinião, e apesar de ter esta forma de pensar um pouco céptica, sempre defendi que se deve oferecer os mesmos cuidados de saúde e tratamentos a todos, sejam fumadores, obesos, alcoólicos que contraíram uma cirrose ou pessoas "ditas sem comportamentos de risco". Como cidadãos, temos todos os mesmos direitos e devemos respeito ao próximo se queremos ser respeitados.

    Cara L.F.P,
    Obrigado pelo seu comentário. Também admiro muito a sua forma de comentar e de pensar, assim como também admiro bastante a forma de comentar e pensar do Guilherme do Carmo, ambos mostram ser pessoas com bastantes valores éticos, o que infelizmente, falta muito a algumas pessoas da nossa sociedade.
    L.F.P. só queria lhe pedir uma coisa, não me trate por "sr". Ainda só tenho 18 anos xD :)
    Só uma pequena questão: O Mauro referiu que um fumador que tenha cancro no pulmão tem pouco tempo de vida... Uma curiosidade que já tenho à muito: se o cancro do pulmão for detectado nas fases iniciais, a pessoa não tem hipótese do cura completa?
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Olá Mauro:

    Eu sou Ex fumador e n percebo muitas vezes estes exageros em relação aos fumadores, principalmente em relação ao facto de gastarem muito $$ ao estado. Pergunto se esse estudo contemplava os impostos pagos pelos fumadores - é que dava para pagar um belo de um seguro de saúde!!!

    ResponderEliminar
  9. onde anda o tecnico de higiene e segurança no trabalho?

    ResponderEliminar
  10. Não duvido!!

    Mas nós tb somos grandes responsáveis pelos nossos actos

    Cumprimentos;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  11. parece que esse técnico não faz o trabalho que lhe compete, nem dentro nem fora do hospital. (lá com o que tem fora do hospital)

    ResponderEliminar
  12. A ser o caso não seria preciso nenhum técnico higiene e de segurança no trabalho. Acaso não existe um serviço de Saúde Ocupacional ou similar? Com enfermeiro alocado a esse serviço?

    Isto se for caso disso...

    ResponderEliminar