sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Médico fala com médico, enfermeiro fala com enfermeiro


Cada vez mais me consciencializo que o frequente mau ambiente entre médicos e enfermeiros, vai persistir. Sempre pensei que com as novas gerações de médicos, certos maneirismos iriam acabar. Mas quando dizem em tom prepotente,
“Médico fala com médico enfermeiro fala com enfermeiro”, como que a dizer eu sou médico, estou aqui em cima, tu estás aí em baixo, não me incomodes, continuamos na mesma.
Temos que ter a habilidade de responder com inteligência e elegância, porque muitas vezes calamo-nos e metemos o rabinho entre as pernas.
Lembrava-me agora de uma médica que me confrontou no corredor pelo motivo de não a ter ido chamar para observar um jovem. Quinze minutos antes quando ela se preparava para observar o doente, eu tinha-lhe dito para aguardar, pois o doente estava a ver se conseguia urinar deitado (o que não deve ser propriamente fácil). Acatou, foi a vida dela e eu fui à minha, mas pelos vistos ficou à espera que eu a fosse chamar. Mais valia ter-se sentado, sempre descansava mais as varizes dos tacões (outra coisa gira nos médicos). Fiquei estupefacto a olhar para ela, só me ocorreu dizer, “Sou enfermeiro, não sou estafeta, queria ver o doente esperava”.

20 comentários:

  1. Deve pensar que está na clínica e que o enfermeiro é o assistente!

    ResponderEliminar
  2. oh meus amigos, em verdade vos digo: não conheço nenhum médico com evidente complexo de superioridade, mas conheço bastantes enfermeiros com complexo de inferioridade bem marcado. Felizmente conheço outra realidade, os hospitais do Porto, onde esta realidade é bem menos acentuada (apesar de também existir). Viana faz jus ao seu conceito mais provinciano, onde Dr é sinónimo de Deus - esta realidade é notória nos utentes e também nos profissionais. Recordo num dos primeiros serviços por onde passei em Viana, a preocupação primordial das colegas quando um médico, qualquer ele que fosse, chegasse ao serviço, era ir a correr oferecer um leitinho e uma torradinha, com a manteiga devidamente barrada!!! Imaginam o contrário a acontecer?
    Cresçam colegas. Apenas com a devida elevação moral e intelectual nos poderemos afirmar como classe respeitada, e sairemos das catacumbas do sopeirismo.

    ResponderEliminar
  3. Bom afinal és meu amigo ou meu colega? É que na primeira parte do teu texto pensei que fosses médico e no final parece que já és enfermeiro..
    Não conheces nenhum médico com evidente complexo de superioridade??!! Fico feliz... deves trabalhar num paraiso e muito afastado da realidade. Enfermeiros com complexos de inferioridade?? Também há, é verdade... Mas não generalizes pf. E não podes falar em provincianismo, quando parece teres tido uma curta e distante experiência em Viana. Agora devo concordar contigo, o Porto deve estar mais à frente nesse aspecto, o que é perfeitasmente natural dado ser um hospital central

    ResponderEliminar
  4. Olha eu concordo com a da inferioridade, pois nem conseguimos que nos reconheçam como licenciados, é ver os salários. possivelmente no Porto já deve acontecer o contrário, pois está muito à frente. Acordemos para a realidade, inferioridade não mas, desmotivação muita, não falando na nossa directora a supra suma, craque a defender os interesses das outras classes e a queimar os colegas. .

    ResponderEliminar
  5. No Hospital de Viana o ambiente e de tal maneira “AZEDO”(Com alguns) que um dia destes as coisas vão dar para o torto. Estou a lembrar-me da Só tora da Medicina Interna que anda sempre de TROMBAS, e a falar para as paredes, (deve ser doença, coitada….) que uma noite destes descarregou na Enfermeira de serviço só porque a Medica da triagem a chamou para ver um doente (estava a dormir). Da minha parte que se cuide, porque no dia que não me respeitar também não vai ser respeitada. Para já espero conseguir chateá-la com o meu desprezo. Tenho dito!!!

    ResponderEliminar
  6. OLÁ AMIGO,GUILHERME
    ADOREI ESTE POST! É A MAIS PURA REALIDADE.VI ISSO E MUITO MAIS, NO HOSPITAL DE VIANA.
    PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA É O QUE NÃO FALTA!
    SEM QUERER GENERALIZAR,É CLARO!

    OS MEUS PARABÉNS AO SR.COMENTADOR,DAS 00:23
    BOAS PALAVRAS!
    QUEM QUER SER RESPEITADO, QUE RESPEITE.
    SE TODOS PROCEDESSEM E PENSASSEM COMO O SR, MUITA COISA MUDAVA E NÃO ERA SÓ NO HOSPITAL DE VIANA, ERA EM TODO O LADO, ONDE O DR. É QUE CONTA.
    QUEM SÃO OS SNRS.DRS, SEM OS SNRS.ENFERMEIROS, AUXILIARES, ETC,ETC... NINGUÉM!!!
    CUMPRIMENTOS;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  7. Oh Guilherme, fiquei surpreendido com o teu post. Sou orgulhosamente enfermeiro. Mas nunca, em nenhuma circunstancia, qualquer clinico subiu ao primeiro andar para falar comigo. Para começar porque eu não lho permito, tal como não o permito às minhas chefias. Considero que apenas mantendo a cordialidade se pode almejar chegar a bom porto. Alem disso, o respeito com que trato as pessoas que me rodeiam obriga-as a ter comigo o mesmo comportamento. Sabes que a comunicação normalmente se faz pelo mesmo diapasão entre emissor e receptor - normalmente simpatia gera simpatia, tal como agressividade gera agressividade. Não trabalho em nenhum paraiso escondido do nosso hospital, bem pelo contrário (!). Apenas me incomoda que subsista ainda na nossa classe tanta falta de saber estar.

    ResponderEliminar
  8. nao percebi se ficaste surpreendido pela positiva ou negativa.
    Achas que muitas ou pelo menos algumas vezes não se mete o rabinho entre as pernas??!
    Claro que há muitos enfermeiros que sabem exigir respeito apenas pela sua forma de estar e ser, mas terás que concordar que muitos não se dão ao respeito, alguns desses porque tambem nao sabem respeitar.
    Abraço
    ps Lucia obrigado pelas palavras e por ser uma não profissional de saude que continua a visitar o blog!! beijinho

    ResponderEliminar
  9. Parabens, Guilherme. Finalmente percebeste o sentido das minhas palavras. Um abraço, e continua com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. OI,AMIGO GUILHERME!

    HONESTIDADE, FRONTALIDADE, RESPEITO, SÃO GRANDES VIRTUDES,QUE EU GOSTO E TENHO.

    AQUI, TRATA-SE DE SAÚDE, MAS EM TODAS AS PROFISSÕES, FALTAM ESSAS VIRTUDES. POR ESSA RAZÃO, NÃO HÁ BOM RELACIONAMENTO, NEM BOM AMBIENTE.

    CONTINUO VISITANDO O SEU BLOG, PORQUE GOSTO DA SUA FRONTALIDADE.
    E CONCORDO COM A REVOLTA DOS ENFERMEIROS E NÃO SÓ. JÁ O DISSE EM OUTROS COMENTÁRIOS.

    BJ TB PRA VC
    OBGDA; L.F.P

    ResponderEliminar
  11. Boas
    Primeiro venho a concordar com o comentário do Anónimo do dia 7/02/11 às 18:43.
    Pode haver entre alguns médicos a sobranceria relativamente a outros, mas como tudo na vida depende da escola (entenda-se universidade) e dos valores instituídos (educação ou berço como quiserem) como pessoas.
    Por já ter passado em algumas realidades bem díspares como regiões autonomas, Coimbra (cidade dos Drs como ainda tem a maior percentagem de Sr. Prof. Dr. - esta sim apenas abaixo de Deus e talvez do Mourinho)e agora Viana, conheço bem como alguns colegas podem ser.
    Todos temos os dias maus (que na urgencia se podem tornar-se diários) e outros bons, restará apenas que não faltemos ao respeito a colegas de trabalho (generalizado) e que consigamos realizar um bom trabalho em conjunto para melhor atendimento dos doentes.

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Deviamos começa a escrever mal ambiente e não "mau"

    ResponderEliminar
  13. Essas batalhas egóicas que persistem há centenas de anos são pura perda de tempo. Quando nós enfermeiros e demais profissionais da área da Saúde (e aqui incluo o médico) entenderão que somente a interdisciplinaridade irá resolver essa questão? O que REALMENTE importa é unir esforços para melhor tratar a clientela com qualidade e respeito. O esforço deve ser no sentido de se alcançar resultados com competência, o que exige uma postura profissional. Quando se é profissional, interessa o produto e a satisfação da clientela e não se se gosta ou não de fulano ou cicrano. Não há hierarquia na interdisciplinaridade, pois o principal é o cliente. Falta é amadurecimento emocional, isso sim. Profa Dra Ana Cristina de Sá. Dra em Enf - Brazil.

    ResponderEliminar
  14. Sr.comentador das 15:08/15 de fevereiro
    Também deviamos começar a ter mais educação e não vir para o blog, fazer correções da língua portuguesa.
    Esqueceu-se com certeza, que nem todos tiveram a oportunidade de estudar como o sr.talvez tenha tido. Mas têm o mesmo direito de fazer comentários no blog como o sr, desde de que esses comentários não ofendam.
    Aproveito para lhe lembrar que a educação vem do berço,a escola é um complemento.

    Ah! leia bem o seu comentário e veja se não falta nenhuma letra, além de não ter feito, comentário nenhum.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Quando se fala em superioridade cai por terra o principio base dos cuidados de saúde, para prestar cuidados de excelencia temos de nos nivelar pelo mesmo patamar, para bem do doente. Sinceramente, não senti nenhum médico com tom de superioridade, tenho tinho sorte de trabalhar com médicos inteligentes. Rápidamente percebem que o gestor de todo o processo é o enfermeiro.Se a inteligência falhasse, o médico teria de fazer um esforço anormal com subsequente desgaste mental, e com probabilidade elevada de frustração clínica.
    Enfim,ser sensato é bom para todos, e os doentes agradecem.

    JF

    ResponderEliminar
  16. Concordo inteiramente com Ana Cristina Sa e JF

    ResponderEliminar
  17. OI Guilherme,
    gostei muito o seu blog. Vou segui-lo e se puder me segue tambem para podermos trocar ideias e opoinioes eu agradeço.
    Bom eu sou totalmente contra a esses paradigmas de "inferioridade" "maioridade", Medico X Enfermeiro. Sou a favor da equipe. Um nao vive sem o outro. mas quando isso acontece é evidende que causa uma revolta em quem tem essa consciencia porque todos devem somar e nao diminuir quem quer que seja.
    Espero que um dia consigamos conviver em Harmonia e igualdade!!

    ResponderEliminar
  18. Boa noite. Nem era para comentar nada mas fez-me uma certa espécie ver alguém a referir-se aos doentes como "clientela". Meus caros, a Saúde não é um negócio nem o hospital um campo de batalha. Não acredito que a grande maioria dos médicos se julgue superior mas realmente não há paciência para os jogos intriguistas que muitos enfermeiros fomentam. Pela frente é só sorrisos e bons modos, pelas costas só sabem criticar os médicos, muitas vezes pelas razões mais absurdas. Acreditem que vocês passam muito mais tempo a falar em nós do que nós em vocês ;)Respeito imenso o trabalho do enfermeiro, de facto é fundamental para a prática médica mas perdem bastante com essa postura de vitimização. Cada um tem as suas competências e teve a formação académica adequada para as funções que exerce. E concordo com o que já foi referido aqui: quantas vezes vocês não tem atitudes incorrectas para com os auxiliares?
    Maus profissionais existem em qualquer profissão, não se pode é generalizar ;) Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. clientela soa de facto um pouco mal, mas advem de cliente, que tal como utente e doente são termos agora utilizados.
    Um hospital não deveria ser um campo de batalha, mas algumas vezes assemelha-se bem.
    Jogos intrigistas há em todas as relações possiveis numa equipa multidisciplinar, não sao apenas fomentados por enfermeiros. E é preciso ter em conta que a enfermagem encontra-se no centro de uma esfera de relações
    Concordo na vitimização, de facto somos vitima de um governo que nos trata mal, em varias materias ja muito falado neste blog. Relativamente a vitima em relaçao a medicos, talvez haja alguns enfermeiros assim, mas a maioria nao.
    Cinismo há em todo lado.
    Infelizmente ainda ha bastantes medicos com a mania das grandezas, o que os torna arrogantes.
    Concordo inteiramente... ha enfermeiros que por serem "abusados" por médicos, "abusam dos auxiliares

    G.

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Boa G !!!
    Quem diz o q quer, ouve o q n quer!
    Abraço!

    ResponderEliminar