quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Enfermeiro chauffeur

Por que motivo o carro amarelo de emergência do INEM diz apenas “MÉDICO” no vidro da frente? Já se questionaram sobre isso? E o enfermeiro? É um chauffeur??
É algo que sempre me intrigou e já há alguns tempos tinha anotado esta questão nos meus rascunhos, para que futuramente surgisse um desenvolvimento. Este surgiu com um comentário do Henrique Martinho, que vai ao encontro da discriminação da enfermagem e endeusamento do médico, por parte da opinião pública. O mais curioso é que o Henrique não é enfermeiro, nem profissional de saúde, é alguém com uma cabeça que pensa e dois olhos na cara.
Deixo-vos então com o seu comentário...
“Na passada segunda-feira fiquei estarrecido com a notícia que passou na TVI, um incêndio nas Caldas da Rainha que matou 3 pessoas e feriu umas quantas, algumas com gravidade. A questão é que o jornalista ao apresentar a notícia disse: "Os médicos do INEM fizeram tudo por tudo para salvar as vidas..." É sempre a mesma coisa! Os enfermeiros, os bombeiros, os TAE´s e os psicólogos são sempre ignorados e espezinhados pela comunicação social, quando deveriam ter a máxima consideração de todos nós.
Já quando foi a notícia sobre o desastroso acidente que ocorreu na A25 no verão passado foi o mesmo. "dezenas de médicos acorreram ao acidente para salvar vidas", disse o iluminado jornalista da TVI, sem mencionar o número de bombeiros, TAE's, enfermeiros, psicólogos, e até os civis que arriscaram as suas vidas para salvar a dos outros.
Eu ainda estou para perceber por que razão este país vê nos médicos a figura divina. Aliás, que tal promoverem os médicos a representantes de Deus em vez dos padres? Até poderiam andar com um crucifixo escarrapachado nas suas batas e tudo! Fica lançada a questão! ;)
Esta forma de jornalismo que a TVI pratica já me mete um bocado de nojo!

23 comentários:

  1. Ó Guilherme, já pensou contactar o jornalista em questão, convidá-lo para almoçar e explicar-lhe o que é a Enfermagem, o que fazem eles e a sua importância para a saúde deste País? Podia ser que da próxima ele se lembrasse de nós... :)

    ResponderEliminar
  2. Amigo Guilherme, além de concordar com a opinião do sr.anónimo da 01:23, já pensou em dizer tb aos jornalistas em questão, que qdo precisarem de assistência nas urgências, irem devidamente identificados para serem tratados só pelos médicos, recebidos só por médicos?
    Teriam uma boa lição: Não saiam mais da sala de espera! Garanto-lhe que de seguida a notícia seria feita de outra forma. Alguns jornalistas, gostam mesmo é de sensacionalismo!

    QTO AO SR. ENFERMEIRO, NÃO ACHO Q SEJA O CHAUFFEUR, MAS SIM "O MORDOMO"

    BEM HAJA, AOS SRS.ENFERMEIROS E TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, QUE SÃO ESQUECIDOS PELOS SRS.JORNALISTAS, MAS QUE SÃO TB, MUITO PRECIOSOS, PARA TODOS NÓS.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!
    L.F.P

    ResponderEliminar
  3. "Um bocado" é favor...

    Basta ver este cenário de idosos a morrer em casa... Até parece que até agora nunca tinha acontecido tal!

    Às vezes apetece olhar para a cara do jornalista e dizer como os teen: "Dah! Em que Mundo é que vive? Há enfermeiros! Há gente que morre sozinha em casa desde o século em que se começou a deixar de velar o corpo em casa! Estamos em Portugal, dah!".

    ResponderEliminar
  4. Ó meu amigo, o que me parece é que tem uma grande dor de corno dos médicos.Não se lamente tanto, estudasse mais, tirava o curso de medicina e pronto. Deixe de ser queixinhas seu tótó, está-se a ver porque é enfermeiro...

    ResponderEliminar
  5. ó meu amigo, sabe ler português? é que o autor deste post não é médico nem enfermeiro. Quanto a mim, nunca tive desejos de ser médico, apesar de todos os problemas sinto-me bem como enfermeiro. Mas a pessoas da sua categoria, nem me deveria dar ao trabalho de responder.

    ResponderEliminar
  6. ó srs enfermeiros e vcs como tratam os TAT,TAS,TAE e os bombeiros em geral... se calhar da mesma maneira como os médico vos tratam a vós.
    Tanto uns como os outros deviam ter
    mais "respeito" uns pelos outros.
    Saudações!

    ResponderEliminar
  7. Estive para dar aqui a minha opinião acerca da minha experiência como enfermeiro militar e , mais tarde, como enfermeiro civil, mas pelos comentários aqui publicados vejo que a classe está mais desunida do que nunca e nem se coíbem de se insultarem uns aos outros...assim, além de perderem o respeito dos médicos perdem, sobretudo, o respeito uns pelos outros!

    ResponderEliminar
  8. Ora bem! Concordo com o que alguns comentadores aqui disseram a respeito de convidar estes "srs jornalistas" para jantar e explicar-lhes exaustivamente a importância dos enfermeiros nos cuidados de saúde, quer no pré-hospitalar, quer no intra-hospitalar, quer na promoção de saúde, gestão, ou qualquer outra área que esteja relacionada com a saúde! Em relação ao anónimo de 18 de Fevereiro de 2011 21:12. De facto o sr deve estar a precisar urgentemente de uma consulta de oftalmologia, ou se preferir não gastar dinheiro, pode sempre optar pelo optometrista... Ah é verdade, o senhor é daqueles que espezinha e despreza qualquer profissional de saúde que não seja médico! Ou será que a sua miopia é mental proveniente de um grave complexo de superioridade para com os outros prof de saúde? Só tenho uma coisa a dizer ao seu comentário: Enquanto o senhor anda por aí a cuspir o seu veneno e a alimentar o seu ego estupidamente estúpido, não se esqueça que se muitas pessoas hoje estão vivas, é devido aos largos conhecimentos e espírito de ajuda dos enfermeiros e eu sou uma prova provada disso! O ano passado tive uma crise de asma bastante grave, na triagem atribuíram-me a pulseira laranja e tive de esperar mais de 30 minutos (as directrizes dizem 10) que a médica deixasse a sua conversa e me viesse atender. Se não fosse a enfermeira a ver que estava a piorar a olhos vistos e administrar-me broncodilatadores e uma injecção "na veia" que não sei do que era, mesmo sem o pedido da médica, eu não estaria aqui hoje para contar a história. Não estou aqui para apontar o dedo à medica, apenas se hoje estou vivo devo de agradecer a essa enfermeira e aos bombeiros que me estabilizara na ambulância a caminho do hospital! Por isso meu caro anónimo, um pouco mais de respeito para com os outros é urgentemente preciso da sua parte, porque se um dia tiver de ser internado ou atendido de urgência num SU, também vai querer que os enfermeiros o tratem com respeito e qualidade!

    P.S.: Quero agradecer ao Guilherme por ter aproveitado o meu comentário para fazer este post e ter acrescentado a clara discriminação que os enfermeiros da VMER sofrem. Está na hora de dizer CHEGA!

    ResponderEliminar
  9. A auto-estima e a competência associa-se para evidenciar resultados.
    O resto é conversa.
    Nunca tive estes problemas. Não percam tempo.
    Debrucem-se só sobre os resultados e logo encontram as respostas.

    ResponderEliminar
  10. Caro Guilherme
    A designação Médico aparece nos carros de INEM (não é em todos) existe pelo simples facto de informar que vai um médico dentro da viatura.
    O INEM em Portugal pratica o tipo de emergência designado por "stay and play" (ou seja chegar, avaliar e actuar) ao contrário de o praticado no EUA (que é literalmente pegar no doente e levar para o hospital).
    Para todos os efeitos o médico é o TEAM-leader, assim designado por possuir as competências para actuar e assumir as responsabilidades dos seus actos.
    Estando em Portugal permita-me uma comparação muito útil:
    - Imagine um clube de futebol, com o respectivo treinador. Os resultados, a aparecer, serão trabalho de toda a equipa técnica, mas será sempre o treinador a decidir e o primeiro a quem vão pedir a cabeça se as coisas correrem mal.

    ResponderEliminar
  11. A mim tb não...

    cumprimentos;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  12. Toda a gente, principalmente os enfermeiros, querem ser médicos, pois o trabalho que eles deviam fazer muitas das vezes é feito pelas assistentes operacionais. Vejam o número de enfermeiros por turno e o que fazem, são aos bandos a irem para o bar,e vejam o número de assistentes operacionais. Tenho tido familiares no hospital que são mais bem tratados pelas assistentes operacionais do que pelos enfermeiros. É vergonhoso,quem acompanhava o meu familiar no banho, na alimentação e por vezes quem lhe dava os comprimidos não eram os enfermeiros.Vejam de noite o que eles fazem, dormem.Comparem vencimentos.

    ResponderEliminar
  13. Claro que há enfermeiros que queriam ser médicos e também ha assistentes op. que queriam ser enfermeiros e há jardineiros que queriam ser advogados e pescadores que queriam ser astronautas. Agora nao generalize porque ha muitos enfermeiros que sao exelentes profissionais e têm orgulho em ser enfermeiros.
    Gostava de perceber quais os seus dados, porque uma das grandes lutas dos enfermeiros, sindicatos e ordem é aumentar o racio por turno. Toda a gente sabe que ha falta de enfermeiros nos serviços (ate a ministra da saude o sabe), ou julga que os serviços têm apenas 4 ou 5 doentes??
    Bandos?? soa-me a desprezo pelos enfermeiros.. sera que queria ser enfermeiro(a)?
    Irem ao bar?? Acho que os enf. tambem tem direito de ir ao bar... e é importante que saiba o seguinte, os enf e os assistentes, sao as classes que mais se preocupam com as divisoes de pessoal para as refeiçoes. se vove vê bandos de enf a ir ao bar, é porque está outro bando no serviço a prestar cuidados. Enquanto muitas vezes os médicos de determinadas especialidades vao comer todos juntos, deixando os serviços desfalcados (mais notorio na urgencia), os enf e AAM organizam-se.
    Numa coisa parece que estmos de acordo... os assistentes tambem sao poucos.
    Lamento que tenha familiares hospitalizados, mas ja pensou se os enf nao estariam a cuidar de outros doentes? é que nos serviços de internamento chegam a estar trinta e tal doentes internados.
    Se sao bem tratados pelas assistentes fico feliz... ainda bem.. os assistentes tem formaçao é para isso mesmo.
    Ha enf simpaticos e antipaticos, se calhar teve azar e calhou um antipatico e descuidado.. ha maus prof em todo o lado, mas mais uma vez nao generalize
    Dormir?? Todas as classes de prof em saude dormem, os assistentes tambem dormem e olhe que ja vi maqueiros (que tambem sao assist operacionais) a dormir o turno todo. Eu sou enf, faço noites, durmo, mas tambem ja fiz noites em que so parei para meter um pao a boca..
    Vencimentos?? Sao ambos pessimos. Os assistentes ou auxiliares pouco mais q o ordenado minimo recebem, o que é vergonhosos e os enf nao recebem como licenciados, que o sao
    Cumprimentos
    G.

    ResponderEliminar
  14. "Gostava de perceber quais os seus dados, porque uma das grandes lutas dos enfermeiros, sindicatos e ordem é aumentar o racio por turno"

    Aumentar ainda mais? Já agora a vossa missão, mesmo durante a noite, é trabalhar e não dormir. Faço noites numa empresa privada e não durmo.
    Não era necessário dizer que há bons enfermeiros, muito mau seria se não os houvesse, penso que não foi para esses que alguém fez o comentário das 11.54.

    ResponderEliminar
  15. ba la que so teve contra resposta para um assunto... e o que é que voçe percebe de saude para vir falar em racios de enfermagem?? parece que sabe mais que os indicadores e estatisticas. Nao é por ter tido familiares internados (infelizmente) que vai opinar sobre racios. Fale do que sabe

    ResponderEliminar
  16. Desculpe, mas já agora pergunto-lhe eu, qual a lei que define o número de doentes por enfermeiro.
    da vossa parte são só balelas. No privado de certeza que trabalham e diga-me quais são os rácios.

    ResponderEliminar
  17. Não há nenhuma lei. Todos os serviços sao diferentes. Há serviços em que 1 enf tem ao seu cuidado 7 ou mais doentes, como p.e um serviço de internamento onde provavelmente o seu familiar esteve internado. Ha serviços com cuidados intensivos onde 1 enf tem a seu cuidados 2 e por vezes 3 doentes e ha instiruições publicas e privadas,onde a exploração é evidente e onde um enf tem a seu cargo dezenas de doentes.
    Eu p.e trabalho num Serviço de urgencia e ha turnos em que tenho sob a minha responsabilidade 30 doentes. Mas isto para si sao so balelas e os enfermeiros sao uns cretinos..
    Um dia talvez trabalhe em saude ou tenha o azar (esperemos que nao) de estar internado e ai pode ser que entenda o trabalho dos enfermeiros.
    Para acabar... nao se iluda com o privado. É a maior exploração em saude.. logo o que pretendem é lucro com o menor pessoal possivel e depois as merdas acontecem

    ResponderEliminar
  18. Aceito, mas só aceito e não esclarecido pela resposta, mas não ponha na minha boca aquilo que eu nunca disse"cretinos".

    ResponderEliminar
  19. ok nao disse explicitamente cretinos, mas das suas palavras é que se subentende.
    Ha varios instrumentos que avaliam a necessidade de cuidados de enfermagem por doente (agora nao me estou a lembrar o nome). Um deles é preenchido pelos colegas dos internamentos, onde se chega à conclusão que o numero de horas necessárias para se cuidar dos doentes é muito superior às horas que efectivamente existem. O que comprova a necessidade de mais enfermeiros por turno, com menos doentes por mais enf. Noutros paises mais avançados é o que se verifica.

    ResponderEliminar
  20. Lamento ter q voltar a dizer, q a ULSAM DE V.C, tem poucos enfermeiros, em todos os serviços, isto pra n falar no resto. Vi com os meus próprios olhos. Entrei num piso as 24h, para fazer um internamento e tinham, 2 enfermeiros e 1 auxiliar, para 32 doentes. Não quero voltar a repetir, tudo q sei e vi, durante meses, na ULSAM DE V.C.
    Não vale à pena, TAPAR O SOL COM A PENEIRA!

    Bem Haja, a todos os profissionais de saúde, q fazem mais do q aquilo q podem, pra dar melhor qualidade de vida aos doentes, q n têm culpa, q a saúde, em PORTUGAL, esteja de rastos.

    Cumprimentos;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  21. Tao de acordo com cada palavra! Sou enfermeira, tenho o maior orgulho na minha profissao...e sinto imensas vezes tudo isso...os medicos acima de tudo...nos..pro lado..mas qd precisam...batem a porta...! é assim mesmo...ate um dia...!! Cumprimentos e parabens pelo blog...estou a deliciar-me ao ler cada post!

    ResponderEliminar