domingo, 31 de outubro de 2010

A década da decadència - Vol III

Esta também foi a década em que os hospitais se tornaram empresas. O principal objectivo seria o corte nas despesas e para isso aparecem economistas ou gestores, que apesar de perceberem de números, pouco ou nada percebem de gestão em saúde.
O meu hospital, após anos sucessivos de desaires orçamentais, anunciou balanços positivos nos últimos anos, isto apesar de ainda dever dinheiro aos enfermeiros. Outros, em vez de diminuir, aumentaram o défice, como em Braga p.e.
Parece evidente que de uma maneira geral cortou-se nas despesas, mas também se cortou na formação em serviço, qualidade de cuidados, qualidade de materiais, rácios e autonomia das classes, principalmente de enfermagem.
As gestões hospitalares do SNS cada vez se assemelham mais com as privadas, o que importa é ter anúncios bonitos à entrada a dizer que são os maiores, o que importa é o lucro sem se olhar aos meios, o lucro a qualquer custo com o menor número possível de profissionais de saúde a tratar o maior número de doentes possível

4 comentários:

  1. Pois tem toda a razão o colega. Trata-se então, no que aos enfermeiros diz respeito, produzir indicadores, números, custos associados à prevenção efectuada pelos enfermeiros, de forma a provar por A+B que a redução de enfermeiros num dado serviço provoca mais gastos que a manutenção do seu posto de trabalho! E estamos todos a fazer isto? hum... acho que ainda só estamos a acordar!

    ResponderEliminar
  2. Quanto à qualidade dos cuidados só nós somos os responsáveis!! Não cumprimos com o nosso dever de cuidar com qualidade. Se os padrões baixaram foi por nossa culpa, dos chefes que protegem a sua "quinta e seu poleiro" e da nossa Ordem. Pergunte a algum anestesista se baixa a qualidade e responsabilidade do seu trabalho.NUNCA aceitariam! Nós demos um grande tiro nos pés!

    ResponderEliminar
  3. NOVAMENTE AQUI ESTOU,AGORA PARA DAR RAZÃO AOS ENFERMEIROS.NA ULSAM, DE VIANA DO CASTELO,TEEM DOIS ENFERMEIROS(AS),E UMA AUXILIAR,NUM PISO,PARA TRATAR DE 34 DOENTES.POR ISSO O DOENTE,TEM TEMPO PARA ARRANCAR TUDO O QUE O IMPEDE DE SE LEVANTAR DA CAMA E DESORIENTADO,PERDENDO SANGUE, VAI PARAR EM OUTRO SERVIÇO.ESTÁ ADMIRADO(A)?,ACONTECEU COM MEU QUERIDO PAI.A HONESTIDADE É UMA VIRTUDE MUITO GRANDE!FOI O PRÓPRIO SR.ENFERMEIRO QUE ME CONTOU.ISTO É DESUMANO!L.F.P

    ResponderEliminar
  4. Caro LFP, sem palavras... é triste mas é a realidade. Enquanto a sociedade não acordar e exigir melhor qualidade na saude, isso que refere e outros eventos bem mais graves, irão continuar a acontecer

    ResponderEliminar