domingo, 17 de outubro de 2010

Olha pró que eu digo, não olhes pró que eu como

Hoje, dia 15 de Outubro, é o dia mundial da alimentação.
Parece que um canal de televisão andou a entrevistar profissionais de saúde sobre o que comiam.
Não é necessário ser muito observador para concluir que uma significativa parte destes tem maus hábitos alimentares. Em casa não sei o que comem, mas nos hospitais, que é onde a maioria passa a maioria do tempo, é o que se vê.

Sempre que vou ao bar do hospital, perco o apetite. O menu é quase sempre igual:
Panados, rojões, bife, fêveras e filetes, acompanhados de, invariavelmente, arroz aos grumos e batatas fritas ressequidas.
Também não será necessário ser perito em nutrição, para verificar as quantidades excessivas de gordura e hidratos de carbono que daqui advêm.
Na minha opinião um hospital deveria dar o exemplo no que diz respeito a hábitos alimentares e poderia começar pelo seu bar. Será que é por isso mesmo, por ser bar?! Bom… o refeitório muito melhor também não será, mas sempre há mais variedade e qualidade nutricional talvez, apesar de nem sempre estar acessível aos profissionais e ser um espaço pouco apetecível.

Acho que nestes últimos anos, as pessoas preocupam-se mais com o que comem e o conceito de cozinha alternativa surge em força.
Porque não repensar os menus? Seria um bom desafio para quem gere este bar. Aqui ficam algumas sugestões simples, económicas e saudáveis:
Empadão de espinafres
Hambúrgueres de soja com quinoa
Panados de peru com ervas
Sopa de batata doce e courgette
Croquetes de marisco com esparregado
Tagliatelle com pesto de rúcula
Arroz integral com grelos e panados de tofu
Douradinhas no forno com hortelã e batatinha assada
Truta em papelote com legumes salteados

... e sobremesas:
Tarte de arroz integral
Bolo de manga e coco
Aspic de fruta

3 comentários:

  1. Logo nem dinheiro ganhamos para comer estou a gozar em tempo as horas que tenho em debito, e já estou á uma semana sem trabalhar, no fim do mes...

    ResponderEliminar
  2. Keep on dreamin'!
    De qualquer maneira,são boas sugestões!

    ResponderEliminar