sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Carta da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros ao Pai Natal


Esta é só para enfermeiros! Mas não somos todos?!!!
Querido Pai Natal, Sou eu, a "Migusta", como tens passado? Andas melhor das lombalgias? Desculpa ainda não ter mandado nenhum Enfermeiro para te administrar uns anti-inflamatórios mas, acontece que não há ninguém disponível... Além disso o rácio da OCDE é de 12 Enfermeiros por cada Pai Natal, o que é quase impossível de te conceder, pois nos dias de hoje encontrar Enfermeiros disponíveis para trabalhar, é como encontrar uma nota de 20 euros aqui na sede da Ordem...
Este ano portei-me bem, por isso a minha lista de presentes vai ser mais comprida do que o costume. Não sei te lembras, mas no ano passado, só pedi uma coisita: “mais Enfermeiros!” Realmente tive mais Enfermeiros, o problema é que as quotas são baratas e preciso ainda de mais... pois, como deves saber, estas "obras" cá na Ordem não são pagas com ar e vento, não é? Sabes, tive um sonho: sonhei que Portugal um dia terá muitos Enfermeiros. Tantos, que os rácios não serão traduzidos mais pela razão enfermeiro/utente, mas sim por utente/enfermeiro. Quero mais Enfermeiros!
Noutro dia fui ao hipermercado. Estava muito calor lá dentro e senti-me mal. Uma empregada simpática (do hipermercado), perguntou pelos altifalantes se havia algum médico ou Enfermeiro lá presentes para ajudar... Não apareceu nenhum médico, mas enfermeiros estavam muitos. Acho que só o homem do talho é que não era Enfermeiro. (...)
Cá na Ordem vai tudo bem. Tenho mais empregados novos! Até o jardineiro tem o curso de Enfermagem! Isto só traz vantagens: noutro dia vi-o pela janela a dar um sermão de ética aos peixinhos do lago aqui do jardim! Isto faz-me lembrar uma coisa ridícula que me aconteceu noutro dia: veio cá um "totó" a dizer que era Enfermeiro e que estava no desemprego... Perguntei-lhe logo se era para os apanhados! Ele disse que não! Vê-se logo que ele não percebia nada de rácios, enfim... aparece-me aqui cada um! Onde já se viu um enfermeiro desempregado?!
Ando um pouco triste. O meu gato anda doente. Levei-o a um Enfermeiro veterinário, daqueles que eu ainda me manifestei contra, mas de nada valeu, ou melhor ninguém me ligou, ele até era bom rapaz... Era ainda estagiário, andava a estudar o modelo de Nancy Roper para cães e não me pôde ajudar muito! Sabias que já dei um nome ao meu gatinho? Chama-se "Rácio". Gosto de animais. Na semana passada comprei um papagaio. Ensinei-o a falar, já sabe dizer "Quero mais Enfermeiros!" Agora a ando a ver se ele aprende a dizer "Quero inflacionar as quotas!" A menos com os meus animais de estimação tenho paz. Nem me quero lembrar do outro dia, em que fui visitar um hospital e tive de fugir pela janela, pois quando olhei para traz vinham umas centenas de Enfermeiros a correr em direcção a mim com cara de poucos amigos! Livra!! Não os entendo. O que é que eles querem? A maior parte deles ganha melhor que uma mulher-a-dias!! (sem desprimor para estas) (…)
Bom, não te quero aborrecer mais, mas este ano queria ainda mais Enfermeiros! E se fosses amigo, deixavas abrir mais duas ou três escolitas de Enfermagem. Tenho uma amiga ali perto de Pitões das Júnias (fronteira com Espanha) que diz que lá ainda não há escolas de Enfermagem. Foi uma desatenção minha! Há lá estábulos porreiros! Davam bons campos de estágios de obstetrícia: treina-se nos cavalos! É tudo a mesma coisa! O estágio de ortopedia podia ser na mercearia do Ti Rodrigo! As escadas são escorregadias, e muita gente parte lá as pernas e braços! Vai ser uma maravilha!
Abraços.
P.s. Pai Natal, é verdade que estás a pensar em ingressar em Enfermagem?"
Autor: Doutor Enfermeiro (2007) mas ainda se aplica aos dias de hoje...

7 comentários:

  1. Simplesmente espectacular!!!!
    Em tom de ironia mostra explicitamente o que nós enfermeiros estamos a passar neste momento.
    Realmente o pai natal, trouxe-nos muitas prendas, a última que abri foi no dia 08 de janeiro, a proposta do ministério da sáude em relação à carreira de enfermagem e suas remunerações!!!!!!
    Já sei o que vou pedir ao pai-natal no próximo natal: uma ministra da saúde enfermeira!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  2. e mandar isto à sra bastonária?

    isso é que era lindo!:)

    ResponderEliminar
  3. ela está na minha lista de divulgação... nao brinco em serviço :))

    ResponderEliminar
  4. Bom, o autor não é de todo desconhecido. Eu escrevi a carta e publiquei (como brincadeira humorada), como pode confirmar num post de 11 de Março de 2007.

    ResponderEliminar
  5. Foi sem intenção. Recebi esta "carta" por email, mas não trazia autor mencionado, logo pus autor desconhecido. Achei piada e publiquei. Desde já os meus parabéns ao autor, pois conseguiu fazer-me rir.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Mas se achares que é um abuso, eu elimino, sem problema. Agora percebi que o post é da tua autoria, não fazia a menor ideia. Curioso ser de 2007 e muitas das coisas ainda se aplicam

    ResponderEliminar
  7. Ora essa colega, todos os meus posts são livres. Não considero nem reservo "direitos de autor" de forma alguma. Eu próprio recebi, por várias vezes, esse mail.
    As minhas palavras foram só no sentido de desmistificar a autoria da "carta".
    Abr.

    ResponderEliminar