quarta-feira, 15 de julho de 2009

Crónicas estapafúrdias vol. VII - Às vezes perco-me a tentar perceber a mente humana.


Nota prévia: Há já algum tempo que não editava as crónicas, por isso convém relembrar que todas as crónicas estapafúrdias são histórias reais, com personagens inventadas, para não ferir susceptibilidades.
O Enfº Y tinha recebido a informação, estava prestes a chegar ao SU um doente com o diagnóstico de tuberculose pulmonar, com alto risco de contágio. As medidas de precaução possíveis foram asseguradas e o senhor infectado seguiu directamente para o pseudo-isolamento do SU. Aqui , caros leitores, surge a primeira parte estapafúrdia.
Desde que se ergueu esta Urgência, há mais ou menos 30 anos, que existe uma sala que denominarei de pseudo-isolamento/sala de tratamentos/sala de espera de doentes para PSIQ-ORL-OFT. Tanto funciona para instalar doentes com tuberculose, como para, (em alturas distintas) deixar doentes à espera do psiquiatra ou, por exemplo, fazer um enema de limpeza a um doente ou ainda, mais recentemente, para deixar suspeitas de gripe A. É uma sala multi-usos!
Foi necessário a chegada do H1N1 para se começar a pensar em fazer umas obras a este pseudo-isolamento/sala de tratamentos/sala de espera de doentes para PSIQ-ORL-OFT, para que se torne unicamente (?) um isolamento à seria.
Para que tenham uma melhor ideia do que vos estou a falar, descrever-vos-ei o pseudo-isolamento/sala de tratamentos/sala de espera de doentes para PSIQ-ORL-OFT:
Dirigindo-se pelo corredor principal, encontra na 8ª porta à sua esquerda , a entrada para o pseudo-isolamento/sala de tratamentos/sala de espera de doentes para PSIQ-ORL-OFT, abre a porta, e vê um compartimento talvez do tamanho de um quarto de casal (de um apartamento modesto), no topo superior da parede de fundo, temos umas janelinhas, género as de uma garagem (do mesmo apartamento). Depois temos um lavatório dos anos 20 e um saco branco, e para terminar temos o ar condicionado ou incondicionado, pois mal funciona. Finalmente está em obras! Agora vamos ver é como vai ficar, pelo menos já estão a deitar paredes abaixo. Há males que vêm por bem.
Agora a segunda parte estapafúrdia,
O enfº Z equipa-se segundo as normas estabelecidas, para ir ter com o tal senhor que tinha uma tuberculose. Eis que entra em cena Dr X, (não sei se se recordam) e questiona enfurecido o Enfº Y: Quem é o responsável de turno? Quem é o responsável pelo enfº Z? Recebe a resposta e comenta, de forma a que acompanhantes, doentes e quem estivesse no seu raio de acção ouvisse, qualquer coisa do género: Só lhe falta levar o preservativo! Será que também leva preservativo?! A história foi difundida e pelo que se constou, a intenção não era ter piada, era mesmo criticar e condenar (o que está certo), mas se fosse para ter piada, não teve nenhuma, digo eu.. é por isso que às vezes perco-me a tentar perceber a mente humana.

8 comentários:

  1. faz sentido: é uma medida eugénica para acabar cos malucos. problemas mentais?!?! toma lá um viruzinho a ver se vais desta pra melhor. muito bom!

    ResponderEliminar
  2. se o senhor decidisse expectorar para cima do senhor Dr. X. gostaria de saber se ele também não levaria o preservativo...o colega em questão podia sempre ter perguntado ao senhor doutor (evidentemente douto) se ele se vai proteger do contágio só com o preservativo...não seria seguramente o primeiro...

    ResponderEliminar
  3. de certeza que este Dr. não pretende cuidar aquele doente ou então vai fazer uma visita de longe bem longe

    ResponderEliminar
  4. este blog, há cerca de seis meses atrás, era pujante e cheio de força... era comentado diariamente no nosso hospital, por toda a gente. Tenho pena que tenha esfriado... fazias um trabalho com mérito, Guilherme. Compreendo o teu desgaste. Deixo-te aqui o meu apreço. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. É verdade Guilherme, partilho plenamente com o anónimo das 0:43...
    Este era um blog, que sempre que vinha consultar havia novidades, agora há uns tempos a esta parte tá mt mt paradito...desejo que volte aos seus tempos aureos...
    Força aí

    ResponderEliminar
  6. é verdade... tenho andado um bocado catatónico.. mas as vossas palavras dão-me novo animo. Mas não fico desmotivado.. é normal, no inicio todos comentam, mas chega a uma fase, como dizes, começa a esfriar. Não quero publicar posts so por publicar, como vejo em muitos blogs. Quando escrevo algo, tenho como principal objectivo que suscite a discussão, caso contrario perde o interesse. E como o blog vive da vossa participação, se vejo que não há muita, desleixo-me. As vezs faço uns desafios, a ver se alguem me escreve temas interessasntes, mas nem ai tenho tido sorte.
    Mas novas surpresas aproximam-se
    Abraço e obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Força Guilherme, não deixes de colocar aqui aquilo que te vai na alma porque quase tudo que dizes se passa na nossa também. Dizes que andas um bocado assim pró esfriado e eu entendo pois quando não recebes retorno deste lado a tendencia é a de abandonar a sala. Por isso aqui te deixo um incentivo a manteres a "corrente" nem que seja com um pensamento, um video ou uma música com história. Fico á espera das surpresas que prometes.
    Quanto á atitude desse douto sr. provávelmente é mais um dos que paga mais para não usar protecção...Um abraço cordial, Luisa.

    ResponderEliminar
  8. lool
    Obrigado Luisa A. quanto às surpresas, elas ja ai andam... E uma bombástica está a ser preparada

    ResponderEliminar