quarta-feira, 20 de maio de 2009

A quebra de confiança


Parece que circulou pelos lados do reino ULSAM, uma Circular, passando o pleonasmo, que destituía um certo enfermeiro chefe do seu cargo devido a quebra de confiança perante os elementos da Direcção. Parece também que esta reforçou bem a ideia de que a Direcção de Enfermagem está em 2º plano, numa posição subalternizada.
Este novo nome para o nosso hospital - ULSAM, só me faz lembrar o nome de um Sultão árabe ULSAM SAID, por exemplo. Na maioria dos países árabes, ou reinos/monarquias/ditaduras, como lhe queiram chamar, não impera a democracia, o diálogo, nem muito menos o bom senso.
Bom senso foi o que faltou ao senhor que teve a brilhante ideia de distribuir esta circular pelo hospital. Como é possível?!
Não estou aqui a defender chefes, não faz parte das minhas prioridades, estou a atacar a falta de respeito e a falta de consideração entre indivíduos.
Enfermagem cada vez mais perde a sua autonomia. Vejo nos chefes autênticas marionetas que dançam pelos serviços ao dispor das direcções, mediante pressões exercidas por médicos, que não vão com a cara de determinado enfermeiro. Onde é que chegamos?!
Vou mas é escrever o 3º episódio de um dia na vida de um enf. na admissão, para me acalmar...

5 comentários:

  1. Falta de respeito também tem acontecido relativamente entre enfermeiros chefes e "subaternos", como alguns gostam de "tratar" os enfermeiros não-chefes, e falar +*+*.... quem se recorda do que aconteceu no hospital de Vila Real aos colegas da U.C.I.P., que no espaço de um mês foram 12 transferidos de serviço, pela enfermeira supervisora e pela enf.ª chefe, com a conivência do administrador pelo facto de os colegas denunciarem as más condiçôes de trabalho a que estavam a ser submetidos? e do caso recente do colega que enviou a carta ao Presidente da República?
    Será que alguns colegas têm memória curta ?!.......

    ResponderEliminar
  2. 4Estes atropelos ainda agora começaram... è pena vermos nos lugares de Direcção Enfermeiros a quem dificilmente reconhecemos ideais de liderança (o líder nasce no seio da equipa e não se impõe!), compet~encia e de Conhecimento em Enfermagem. e para mais pelos vistos à Directores de Enfermagem que percebem de tudo: CS hospitalares, CS Primários, enfim... Só mesmo no nosso reino, onde Enfermeiro é para fazer «figura»

    ResponderEliminar
  3. Isis Erzsébeth Báthory26 de maio de 2009 às 14:05

    Sinceramente, já não há comentarios para coisas destas...

    ResponderEliminar
  4. Vejam a circular Informativa 30/09 de 11/05/09 que o conselho de administração fez para esclarecer a anterior que a Directora da ULSAM fez em complemento da Circular Informativa 30/09 de 24/04/24 em 5/5/2009. Parece confuso, mas não o é. Basta imprimi-las e colocar por ordem cronológica e já vão perceber!

    ResponderEliminar
  5. A Directora da ULSAM anda na "boca" do Mundo.
    Vejam o Blog do Doutor Enfermeiro:
    http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2009/06/um-enfermeira-directora-e-subalterno-do.html

    ResponderEliminar