segunda-feira, 22 de maio de 2017

Zelai por nós!


Afinal como estamos de greve de zelo? Falou-se disso no primeiro dia de greve, com muito pouco impacto (obviamente após falarem da dos médicos) e depois ardeu...
Ainda estamos em greve? Alguém dá por ela? No meu hospital lamento, mas ninguém dá por ela. Qual a adesão? Quais os resultados?
Sou sindicalizado no SEP, mas não foi por isso que não fiz greve. Acho que tomei a decisão acertada em não fazer. Ficaria muito satisfeito e provavelmente mudaria de opinião, se isto tivesse tido impacto e resultados. Mas o que se vê? Dúvidas e insegurança na classe e picardias entre sindicatos e Ordem... desde o início.
Tanto na net, como no Hospital, deparo-me com inúmeros colegas cheios de dúvidas, relativamente ao que é afinal uma greve de zelo. Quem é que nos apoia? Quem é que nos acompanha nas instituições? A informação no Hospital é inexistente. Alguém tem dúvidas??! Que consulte o blog do Sr Enfº Azevedo, lê-se na net... Mas o que é isto?! Lê-se que a greve de zelo é qualquer coisa do tipo: ser exímio, perfeccionista a cuidar de um doente e depois, por exemplo, não se faz registos.
As dúvidas são claramente legítimas, mas em vez de tentar apagar os fogos, o mentor da ideia, resolve irritar-se contra os enfermeiros.
Sou sindicalizado no SEP e sempre defendi um só sindicato de enfermagem para que haja apenas uma força e não contra-forças. Porque razão não optei por sindicalizar-me no SE ou SIPE? Porque na minha realidade, no meu hospital, no meu distrito e na minha região, apenas vejo e sempre vi desde o primeiro ano que trabalho, a acção do SEP. Qual a acção que vejo e que me revolta, da parte do líder do SE? Ataques baixos, insípidos e recorrentes ao SEP, basta consultar o seu blog e facebook.
No momento em que o SEP anuncia (mal ou bem) a desconvocação da greve, por estar em processo negocial e porque o MS comprometeu-se com a resolução de vários assuntos, o SE/SIPE, resolve convocar uma greve de zelo por tempo indeterminado. O que será isto, senão uma provocação dirigida?! Respeito o senhor e acho que dedicou muito da sua vida a tentar melhorar a vida para os enfermeiros, mas perde-se em quezílias. Na minha opinião, já é tempo de dar a vez a outros, sair de cena e ir gozar a reforma. Reconheço-lhe de facto capacidade, conseguiu sentar na mesma mesa a digníssima bastonária a apoiar a sua iniciativa (!!!). A minha análise? Mais uma provocação ao SEP e mais uma má imagem da Ordem que (mais) uma vez mete-se em questões que não lhe dizem respeito. Porque é que não se dedicam empenhadamente e exclusivamente àquilo que são as suas funções? Uma coisa é emitirem um comunicado referindo que estão do lado das reivindicações dos enfermeiros, outra coisa é sentarem-se ao lado de um líder sindical, numa conferência de imprensa de anúncio da greve de zelo. Desculpem-me mas para mim, isto tem sido uma trapalhada brutal. Não quero de todo ser gerador de mais conflitos, gostava de fazer parte da resolução, mas isto é o que sinto, é o que vejo e... doa a quem doer.


6 comentários:

  1. A greve de zelo está a causar tanto efeito que os conselhos de administração de vários hospitais andam de cabelos em pé, a tentar miná-la de forma que nunca vi antes em trinta anos de carreira.

    ResponderEliminar
  2. Seja qual for a greve, sem a União dos 2 sindicatos,quem perde são os enfermeiros.
    Temos um problema grave na União dos enfermeiros que se reflete nos sindicatos. Provavelmente esta na hora de aparecer sangue novo a dirigir esses sindicatos ou um novo sindicato que cresça com os enfermeiros para enfermeiros....

    ResponderEliminar
  3. http://sersindicalista.blogspot.pt/2017/06/sugestoes-para-encontrar-as-origens-das.html
    http://sersindicalista.blogspot.pt/2017/05/como-10000-enfermeiras-saem-vitoriosas.html
    https://www.youtube.com/watch?v=Aa3czGDB810&ytbChannel=Sindicato%20dos%20Enfermeiros

    ResponderEliminar
  4. Vá lá...
    Sem medo (apesar do anonimato), sem censura...
    https://1.bp.blogspot.com/-npm2HMeO0s4/WTKDvdKwmuI/AAAAAAAAX_M/olPQc090OG8MZnAfEavJmEjQcXfZfqtZACLcB/s1600/ENTREGA%2BAO%2BDIAP.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SR Enf Azevedo, para mim,já pouco me importo, pois estou já de Saída por motivos pessoais e profissionais, mas custa-me ver o estado a que chegou a enfermagem. Não vale a pena andar a bater no ceguinho. Já todos sabemos o que Vale o SEP. Eu fui sindicalizado no mesmo e saí. Mas o SE não pode andar a gastar energias a criticar alguns partidos e alguns sindicatos!!! Ignore o SEP e os partidos e concentre a energia no que interessa. Centre a sua luta na enfermagem sem alusões a esquerda ou direita, ouça o que de facto os enfermeiros estão dispostos a fazer pela luta dos seus interesses e depois avance com o apoio dos mesmos ignorando aqueles que estão aliados ao que não interessa. Pelo andar carruagem os sindicatos parecem mais os representantes dos partidos políticos uns a esquerda outros a direita! Simplesmente não pode ser!!!!!
      Há enfermeiros de esquerdas que nunca votarão na direita e que não concordam com o seu,mas não apoiam o Se porque passa a vida a me ter politica pura e dura nas suas intervenções. O Sr não precisa nada disso para ter os enfermeiros na sua grande parte do seu lado......Vá lá medite nisto....

      Eliminar
    2. Também já não sei se alguma vez interessa muito andar a fazer greves, pois os 2 estão muito preocupados com os especialistas e praticamente não se fala das tabelas dos enfermeiros generalistas.....na verdade não me venham com tretas, pois os que eram especialistas na antiga carreira já tinham diferenciação salarial, pois estavam na carreira como especialistas e ao transitar para a actual carreira ficaram a ganhar como já ganhavam anteriormente.Quem tirou a especialidade depois, claro que tem contrato como já tinha antes como generalista, e se estão a exercer como especialistas só Se podem queixar de si próprios. Aqueles que como eu não querem ser especializados estão no esquecimento total, mas não se esqueçamos nos somos uma grande maioria e uma greve só tem expressão se os generalistas aderirem!!!! Por isso é que as greves de enfermagem NÃO tem qualquer efeito.....devem sim começar pela actualização é das tabelas actuais para todos e depois rever os especialistas.....ou ate lutar pelo exercício da enfermagem especializado, e actualizar a carreira sendo os cuidados gerais uma especialidade, tal e qual fizeram com os médicos. Assim sim, quando houver lutas pela classe não haverá divisão....por isso é que as reivindicações dos médicos têm sempre éxito!!!!

      Eliminar