quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Reflexões sobre EESMOs, sindicatos, actas e óculos 3D



Olá, Olá pessoal! Então que tal essas férias? Espero que tenham sido boas ou que ainda venham a ser!
Essencialmente que descansem... precisamos de descanso! Atravessámos momentos agitados!


Algumas reflexões sobre estes momentos...

Uns criticam, outros aplaudem o movimento dos EESMOs (enf. especialistas em saúde materna e obstetrícia). Eu estou mais numa coisa intermédia. Acho muito bem que um grupo de enfermeiros se tenha organizado para procurar justiça. Mexeram-se, ao contrário da maioria, e bem. Foi uma forma de pressionar (ilegal, é certo) mas pelos vistos foram bem sucedidos, porque foram ouvidos pelo Ministro e a comunicação social andava muito atenta.
Muitos criticaram e continuam a criticar a postura do SEP em relação a este e a outros assuntos. Por vezes perco o meu tempo a ler comentários no Facebook, chego à conclusão que é muito por esta desunião e falta de respeito que não chegamos a lado nenhum. Às vezes chateia ler alguns comentários ignorantes e ofensivos, dá vontade de responder na mesma moeda, mas fecho a janela, não vou perder tempo, nem ganhar stress. Aliás, faço um apelo aos dirigentes do SEP para que não percam tempo a responder a gente triste e mal educada. A melhor forma de responder à ignorância e falta de educação é com indiferença e silêncio.
Quem vai seguindo mais ou menos o blog sabe que acompanho e que me identifico mais com o SEP, não escondo isso, não sou nenhum advogado de defesa, mas também me revolta assistir a sistemáticos ataques sem fundamento. Sei que o SEP não é um sindicato perfeito, comete erros, mas pelo menos não é um sindicato oportunista, não apoia condutas ilegais, nem passa o seu tempo em blogs e facebook com provocações e ofensas.
Aquilo que se iniciou, a meu ver, como um movimento livre e espontâneo de um grupo de enfermeiros (EESMOs), rapidamente foi aproveitado pela FENSE para que atingisse o tão desejado protagonismo.
Felizmente e surpreendentemente não há conhecimento de processos disciplinares ou processos crime, decorrentes do abandono de funções dos EESMOs. Consta que houve um ou dois casos de despedimento num hospital particular, mas por sorte, pelo menos que se saiba e por enquanto, não houve mais nenhum. Mas poderia haver e a FENSE que deveria ser uma estrutura que obrigatoriamente tem que estar por dentro da lei, apoiou esta ilegal medida.
Nessa altura decretou-se a greve de 4 ou 5 dias, o ministro passa a estar aberto ao diálogo com este movimento/FENSE (sim, porque com o SEP já estava e está em negociação há já algum tempo) e a greve é suspensa. Agora questiono, quantos de vós líderes, sócios e apoiantes da FENSE apontou o dedo ao SEP por ter suspenso a última greve que tinha decretado? Afinal de contas o SEP fez exactamente a mesma coisa que a FENSE, suspendeu (e bem, na minha opinião) uma greve, porque houve um avanço, um comprometimento por parte do Ministro de que se iriam (re)iniciar as negociações em todas as matérias críticas da enfermagem. Onde estão agora os iluminados e defensores da FENSE, que tanto enxovalham o SEP de forma sistemática no facebook?!
Depois disso surge o Sr. Enfº Azevedo na TV a congratular-se com um marco histórico atingido, vai-se iniciar o processo negocial!! (como se fosse o primeiro!). O que a maioria dos enfermeiros não sabe é que o Ministro, dias antes, tinha dito já exactamente o mesmo ao SEP, aliás, já estão há algum tempo em negociação, basta ver os comunicados do SEP. A diferença é que o Sr. Enfº Azevedo apareceu na TV em horário nobre, a reboque do movimento das EESMOS.... Sim porque convenhamos, qual o interesse da comunicação social na FENSE? O interesse está em tudo o que estava e está associado ao movimento EESMOs. 
O SEP, bem ou mal, tem uma postura mais discreta. Não faz conferências de imprensa com a Ordem, sabe distinguir papéis. Por vezes parece-me que cumprem bem de mais as regras. Talvez precisem de ser um pouco mais arrojados, populistas e dominadores das redes sociais, como tem sido a Ordem e a FENSE. Só peço é que não façam aqueles vídeos como faz a FENSE, com os dois líderes sindicais envoltos por uma auréola num cenário futurista, porque senão tenho que arranjar uns óculos para ver filmes em 3D.
Depois disto e já num passado recente sai a ridícula acta da reunião entre FENSE e ACSS.
Ora tomem nota do que lá está escrito.:

"precisamente sobre o movimento a ACSS perguntou se o que se pretende é apenas salvaguardar a situação dos EESMOs, (a pergunta ratoeira!) tendo a FENSE referido que não. (e deviam ter ficado por aqui, mas há um mas, a verdadeira aberração!) Todavia, tendo sido este movimento quem tem assumido a liderança do processo, sejam eles os primeiros a ser beneficiados com qualquer solução que venha a ser encontrada. (aqui então mais uma vez confirmamos o oportunismo. Não é a FENSE, que supostamente é um (ou dois) sindicato(s) que lidera o processo, é o movimento de Facebook. QUALQUER, notem bem, qualquer solução (pode ser qualquer merda) que venha a ser encontrada, primeiro é para os EESMOS!!! O lema central de um sindicato, que supostamente deveria ser *somos todos iguais*, fica de parte.
E depois continua....
"Tomando a palavra o representante do movimento dos EESMOs que participava na reunião como observador e salientando que não representava os demais enfermeiros, evidenciou (...)" (Não há misturas meus amigos! Vamos olhar para a nossa barriguinha, quero lá saber dos outros, estamos aqui pelos EESMOS, a enfermagem unida e uniformizada fica para segundo plano!
É isto que temos...
Que se pronunciem agora as mentes iluminadas acérrimas defensoras da FENSE e do Sr Enf Azevedo.
É muito por esta desunião e mesquinhice que o titulo/subtítulo deste blog faz todo sentido.
Tenham vergonha! 


2 comentários:

  1. DO COICE DE UM BURRO NINGUÉM ESTÁ LIVRE MUITO MENOS DE UM SUJEITO QUE DEIXOU DE SER O QUE NUNCA FOI:ENFERMEIRO,(DIZ
    JOSÉ AZEVEDO, EU MESMO)

    ResponderEliminar
  2. Esta resposta do Enf José Azevedo é completamente desproporcionada. Não é desta forma que vamos a lado nenhum. Dou-lhe os parabéns por querer alterar a estrutura da nossa carreira, pois parece óbvio que só tem criado confusão e injustiça. E critico esta forma de lidar com a opinião de colegas de profissão, algo que só descredibiliza o sindicato que representa. Será que é assim muito complicado a OE e os sindicatos entenderem-se quanto à estrutura da carreira de enfermagem... E acho necessário sim envolver a OE, pois se dá os títulos, tem que ter consequências na carreira. Assim como deve estar definido quantos especialistas precisamos, de que tipo, onde...Há a questão das competências comuns do enfermeiros especialista ... serve para quê na carreira? Os enfermeiros só querem uma carreira clara como qualquer outra profissão. Podemos não ter o óptimo, mas pelo menos temos direito a ter alguma coisa mais justa, adaptada à realidade e que tenha algum sentido. Nós agradecemos e pedimos desculpa pelo incómodo!

    ResponderEliminar