quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Nem os super-enfermeiros escapam ao surrealismo das noites.


Fazer noites é uma merda. Por cada noite que faço sinto-me a envelhecer ao cubo. Envelheço literalmente, sinto-o. E isto está estudado. Nós temos um bioritmo, um ciclo, onde estamos em actividade ou acordados cerca de 16, 17 horas e 7 ou 8 horas a dormir. Uns mais outros menos, mas para nenhum, esse ciclo pode ser quebrado. Os sonos não se antecipam, nem se reduzem a um par de horas, nem se fazem no pico do dia, com os ruídos externos. Depois o pior nem é a noite em si, são os dias seguintes, onde vais tentar reorganizar o sono: fizeste noite, estás cansado, dormes de manhã, perdes o almoço, acordas lá para o inicio da tarde, chegas à noite já não tens sono, vais adormecer muito mais tarde que o habitual e novamente vais dormir menos que o razoável, porque na manhã seguinte, provavelmente vais ter que acordar cedo.
Fazer noites não tem preço, não se paga. Não quero que me paguem para desinsuflar saúde do meu corpo, mas tenho que as fazer e vou envelhecendo. Muitos não dão valor, principalmente os governantes, que nos pagam por isso com um suplemento cómico. Os ignorantes dizem que vamos para lá dormir, como se fossemos dormir as 9 ou 10 horas do turno. Saberão lá eles que a noite é o turno mais difícil, pois é na noite que muitos doentes, mais idosos por regra, ficam confusos e agitados, levando-nos muitas vezes ao descontrolo emocional, impaciência e irritabilidade. Nem os super-enfermeiros escapam ao surrealismo das noites, mesmo os mais calmos e atenciosos atingem um ponto de colapso e bufam como uma panela de pressão. Não há hipótese, toca a todos.. O mau-humor instala-se,  é bioquímico e quem leva a fava é o doente. É mesmo assim, não se surpreendam, reconheçam a verdade, muitas vezes o doente leva com os nossos desafogos.
As noites destroem-nos.

8 comentários:

  1. Saúde com saúde se paga sem esta ser bem paga ? !

    ResponderEliminar
  2. Sim é verdade. Não há dinheiro que pague um turno da noite dos Enfermeiros.

    ResponderEliminar
  3. E o mais triste e constrangedor é ouvir comentários do género "não sei porque te queixas, quando foste pra enfermagem já sabias o que te esperava...". O pior é que eu não sabia, e não falo só das noites! Mas isso daria pano para mangas. Sei na pele do que fala e concordo a 200%. O impacto do trabalho por turnos nos enfermeiros foi o tema da minha monografia de licenciatura, o que me deu a oportunidade de falar com muitos colegas de várias idades e anos de profissão sobre esta problemática, e perceber o impacto negativo que isso causa não só na saúde física do profissional mas também no seu equilíbrio emocional e familiar.
    Entristece-me perceber que os anos passam, e apesar de vermos progressos nas mais diversas áreas, relativamente aos enfermeiros, as mentalidades não se alteram e continua a haver uma falta de reconhecimento e respeito pela nossa profissão, esforço e saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou enf a mais de 5 anos. Se soubesse o que sei hoje nao teria vindo para enfermagem, facto. Mas ja que ca ando ha que dar o melhor de mim.

      Eliminar
  4. Revi neste texto frases pronunciadas e pensadas por mim centenas de vezes.
    Agora vejo essa realidade à distância, depois da mudança tão difícil e tão necessária à minha saúde mental e física. A quem pensa desta forma e pensa em deixar Enfermagem eu digo: força, em frente, há vida para além dessa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow...este texto tão simples e tão directo também reflecte uma realidade que já me cansei de viver. O que inicialmente me captou a atenção foi o titulo do blogue: "porque deixei de ser enfermeiro", ainda estou a exercer, mas cada vez mais vejo que não é isto que quero, acho esta profissão lindíssima, importantíssima, mas como as coisas funcionam....? não funcionam...estou cansada. A sua resposta, Miguel, foi mais uma lufada de ar fresco, ver testemunhos desses dão-me esperança, apesar do medo de mudar, de deixar o certo pelo incerto. Ainda não sei para que lado me hei de virar quando sair, mas tenho cada vez mais claro que é isso que quero.
      Obrigada aos dois :)

      Eliminar
  5. Eu só trabalho durante a noite, e conheço bem essa dura realidade...

    ResponderEliminar