quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Greve 13 e 14 de Outubro - Água mole em pedra dura tanto bate até que fura



Compreendo aqueles que dizem que estão cansados de tanta greve. Todos estamos, ninguém as quer, mas enquanto não virmos alguma evolução no sentido de chegarmos aos objectivos que todos consideramos mais que justos, as greves e a sua continuidade são inevitáveis.
Não compreendo aqueles que dizem que nada se consegue, porque algo se consegue sempre. Por muito pouco que possamos considerar que seja, uma simples pressão faz pelo menos com que nos sentemos e discutamos com aqueles que têm o poder de decisão.
Não consigo compreender aqueles que não fazem greve. Só conseguiria perceber, se fossem contra admissão de mais enfermeiros, contra as progressões, aberturas de concursos para principais, contra a reposição do valor das horas de qualidade, pagamento de h. extra, etc etc, (ver comunicado) mas decerto não o são. Então porquê?
"Porque trabalhamos mais que num dia normal e ganhamos menos!"
ERRADO! Trabalham mais porque são cobardes, porque têm receio de assumir que não fizeram determinado procedimento, porque tal procedimento não é uma necessidade impreterível, não é uma emergência para a saúde daquele doente e o "ganhar menos" é outro mito, porque quem faz greve e assegura os cuidados mínimos as 8 horas do seu horário normal, vai receber o seu vencimento na integra. 
Temos a razão e a lei do nosso lado, porque razão haveremos de nos colocar uns contra os outros, porque um faz greve e outro não faz e o que não faz tem o direito a ser rendido e fica indignado porque o colega que faz greve também tem um direito que prevalece sobre o seu, o direito à opção de não o render e este por sua vez também fica indignado porque está a lutar e a defender um princípio que provavelmente o seu colega não grevista também defende. 

4 comentários:

  1. Caro colega!
    Não faço greve por várias razões:
    1ª Estamos a banalizar uma arma importante que temos ao nosso dispor (acho que fazer greve de 2 em 2 meses começa a tornar-se banal)
    2ª Objectivos do SEP (Parece que andam a reboque na CGTP em relação as 35 horas, penso que temos assuntos mais importantes a lutar, como por exemplo a nossa equiparação em termos de carreira/salários aos outros licenciados, a contratação de mais enfermeiros, a possibilidade de mobilidade entre instituições sem sermos obrigados a rescisão de contrato (Afinal não trabalhamos todos para o SNS?))

    E digo mais a maior parte dos meus colegas fazem greve (embora a primeira opinião deles fosse não a fazer) porque não querem chatices e porque os outros também as fazem! Não faz o meu género ser esse tipo de pessoa! Tenho opinião própria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      respeito a opinião evidentemente. Acho que temos que continuar com uma pressão constante. Provavelmente haverá muiotos colegas (como eu) que acham precisamente o contrário, que acham que as greves deveriam ser feitas mernsalmente ou semanalmente ou até diariamente, até atingirmos aquilo que achamos justo para nós enfermeiros e consequentemente para os utentes.
      Colega, se leste os comunicados, as razões da greve não são apenas as 35h.. essa razão das 35h aparece em sexto nas razões da greve. Eu considero o mais relevante o que está em cima.. admissão de enfermeiros e horas de qualidade. Cada um faz greve mediante as suas convicções. Eu não a faço por ter receio de seguir turno, faço porque é a forma mais impactante de me manifestar contra as injustiças. Mas também estou cansado de greves obviamente, mas a falta de respeito com que somos confrontados a isso obriga

      Eliminar
    2. Eu li os comunicados e sei que não são apenas as 35 horas,e EU SOU A FAVOR DO QUE ESTÁ EM CIMA DA MESA!
      Agora irrita-me o facto de as 35h aparecer em 6 lugar e os cartazes que estão afixados no exterior do hospital só fala das 35 horas!!
      Irrita-me o facto de já muitos de nós termos avisado para não convocarem greves no fim da semana, e continuam a fazê-lo!
      Irrita-me saber que muito sindicalizados terem tirado fim de semana prolongado!!
      Assim não dá!

      Eliminar
  2. Leiam esta noticia com atenção!

    http://sol.sapo.pt/noticia/527589

    ResponderEliminar