quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Alguém me convence a votar na Ordem?


Aproximam-se as eleições para a Ordem dos Enfermeiros.
Há uns dias escrevia de forma categórica que não ia votar. Hoje já coloco algumas reticências nessa afirmação.
Nunca votei, sempre achei e continuo a achar que temos uma Ordem fraca, irrelevante, nunca vi muita acção nem protagonismo, apenas viagens, obras imponentes, luxos e anúncios infelizes. Por isso sempre tive à margem das decisões, o que não é de todo correcto, mas a desmotivação falava mais alto para a abstenção e só o facto de entrarem todos os meses milhares de euros naqueles cofres, para sabe-se lá o quê, deixava-me e deixa-me revoltado.
Nunca fui nem sou anti-Ordem, tenho a perfeita noção que é necessária para a evolução da enfermagem, que a sua criação surgiu pela vontade e movimento dos enfermeiros, mas a visibilidade e o impacto que ela tem tido, junto dos enfermeiros, é quase zero. Todos os comentários que fui recebendo ao longo destes anos, em relação a aspectos que envolvem a Ordem, por parte de pessoas de confiança e com conhecimento de causa, nunca foram nada abonatórios, pelo contrário. Será que vai ser mais do mesmo ou haverá mudança?
Talvez esvazie a mente e leia os programas de cada um, talvez não...
Caso haja algum que se comprometa a reduzir pelo menos para metade o valor das quotas, avisem-me!

4 comentários:

  1. A Ordem não são só quotas Guilherme...Nem cotas!(com o máximo respeito que me merecem os mais velhos na profissão!) E, a ser necessário um Regulador profissional, já que os sindicatos não estão vocacionados para isso, façamos as melhores escolhas de forma a não adiar decisões como está a acontecer com o país! Participação e criação de uma consciência coletiva precisam -se urgentemente na enfermagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ordem nao sao sao quotas?! Eu sei... e digo-o no post... mas também sei que é o que parece...

      Eliminar
  2. Infelizmente é por tomadas de posição como a sua que a ordem está como está reporta de pessoas pouco capazes e com a inércia que a caracteriza. Deveremos lutar pela nossa ordem e pela nossa classe, perceber os perfis e os programas. Conhecer as alternativas e realmente tentarmos devolver competência à estrutura que tem o dever de nos regular. Vamos todos envolvermos mais, só assim poderemos cobrar e questionar as decisões que não concordamos.
    Só uma questão esteve na assembleia em que se votou o aumento da quotização? Eu estive e votei contra, que jeito tinha dado nessa altura se agora os milhares de colegas que defendem que as cotas isto e que querem que querem passem para metade tivessem estado lá a votar comigo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom, em primeiro lugar temos que saber ler e interpretar bem as coisas. Então o facto de eu e muitos como eu estarmos desmotivados em relação à Ordem faz com que a Ordem tenha pessoas pouco capazes e com inércia?! Lamento mas acho que uma coisa nada tem a ver com a outra. O primeiro passo para alterar a desmotivação dos enfermeiros parte da acção dos que lá estão
    Claro que o meu desinteresse não é apropriado e digo-o no post, reconheci que a postura não é a mais indicada e que estarei apto a alterá-la, fazendo um apelo para que me convençam. A ideia ideal seria que surgissem por aqui os candidatos e apoiantes às listas para fundamentar os programas... discutir. Agora não me pode ser apontado o dedo, nem muito menos ser responsabilizado pelo estado em que a Ordem está (inerte tal como referes) por ter sido sincero e transmitir aquilo que me vai na alma, por transmitir a ideia que todos os meus colegas com quem falo sobre a Ordem, têm tambem. Digo-te com toda a honestidade que acho um absurdo completo ter que pagar 10 eur por mês para algo que neste momento não me diz nada, vejo-o apenas como uma obrigação. A Ordem necessita de ser mais interventiva, precisa de comprovar para que é o dinheiro que todos nós pagamos todos os meses. É um absurdo, isto sim uma "barbaridade" tal como diria o outro colega, o dinheiro que entra todos os meses na Ordem. Principalmente por causa disto, é que sinto uma repulsão em relação à Ordem.
    Assembleias? Em Lisboa? Não vou de Viana a Lisboa para uma Assembleia. Porque não ir alterando os locais de Assmbleia pelo país?.. Se calhar seria uma forma de proximidade, se calhar não é possivel, não sei.. Muito provavelmente se houvesse uma assembleia no Alto-Minho marcaria presença, isso garanto
    Abraço

    ResponderEliminar