segunda-feira, 30 de junho de 2014

Carjacking no parque do Hospital



Na passada 4ª feira, uma colega do Serviço de Pediatria foi vítima de carjacking em pleno parque de estacionamento do Hospital de Viana.
O criminoso levou-lhe o carro, sob ameaça de uma faca e consta que a coisa só não correu pior, porque a colega teve a coragem de um confronto verbal, evitando dessa forma o rapto que estaria planeado. 

Fuga à Hollywood, com barra pelos ares, mas o meu ver o bandido até podia ir a 20 à hora e tocar na campainha ao segurança para abertura da barra, pois não havia ninguém para o apanhar (e mesmo que houvesse não o apanhavam certamente), ou câmara para o mostrar... (pelo que se fala, a câmara das barras está apontada para os pés do condutor... acho estranho, mas já acredito em tudo).

A Administração foi lesta em reunir com a PSP para encontrar formas de aumentar a segurança e a PSP supostamente estará a investigar... (vamos acreditar que sim). Mas.........

Depois de todo este filme, algumas questões perturbam-me...
Quem vai assumir os danos materiais e psicológicos desta enfermeira? Não sou perito em direito mas, na minha opinião, a responsabilidade deve ser do hospital. O hospital será responsável pela segurança dos seus funcionários em todo o perímetro hospitalar e isso obviamente engloba o parque.

Devemos ficar preocupados colegas. A nossa profissão já é de risco elevado, a segurança intra-hospitalar já está fortemente comprometida no nosso dia a dia e agora parece que até a "peri-hospitalar" está em risco.

Os avisos já tinham sido vários. Os assaltos a viaturas no parque já aconteceram e por mais que uma vez. O parque é um local mais que apetecível para os criminosos, há poucas ou nenhuma câmara, tem locais de fraca ou nenhuma iluminação, há horas em que o movimento é nulo ou quase nulo e qualquer pessoa tem acesso ao parque quer por norte, sul, este ou oeste.

Porque razão então não se tomaram medidas? O que é que vai ser feito agora? O que é que vai sair da reunião entre a PSP e a administração? Umas "rondas" da PSP de vez em quando pelo parque? Será que isso vai resolver? Evidente que não. É necessário analisar o problema de raiz, são necessárias obras para vedar o livre trânsito no parque, aproveitavam e alargavam-no, porque estacionar neste parque é uma aventura. Por muito que custe a muita gente, as entradas e saidas do perímetro do hospital, deverão ser limitadas, controladas e vigiadas.
Ajam!!... a fim de evitar uma tragédia maior

19 comentários:

  1. Nem sei que dizer...És de Viana?

    ResponderEliminar
  2. resposta da administração: dê graças a Deus por ter trabalho...

    ResponderEliminar
  3. Da PSP teremos rondas há moda antiga, quem fazia noites sabia a que horas o carro patrulha passava pelo hospital. Segurança aumentada no parque?! Vai ser difícil porque como resposta podemos ter "foi um acontecimento inédito e ocasional, o hospital funciona desde 1983 e nunca tinha acontecido tal coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se as respostas da administração forem essas que vcs dão, então estamos muito mal. 1º dar graças a Deus por ter trabalho???!! Prefiro não ter trabalho a ser raptado! Uma coisa nada pode ter a ver com outra... até parece quer o estado esta a fazer-nos um favor!
      quanto ao "nunca tinha acontecido tal coisa" sim, tentativas de rapto não terão havido, mas já aconteceram vários assaltos, por isso isto não pode ser considerada uma situação inédita. A segurança é má ponto. Num hospital trabalham maioritariamente mulheres, por isso é um local apetecível. A administração tem que tomar medidas rápidas e eficazes

      Eliminar
    2. Estimado "Guiherme", o parque de estacionamento é parte integrante do Centro Hospitalar, também é certo o que diz quanto à prevalência da natureza da mão de obra hospitalar, mas deixe-me perguntar-lhe o seguinte, em relação ao ressarcimento dos, alegados, danos sofridos pela sra enfermeira objecto da infâmia: se eu for a sua casa e for assaltado nas escadas do prédio, ou no canteiro, devo responsabilizá-lo a si ou ao agressor? Não me parece que a questão mereça muito mais... Quanto à parte de serem sobretudo funcionários do sexo feminino... então e a igualdade de género, e o que lhe parece de pedir à PSP de andar a patrulhar um espaço por natureza reservado ao Hospital, e não fruído por qualquer cidadão? Acha que devo ser eu, cidadão, a pagar pela segurança prestada aos veículos e pessoas estacionados dentro do perímetro reservado da ULSAM? Certo da sua melhor atenção

      Eliminar
    3. discordo totalmente.
      como se pode comparar o que não é comparável?
      igualdade de genero??! decerto nao pensaria assim se fosse sua esposa ou filha, a enfermeira assaltada, ou a enfermeira que diariamente corre riscos. falo nas mulheres porque sao mais vulneraveis, mas os homens estao igualmente sujeitos, alias um homem até poderá correr mais riscos pq poderá reagir.
      não peço nada a PSP percebeu mal, peço a adm obras urgentes,,, o problema já nao é de agora e é muito mais do que isto que aconteceu.
      deve ser o senhor e eu a pagar certamente pq estamos a falar de uma instituição publica e da segurança de funcionarios publicos... ou não será importante esse assunto? se formos p.e ao parque da camara municipal,, é um parque fechado, controlado e tem um segurança ou porteiro
      espero que os administradores nao pensem como o senhor caso contrario os problemas continuarao a existir neste parque..
      reflicta sobre o que escreveu .

      Eliminar
    4. Não diria mais do que desacreditação total. Esperemos sentados e assustados pelas cenas dos próximos capítulos.

      Eliminar
    5. Caro Guilherme
      Tem todo o direito de discordar do que entender, porém tal não significa que por mero efeito da sua discordancia a razão o passe a assistir.

      Não considero que tenha entendido mal o que o Gilherme escreveu... O Guilherme escreveu no seu post inicial que da reunião da administração com a PSP poderiam resultar umas "rondas da PSP" e que isso seria insuficiente para garantir a segurança no parque de estacionamento. Ora essas rondas têm custos meu caro... se o policia está a policiar o parque de estacionamento do hospital, não pode estar na rua... via pública por excelência.
      Quanto a achar que devo pagar pela segurança dos funcionários públicos, em particular dos que trabalham na ULSAM, meu caro: não mais do que pago pela segurança de qualquer outro cidadão.
      A organização do Hospital cabe à administração; a administração, caso não saiba, é nomeada pelo poder politico do seu país, e o poder politico do seu país é eleito através do voto dos cidadãos... que se dão ao trabalho de votar... Se o carissimo discorda da organização do Hospital, designadamente da vigilancia do parque de estacionamento, é algo que deverá endereçar à administração da ULSAM.
      Quanto à eventualidade de suceder uma situação semelhante, a mim, à minha esposa ou filha... meu caro... ninguém está livre. Agora esteja certo que ainda que suceda dentro da sua casa, a menos que seja o senhor o agressor/asssaltante, não vou bradar e exigir que seja o senhor a suportar quaisquer danos.
      Saudações Cordiais

      Eliminar
    6. PS
      Carissimo, antes de recomendar periodos reflexivos aos outros... pense o senhor nas baboseiras que está a escrever.

      Eliminar
    7. Amanha vou tentar fazer um desenho a ver se entende as minhas baboseiras.. Hoje nao tou cansado

      Eliminar
  4. Aguarda-se uma atitude de valor, por parte da administração, pois isto só veio servir para pôr em "pânico" todos os profissionais daquela instituição que não têm opção se não sair aquela hora e estacionar naquele parque. Se a propria instituição não preza pela segurança dos seus funcionario, quem o irá fazer?

    ResponderEliminar
  5. doutor da mula russa4 de julho de 2014 às 16:44

    a solução é pôr o artur na sua "harley" a fazer rondas constantes!

    ResponderEliminar
  6. Eu dou Graças a Deus para os ver em debanda. Não me lembra de ver tanta incompetência. Por cem anos que dure não me vou esquecer daquela reunião onde todos os presentes foram "humilhados" com o tema como fazer uma acta! Nem o Tônio o Presidente da Junta da minha terra se sujeitava a tal vexame! Haja alguém que venha e depressa deitar mão a isto.

    ResponderEliminar
  7. Sei que não é nestes comentários que devia escrever o que me vai na alma. Não sei como escrever em outro sitio. O que se passa no hospital com os serviços gerais é de outro mundo que não aquele em que vivo. Eu pergunto a mim mesma e já agora a quem souber, por favor, responda: - a que se deve a falta de assistentes operacionais? As escalas não têm número suficiente de assistentes operacionais para as encarregadas as fazerem. O porquê de haver assistentes operacionais no meu serviço a aguardarem há meses, em casa, a renovação dos contratos, quando se vê funcionários de outras classes a serem contratados. É loucura total a exigirem das encarregadas os rácios, quando é visível que não têm assistentes operacionais para manterem esses rácios. Por favor respondam-me, de quem é a responsabilidade destas situações. Sei que por vezes são atacadas porque nos põem cinco dias seguidos a trabalhar, mas faço mea culpa elas não conseguem. Não há alguém do conselho de administração que veja o que se está a passar? É uma súplica que faço, por favor não nos devorem. Somos funcionários que temos o valor que temos, para alguns nenhum, mas temos, mas por vezes dou por mim a pensar será que temos? ou será que só nos querem para limpar o chão? mas quando alguma de nós falta cai o Carmo e a Trindade. Quando há quinze anos entrei para o hospital, o médico, o enfermeiro e a auxiliar eram uma equipa onde todos se respeitavam, todos trabalhavam em equipa, hoje somos meros números e poucas. Será que somos pessoas ou animais? Se alguém souber responda, se for eu a responder, respondo animais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara colega, estou plenamente de acordo contigo. Neste momento os serviços gerais estão destruídos e o mais grave é que a destruição deve-se a alguém com grande responsabilidade no hospital.

      Eliminar
  8. Fácil. Eu resolvo rapidamente o problema. Acabem com as as encarregadas, são mais que muitas, e com os outros "chefes delas" como alguém já teve coragem de o fazer. Espero que volte rapidamente para por mão nisto! Pura e simplesmente as Direcões dos Departamentos devem ser únicas. O exemplo da Cirurgia resulta ou não? Esta vergonha deve-se pura e simplesmente a uma e única pessoa que todos sabem bem quem é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero dizer ao ignorante "anónimo" de 11 de Julho de 2014 às 21:38, que se não fossem as encarregadas, não serão todas, estaríamos muito pior. Quanto ao exemplo de cirurgia, não conheces a realidade do que lá se passa, ou tens todo o interesse com o que lá se passa. Já agora diz-me qual a diferença. Se rapidamente resolves o problema dá a cara. Não serás um dos parasitas?

      Eliminar
  9. Bom dia! como o perguntar não ofende eu pretendia saber quais os critérios que subscrevem o envio de AO para funções Administrativas e outras. Ao que se tem ouvido é que é por "cunhas", será?. Estes processos não deviam ser mais transparentes?! Será que vamos ter uma investigação séria sobre tudo o que se tem passado nesta área? Será tudo verdade o que por ai se diz. Não serão os "posts" que por aqui vão ficando matéria suficiente para a abertura duma investigação isenta?!

    ResponderEliminar