quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Médicos vigiam Michael Shumacher hora a hora


A propósito do grave traumatismo craniano de Michael Schumacher, dizia-se numa reportagem na TVI: "Os médicos do Hospital Universitário de Grenoble vigiam Michael Schumacher hora a hora..." é lamentável quando nem os jornalistas sabem quais as funções de um enfermeiro.
É triste isto ser habitual nas notícias. Sem qualquer tipo de vitimização, os médicos são importantes na recuperação de um doente e o enfermeiro também o é, principalmente na vigilância, pois essa é uma das principais funções de enfermagem. Temos que ensinar isto aos senhores jornalistas.

ver vídeo aqui


12 comentários:

  1. Nós não existimos....esta é a realidade!

    ResponderEliminar
  2. Guilherme, já entrou em contacto com a redação da TVI para esclarecer esta situação? Esta reportagem representa uma óptima oportunidade para se fazer isso de forma assertiva!

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola! pensei nisso mas ainda nao o fiz... mas vou fazer,,, mas decerto dao-me uma resposta a desculparem-se, mas correçoes da reportagem nao acredito

      Eliminar
    2. Correcção da reportagem não haverá, pois aquela peça já está montada assim e já ficou gravada. Contudo, imagine 2 situações:

      - você entra em contacto com os jornalistas mas, por mais que estes se desculpem, se for assertivo e der os argumentos correctos, eles ponderarão na próxima reportagem de saúde que fizerem.

      - os enfermeiros decidem fazer uma campanha de envio de cartas para esses jornalistas, e eles recebem 100 cartas. qual acha que será a reacção deles?

      cumprimentos!

      Eliminar
    3. sim claro,tens toda razão
      já enviei para TVI um email com o reparo.. vamos aguardar
      abraço!
      já agora quem tiver lido este post, que o faça também!

      Eliminar
  3. Deve ser um qualquer chefe de equipa (medico) como os do nosso hospital, que o foi visitar apos o almoço e adormeceu enquanto o observava.

    ResponderEliminar
  4. Daqui a pouco estão a dizer que foram os Enfermeiros que o operaram...
    É correcto dizer que os médicos o vigiam de hora a hora, pois o piloto está numa unidade de vigilância intensiva onde existem médicos em permanência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é correcto... o que não é correcto é ser idiota.
      A vigilância NUMA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS OU NEUROCRITICOS, que é onde ele deve estar, é da RESPONSABILIDADE de enfermagem. Com esse discurso deves ser médico e deverias sabe-lo, caso contrario da-se um desconto...
      e também te posso dizer que os enfermeiros também o operaram, fazem parte de uma equipa que o operou.. ou não?

      Eliminar
    2. Ninguém faz nada sozinho... os enfermeiros sãos meros dispositivos de medida, mas quem vai aos comandos, quem é? é o Médico... duvidas!!!

      Eliminar
    3. Se és médico nem mereces resposta, reza para que um dia não nos estale o verniz.
      Se não és médico estas muito enganado. Se os dispositivos de medida como lhe chamas ( Aos Enfermeiros) não fizessem correção na rota de quem comanda como dizes, seria como os novos carros sem dispositivos de segurança, os acidentes seriam imensos

      Eliminar
  5. Para que tanta rivalidade.....um completa o outro,assim como o resto da equipa não será? ou neste mundo não dependemos todos uns dos outros?na saúde e em tudo não será assim mais correcto?

    ResponderEliminar
  6. ai estes anónimos... quem vai ao comando do quê senhor? do diagnóstico médico? é o médico! da maioria dos exames complementares de diagnóstico? é o médico! das operações? é o médico!

    e do diagnóstico de enfermagem? é o enfermeiro! e da vigilância e prevenção de complicações? é o enfermeiro! e de salva a vida do doente numa urgência em que está sozinho? é o enfermeiro.

    Profissões igualmente importantes para a saúde dos cidadãos, que deviam trabalhar em equipa e em prol do utente. E sim, ainda que em equipa, não podem os enfermeiros afirmar a sua responsabilidade e competências? Devem, e cada vez mais! Os utentes agradecem!

    ResponderEliminar