sábado, 23 de março de 2013

Crónicas estapafúrdias Ep. 12 - Consultório político

Nota prévia: Vários elementos do diálogo foram modificados, por questões de confidencialidade, porém a base do diálogo mantém-se, tal como foi descrita pelo interveniente.

Na consulta:

Médico (que por acaso é sócio de um qualquer Hospital Particular) - Então Jorge, que se passa?
Jorge - Ahh Doutor, ando um bocado em baixo, cansado... stress do trabalho, talvez precisasse de umas "vitaminas".
Médico - Onde trabalhas pá?
Jorge - Sou chefe de gabinete na Câmara de Carcavelinhos de Baixo.
Médico - És chefe de gabinete na Câmara de Carcavelinhos de Baixo!? Aqueles gajos do PSD pá, são uns filhos da p...! Não é que os gajos fizeram isto e aquilo e aqueloutro! P.. que os pariu! Vocifera.

Segundo o doente, assim foi durante quase a totalidade da consulta, que durou uns infindáveis 40 minutos. Tão revoltado estava o Sr Doutor, com os seus conflitos políticos, que espumava e as veias saltavam pelo pescoço, acrescentou o mesmo. O maior desejo do Jorge naquele momento era desaparecer daquele quadro surreal.

No final da consulta:
Médico: Toma, começa a tomar isto.

Ainda em transe, vai à farmácia e avia 2 caixas de antidepressivos. Chega a casa e a mulher, que por acaso é profissional de saúde, diz-lhe:
Aí! Tu não vais tomar nada disto! Não és nenhum doente psiquiátrico!
Ok, também depois daquele filme todo, acho que saí de lá curado, responde resignado.

8 comentários:

  1. Hum... história interessante!!! nem sei pq o Sr Jorge foi ao Sr doutor???... tinha feito a consulta em casa com a Mulher e tinha poupado uns trocos!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. "tinha feito a consulta em casa com a Mulher e tinha poupado uns trocos!!! ;)"
    LINDO!!!!

    ResponderEliminar
  3. o jorge devia ter é ido a um enfermeiro para ser consultado! esses é que sabem tudo!!

    ResponderEliminar
  4. os enfermeiros não querem dar consultas.. já chega o que fazem. ninguém na vida sabe tudo.. nem os enfermeiros!

    ResponderEliminar
  5. Sim e porque nao ser o enfermeiro a dar a consulta??? Para fazer o que médico faz, fazia-se um algoritimo em computador e depois a prescriçao saia na impressora....aposto que nao levava anti-depressents para casa.

    ResponderEliminar
  6. Ó Srs. doutores fariam o mesmo que este vosso colega???
    Fazer diagnóstico sabendo apenas o local de trabalho... Esplendido!

    ResponderEliminar
  7. Qualquer semelhança com a realidade é mera "coincidência".
    Cenário: Consultório pago pelos contribuintes.
    Marcolina- "Ai Sô Doutor não tenho passado bem, e vim fazer pedir exames..."
    Médico- " Não votasse no "fdp" do Passos Coelho, agora ando eu aturar histéricas e a ser mal pago! Quem decide se precisa de exames sou eu, não é a senhora...(com tom altivo e prepotente)
    Marcolina- "Mas Sô Doutor eu deixei-lhe um queijo e uma saca de batatas junto ao seu carro. E na semana passada quando foi ver a minha mãe lá a casa disse para vir cá falar ..." ( tom humilde e infantil)
    Médico- "Ah pois..!" - após silêncio e suspirar, inicia o famoso "algoritmo" do SAM para diagnósticos Não especificados, nem caí bem\ nem caí mal- " Pronto! Leva aqui uma receita e uma análises e vá falar com a Srª. Enfª".
    Adoro as tagarelices ético- profissionais e filosóficas das Ordens profissionais." Blá blá discurso paternalista... blá blà negligência médica..Blá blá respeito pela pessoa." O portuguesinho no seu melhor a ser humilhado por ignorantes de canudo académico com vestígios de ideação politica frustrada. Ah, e os enfermeiros é que têm a conotação de sabichões de trazer por casa...Fantástico!

    ResponderEliminar