quarta-feira, 2 de maio de 2012

CIPE na Unidade Polivalente? Bom ou mau?

Apartir do momento em que a Unidade Polivalente se tornou um serviço autónomo, várias foram as mudanças. A que mais impacto teve para os enfermeiros foi a implementação da CIPE. Ouvem-se muitas críticas, na sua totalidade negativas, por isso achei importante levantar a discussão.

  • Será que a implementação da CIPE veio melhorar a qualidade de cuidados prestados ao doente?
  • Será que a implementação da CIPE veio retirar tempo ao enfermeiro? Tempo este fundamental para a vigilância do doente, permissa primordial num serviço de observação ao doente crítico.
  • Será que se justifica a implementação da CIPE, num serviço onde os doentes permanecem em média 24h?


Gostava de saber a opinião daqueles que trabalham na área, mas também de todos os outros, deste ou de outros contextos.

7 comentários:

  1. Boa noite!
    Esqueçam a designação CIPE. Pensem antes em SAPE. A CIPE é um mero suporte teórico para o aplicativo SAPE.

    Agora o foco da questão: vale a pena o dinheiro, a formação, mas acima de tudo o TEMPO gasto com o aplicativo SAPE?
    A minha experiência diz-me que em serviços com internamento que é uma mais valia por permitir um processo continuo de registo e de transmissão de dados sobre o doente e de "lembrar" ao profissional o que é necessário para o doente em causa. Desta forma aspectos que nos passariam despercebidos, são monitorizados, vigiados e executados de forma mais sistemática.
    Num serviço com internamentos de 24 horas? Sim, pois o doente irá ficar internado e assim já há um registo sistemático em curso que irá ser continuado a adaptado ao novo serviço e à situação do doente.
    Agora: será que o tempo que é gasto compensa na qualidade dos cuidados? Compensaria se as equipas fossem adequadamente dotadas dos enfermeiros necessários. Na realidade o que se passa é que muitos dados não são fidedignos por falta de tempo e por incapacidade em assumir perante os dirigentes a insuficiência humana para dar resposta ao que o processo SAPE exige. Se não fizeste mas está lá para clicares, clicas que assim não te chateias. Executaste um cuidados importante para o doente mas não tens tempo para abrir o fenómeno, abrir o procedimento e configura-lo, mais vale não registares para não perderes tempo. Ocorreu uma alteração e tens que actualizar o fenómeno e alterar o procedimento mas não tens tempo para o fazeres. Ignoras a situação e passas à frente. Se não vigias-te adequadamente mas tens que clicar, clicas que assim é mais simples do que clicares que não realizas-te . Se tinhas que assistir nalguma coisa, clicas que sim, mesmo que não tenhas assistido em nada, porque é mais fácil clicar que justificar porque não. É o resultado da desadequação da equipas ás reais necessidades de cuidados aos doentes.
    Há uns anos quando os computadores usavam o sistema UNIX, eram sem rato e o ecrã a preto e vermelho ou branco e começaram a usar o SONHO e era só para imprimir as folhas da medicação. No quarto em frente à sala dos médicos (onde estavam os computadores) estava um doente confuso que pedia água constantemente a quem passava. Após algum tempo, uma colega abeira-se de mim e aponta para a enfermeira responsável pelo doente que estava empenhadissima à frente do ecrã e diz: "Sabes por que o doente berra por água? Porque os computadores não lhe a dão!" A enfermeira levantou-se da frente do computador e foi dar água ao doente, que logo sossegou.

    RESUMO: o SAPE é uma vantagem enorme para a melhoria dos cuidados de enfermagem aos doentes se as equipas forem adequadamente dotadas de enfermeiros, caso contrario será pior.

    A maioria do enfermeiros desconhece mas o SAPE é um magnifico BIG BROTHER. Nem imaginam com se pode controlar à distancia com um clique. And Big Brother is watching you.

    Podíamos falar também na famosa CLASSIFICAÇÃO DE DOENTES que é o maior e mais inútil desperdício de tempo gasto pelos enfermeiros, mas isso teria que ter várias páginas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom comentario. A questao é mesmo essa. O aplicativo é util, mas mas sao necessarios mais enfermeiros

    ResponderEliminar
  3. Um Hospital é acima de tudo informação e comunicação.A mais valia da enfermagem está em captar informação ao doente, familiares e auxiliares e trabalhando essa informação organiza-la no sentido de uma maior abstracção que só a sua formação humana e científica permite. Feita esta introdução já analisaram muita da informação que está registada no SAPE? Apenas lixo sem qualquer interesse .Mensagens telegráficas. E se acrescentarmos a falta de computadores para estes registos vemos que cada vez mais os Enfermeiros se afastam do leito do doente deixando campo vago para os Assistentes Operacionais que já reclamam uma visibilidade que a sua proximidade com o doente permite. E já vemos médicos a tentar inteirar-se da situação clínica dos doentes com os AO. Já agora o SAPE foi útil para uma tese de Doutoramento de um Enfermeiro da ESESJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade ainda recentemente a Pça da Alegria deu um lugar de destaque a uma Auxiliar do CHVNGaia/Espinho que mostrava como cuidava dos doentes no serviço de medicina enquanto um conjunto de 4 enfermeiras estavam sentadas frente aos PCs na galhofa.

      Eliminar
  4. «Feita esta introdução já analisaram muita da informação que está registada no SAPE?»
    Como qualquer registo, só depende de quem o faz. Não sei em que é que o facto de serem "mensagens telegráficas" é negativo... Sinceramente não tenho saudades de escrever testamentos de 1 página A4 e pra dizer menos do que digo agora com "mensagens telegráficas". Pelo menos agora não tenho de andar a procurar em várias páginas uma determinada informação. Nas vigilâncias descubro-a em segundos...

    «E já vemos médicos a tentar inteirar-se da situação clínica dos doentes com os AO»
    Sinceramente não vejo qual a relação entre o uso do SAPE e este facto. Uso SAPE há anos e nunca se passou isto no meu local de trabalho...

    «Já agora o SAPE foi útil para uma tese de Doutoramento de um Enfermeiro da ESESJ»
    Sim, é verdade, mas também parece que foi útil para muitos enfermeiros neste país. Faça uma sondagem na ULSAM perguntando quantos enfermeiros preferiam voltar aos registos que faziam antigamente. É capaz de ter uma surpresa...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o anónimo de 3/05. E a chefia do OBS vai subir na cotação da Direcção de Enfermagem por ter implementado uma tão grande medida inovadora nos cuidados de enfermagem. Um lugar de supervisora está já garantido. Querem uma aposta?

    ResponderEliminar
  6. Na minha realidade tenho experiencia com o sape num internamento e o ALERT Internamento que estaõ a tentar implementar neste momento.... O sape é sem duvida uma mais valia.... úsamos o sape para a conferir,e registar a adimistração da medicação... acabou-se o papel e as tentativas de perceber a letra do médico... providencia valiosa informação em termos de vigilancias acedivel em segundos...globalmente muito positivo.... claro que por vezes existem processos de enfermagem desactualizados porque o colega no turno anterior não teve tempo de actualizar da melhor forma , mas isto já não se prende com o program em si mas com as dotações deficitárias em termos de recursos humanos no serviço... adimitir um doente é muito simples, 20 min e tens o plano feito as atitudes introduzidas e a avaliação inicial feita.... acabou-se o organizar á mão os processos e a papelada... e convinhamos escrever notas á mão para muitos doentes é horrivel porque escapa sempre mais coisas do que no sape , até porque o sape ás vezes serve de lembrrete para determinadas atitudes que iam passar despercebidas... Quanto á classificação... seria util se seguisse os criterios de dotação de enfermeiros por turno de acordo quanto esta classificação... infelizmente isto só acontece quanto as horas na classificação são um absurdo... de resto mantem-se as dotações habituais... quanto ao alert internamento... tenho coisas boas... nomeadamente o facto de permitir acabar com as requesições de analises clinicas, exames, etc... infelizmente ainda é um programa muito agressivo para o utilizador... tenho que clicar que sim para aí umas 3 vezes só para dar um comprimido... parece que não mas é um stress...

    ResponderEliminar