terça-feira, 13 de setembro de 2011

Só uma pergunta...



O conceito de auxiliar de acção médica (AAM) nos serviços de saúde vai (e bem) mudar.

Cada vez se ouve falar mais em formações, cursos, etc.

Agora pergunto, será que depois destas mudanças as AAM ou assistentes operacionais vão continuar a fazer e desfazer as camas aos médicos?

10 comentários:

  1. Boa questão. Eu fi-la à minha 1ª chefe, uns meses depois de começar a trabalhar e obtive um: "é cultural! Antes os auxiliares que os enfermeiros!". Aqui se constata que nunca tive boas relações profissionais com a senhora. A verdade é que nem enfermeiros nem auxiliares as deviam fazer. A verdade é que irão ser os auxiliares ou assistentes a fazê-lo, pois não será a mudança de nome na categoria a proporcionar a alteração. Por quanto tempo?

    ResponderEliminar
  2. e as camas dos enfermeiros quem as faz?

    ResponderEliminar
  3. fazem-na os enfermeiros.. No meu serviço e assim... Cada um faz e desfaz a cama ou maca.. Exepto os medicos.. Gostam de criiadosros.. No meu serviço e assim... Cada um faz e desfaz a cama ou maca.. Exepto os medicos.. Gostam de criiados

    ResponderEliminar
  4. Lá para os meus lados, cada um faz a sua cama. Assim não há criados nem criadas. E se a cama não agradar, pois, para a próxima que a façam melhor!
    O conceito de AAM já foi, agora baptizaram-nos com este nome mais IN "Assistentes Operacionais", até que comecem a sair os Técnicos Auxiliares de Saúde, cujos curso profissional se iniciou este ano lectivo.

    ResponderEliminar
  5. ate ja ouvi do genero:

    ENF: O médico X está na UCI?
    AUX: Está, "coitadinho" ainda nao se deitou...

    ResponderEliminar
  6. As relações inter-profissionais na saúde são mais ou menos iguais em todo o mundo civilizado, como muito bem sabe quem já trabalhou em França, Inglaterra ou EU. Nos hospitais privados o fosso é enorme. Mas, a obsessão dos enfermeiros portugueses com os médicos é um pouco doentia. Claro, que também há milhares de relacionamentos lindos entre profissionais de ambos os lados da barricada. Que, por vezes, dão na enfermeira a fazer a cama ao médico (ou vice-versa). Por muitos e longos anos. Descontraiam…

    ResponderEliminar
  7. isso deve ser um pouco mania de perseguição.
    Não tenho nenhuma obsessão por médicos. Há muitos bons médicos que conheço e valorizo o seu trabalho e há alguns que desprezo, por diferentes motivos, como desprezo enfermeiros e outros prof.
    Apenas fiz uma questão que está diretamente assossiada a auxiliares, uma questão perfeitamente legitima e oportuna. Ou acha bem que um futuro técnico de saude e actual assistente operacional faça a cama ao médico? Eu tinha vergonha... mas isso sou eu que tenho uma educação baseada no "queres, faz" e não fui habituado a ter criados.

    ResponderEliminar
  8. Que blog tão ressabiado......

    ResponderEliminar
  9. Assédio, é uma palavra que normalmente se associa a situações de cariz sexual. Porém, essa é uma visão muito restritiva. Na realidade, assédio constitui todo e qualquer comportamento impróprio, inconveniente ou excessivo que, de forma reiterada, comprometa a dignidade ou a integridade física e/ou psíquica de uma pessoa. No contexto do emprego, trata-se da degradação propositada das condições ou do ambiente de trabalho, através de ameaças (mais ou menos implícitas ou explícitas), comportamentos hostis, comunicações não éticas, etc. Que têm como objectivos a inabilitação, o abatimento moral e a desestabilização emocional do(a) visado(a).
    E é lamentável estas coisas estarem acontecerem por parte de pessoas escrupulosamente sem a mínima formação ou competência para tal, assim como usarem e abusarem do poder adquirido para certo proveito e afins...
    E mais passo a lamentar que por parte da administração, haja um enorme desinteresse e zelo pelo bem estar dos funcionários que trabalham arduamente...

    ResponderEliminar