sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A gorjeta

Outro dia quiseram oferecer-me 10 eur pelo meu trabalho, pelo minha atenção em proporcionar o melhor cuidado ao doente, em procurar uma melhoria ao doente, no fundo quiseram pagar-me por ser enfermeiro.
À amável senhora, amada esposa do doente que batalhava para respirar, expliquei: “Agradeço, mas deixe estar, o estado já me paga”. Resposta típica de quem no passado se sentia um pouco ofendido nas várias vezes que uma situação semelhante ocorreu ao longo da minha carreira. Fazia-me sentir um pouco como o garçon ou o bagageiro que recebe gorjetas (sem menosprezo).
Mas digo-vos uma coisa, este sentimento acabou. Fui para casa a pensar “Eu devia ter aceite aqueles 10 eur… o estado paga-me, mas paga mal e porcamente… 10 euros sempre da pra ir várias vezes à padaria… ou algumas, que o pão tá um roubo.”
A minha perspectiva mudou naquele dia, o orgulho vai-me cair e com toda a sinceridade e frontalidade vos digo, vou passar a aceitar “gorjetas”. É dado de coração e o dinheiro escasseia.

6 comentários:

  1. Olá, amigo!
    Acho q faz muito bem, n é vergonha nenhuma aceitar uma gorjeta.È uma atitude de carinho e agradecimento, de quem A DÁ. Muitos quereriam fazê-lo, mas n têm posses.

    Vergonha: é a disparidade de salários deste país, onde os que mais ganham, são os que mais reclamam e menos fazem...Uns jantam CAVIAR, outros, sopa DE BATATAS COM BATATINHAS.

    CUMPRIMENTOS:
    L.F.P

    ResponderEliminar
  2. Há doentes que até se sentem ofendidos quando os profissionais de saúde, não aceitam a "dita gorjeta" no fundo é um sinal de agradecimento, pelo bom serviço prestado,logo é uma honra,não uma vergonha,penso eu....

    ResponderEliminar
  3. eu não concordo com gorjetas!

    Mal ou bem somos remumerados para o trabalho que estamos a fazer..e dá a ideia que é a gorjeta que vai fazer com que o doente seja bem tratado...é dever de qualquer profissional realizar o seu trabalho de forma exemplar, por isso não acho que as pessoas tenha que compensar o funcionário com dinheiro por ele estar a fazer o seu trabalho! Se ganham mal arranje outro trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Este é sem duvida um tema delicado, comprova-se por aqueles que acham o post interessante e pouco interessante... empate.. metade deve concordar outra metade não.´

    Este blog serve para exprimir as minhas sensações, no fundo procuro ser sempre honesto com os meus pensamentos.
    No passado era radicalmente contra gorjetas, se me oferecessem dinheiro sentia-me um pouco ofendido, agora já não penso assim, lamento se desiludi alguns, mas essa é a verdade.
    Apesar desta mudança de opinião, muito provavelmente não vou aceitar gorjetas nunca, como até aqui, porque decerto que a irei instintivamente negar, mas que me dava vontade de aceitar, isso não posso negar.

    Depois também há a questão do contexto da gorgeta. Quando se fala neste tipo de gorjeta, não se está a falar na gorjeta do rapaz que transporta as malas no hotel, nem da gorjeta para corromper. Se alguma vez aceitasse uma gorjeta, seria num contexto de agradecimento e nunca no sentido de me influenciarem a favorecer alguém.

    Abraço
    Guilherme

    ResponderEliminar
  5. Em tempos, quando ainda trabalhava a nível hospitalar, quando “ainda era” enfermeira, tive uma filha de um doente que me queria presentear, no momento da alta do pai, com 5 contos (na altura ainda não existiam escudos). Não fiquei ofendida (dado que foi na alta, encarei como uma recompensa um agradecimento, se tivesse sido na admissão ou durante teria considerado muito provavelmente como suborno e ofender-me-ia) mas não aceitei tendo dado exactamente a mesma resposta: Não se preocupe o estado paga-me para fazer o meu trabalho. Passado 2 dias, foi lá ter ao serviço, e deixou-me um cabrito esfolado! E diz-me “o estado não lhe dá cabritos, dá?” Ups!

    De facto o Estado é um mau pagador para os enfermeiros, mas não será o mais correcto terem de ser as gorjetas a compensarem a excelência do cuidar. Sabemos que não.

    Obrigada pelos post’s 

    ResponderEliminar
  6. Habitualmente quando sou bem tratada num restaurante, num cabeleireiro, num hotel ou noutro sitio que frequente,gosto de retribuir com uma "gorjeta" e com umas palavras de apreço e de elogio pelo serviço prestado. Pago o que tenho a pagar pelo Serviço e gosto de premiar a excelência aos profissionais que me atenderam e cuidaram. Por isso não me parece nenhum pecado nem nenhuma afronta aos principios de honestidade, moralidade e profissionalidade aceitar quando alguém depois de ser cuidado faz questão de o fazer.

    ResponderEliminar