quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vergonhoso

Sabiam que há Administrações hospitalares que diminuem o rácio de assistentes operacionais dos serviços, por estarem alunos de enfermagem em estágio?
Nota: não é no hospital de Viana... Consta que é lá prós lados de Braga..
É por esta e por tantas outras como esta que o título deste blog faz todo o sentido..

5 comentários:

  1. Podem constatar que existe um enfermeiro candidato a Deputado pelo PSD em Viana do Castelo. Certo que é o penultimo, mas mesmo assim lá está ele. Mais vale um em ultimo que nenhum...

    ResponderEliminar
  2. Apesar de inadmissível, esse raciocinio sempre pressupõe ter alguém a trabalhar, mesmo que não sejam as pessoas certas. Por outro lado, no hospital de Viana, diminuem-se o nº de auxiliares no turno da manhã de fim-de-semana, porque "não há pessoal" e quem fica que se amanhe...

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo-05:32

    A falta de pessoal, n é novidade nenhuma pra ninguém!!!
    Com certeza se falassem com o sr engenheiro, sabe tudo, já teriam resolvido esse problema.

    Que tal experimentar?!

    Cumprimentos;
    L.F.P

    ResponderEliminar
  4. Esta situação deve-se em parte a nós profissionais de enfermagem, pela forma que muitas vezes, tratamos os nossos alunos e futuros colegas... Não vejo nenhum outro aluno, futuro profissional de saúde, quer estudante de nutrição, radiologia, medicina, psicologia, etc, etc a ser "confundido" com os auxiliares de acção médica. Com todo o respeito e admiração pelos auxiliares, cada um de nós tem a sua função e cabe aos enfermeiros, defender os seus alunos e DEFINIR as suas funções para que não se substituam profissionais qualificados por outros, ainda estudantes E EM FORMAÇÃO DE ÁREAS DISTINTAS.

    ResponderEliminar
  5. Fiz um estágio em Pt de lima no serviço de medicina há uns anos atraz e posso dizer que là nao formam alunos de enfermagem formam burros de carga..Formar nada...Ainda nao sei pk é que nao fazem nada acerca disso, todos os anos passam la alunos e nada aprendem, aprendem sim a dar banhos e fazer camas, os enfermeiros passam o que nao querem ou o que dá mais trabalho e as auxiliares matam-se umas ás outras para nao ficarem elas com tipos de doentes... o aluno é fresh fish!!! O nivel de inteligência e actualizacão cientifica é minima, o lêma é: "see no evil, ear no evil".Todos anos ouço queixas de alunos que passam por lá. POIS POSSO DIZER ALI ESTAO SE CAGANDO PARA OS ALUNOS, ATÉ FOGEM DELES...isto é inadmissivel na nossa profissão, nunhuma outra classe canibaliza desta forma os seus alunos, isto vai de mal a pior, as escolas facturam...os hospitais tb..é menos esses que tem que contratar... no meio o tótó do aluno..e depois estão mal preparados...pudera. Agora pergunto quem é que verdadeiramente protege o aluno? como pode garantir um aluno de obter uma formaçao justa quando todos os interveniente estao de costas voltadas, na suiça é um enfermeiro para um doente regra basica mas nao geral...em portugal é um aluno para dois doentes.. ALUNO!!!!!! Depois ouvem-se histórias acerca de alunos que cometeram erros graves..pois eu digo, se os encarregados (orientadores\ou enfermeiros) estivessem presentes e nao nos corredores a falar de sapatos, ou se nao subcarregassem os alunos com os piores doentes e nao se armassem em parvos com descréditos e gozos perante a pouca destreza do aluno isto nao acontecia...caro gilherme posso concluir que o burnout e assedio moral começa desde logo no primeiro estágio dos nossos pupilos aspirantes a enfermeiros. A melhor maneira de defendermos a nossa profissao e eleva-la perante todos os obstaculos é sermos acima de tudo bons profissionais, mostrar que realmente somos bons e temos valor naquilo que fazemos, só assim temos pretexto para nos defendermos de ataques exteriores. A irresponsabilidade dos colegas enfermeiros ultrapassa o ridiculo por nao compreenderem este principio basico. Estes profissionais irresponsaveis estao encomendar a morte da enfermagem , pois senao dotarmos os alunos de capacidades teoricos-praticos , os mesmos nunca terao as ferramentas para defender a enfermagem.

    ResponderEliminar