terça-feira, 12 de outubro de 2010

A década da decadência - Vol II


Ainda recordo o tempo em que haviam escolas de enfermagem que só admitiam alunos com uma nota mínima de 17. Eram raras as escolas com nota mínima de acesso abaixo de 14.
Hoje com 9,6 val. já se vai para enfermagem.
Enfermagem agora é um curso de escape para se entrar no ensino superior.
Passou de curso de primeira linha, a curso terciário. Desvalorizado completamente, passou de uma meta a um meio para atingir outra qualquer meta.
Quem é que no seu perfeito juízo vai colocar enfermagem nas suas opções de entrada no ensino superior?!
Perdeu-se por completo o rumo, as escolas estão pura e simplesmente a formar para o desemprego ou emigração.
Durante este trágico período, construíram-se novas escolas, aumentou-se exponencialmente o número de vagas, numa sede incontrolável de formação para o vazio.
Brevemente já nem os países importadores de enfermeiros aceitam novas remessas, já devem estar quase lotados.
Tenho fortes dúvidas sobre a competência das entidades que regulam este tipo de coisas. Tenho vergonha deste país que permite estas políticas.
Por muitos de defeitos que tenha a classe médica, dou-lhes valor, pois têm a inteligência de se resguardarem numa redoma, regulando assim as entradas para medicina.

6 comentários:

  1. Guilherme desculpa estar a utilizar este espaço,não para comentar o tema,mas para falar de algo que me da uma certa inquietação...o espaço para estacionar é como sabemos muito pequeno..mas o que me matou foi terem fechado o estacionamento ao pé da psiquiatria do trabalhador comum,para ficar as moscas para os SENHORES GRANDES!!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas eu não tenho dúvidas sobre a incompetência dos decisores políticos que desde 1980 andam a desgraçar este país, a governarem-se e a alimentarem as suas clientelas.

    ResponderEliminar
  3. A juntar a tudo isto e para aumentar ainda mais os Enfermeiros no desemprego, está aí o Curso profissional de técnico auxiliar de saúde.


    Pelo menos os doentes passarão, creio eu, a ser melhor cuidados...se feliz, se infelizmente, isso já é outra «conversa».

    ResponderEliminar
  4. Olha..~é uma novidade que me estás a dar... não sabia da existencia desse curso... gostava de saber quais as com petencias destes profissionais

    Não tens que pedir desculpa. Podemos e devemos falar aqui do que nos vai na alma e que nos incomoda... O parque do hospital cada vez está com piores condições. É uma aventura bpara estacionar... e se antes era só à tarde, agora já começa a ser de manhazinha. É pedras por todo o lado.. a ocupar lugares, que não fazem nenhum sentido. são os buracos... e agora mais essa.. desaproveitar espaços para os senhores grandes como dizes, terem espaço livre... o resto, continua tudo a monte.. Mas temos um ponto a nosso favor.. não pagamos para estacionar. Há hospitais onde se paga, o que eu acho um absurdo, verdade seja dita
    Guilherme

    ResponderEliminar
  5. Portaria nº 1041/2010 de 7 de Outubro

    Está lá tudo explicado.

    ResponderEliminar
  6. Sim, vão ajudar no tratamento de feridas... Depois daqui a dois anos andam a exigir para administrar terapêutica e nós ficamos como "optimizadores" da fralda e como administrativos para fazer os registos à lá CIPE...

    ResponderEliminar