sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A década da decadência - Vol I


Há uns tempos li um post dos colegas do Cogitare forumenfermagem, sobre alguns dos problemas que enfermagem atravessa e atravessou, ao longo destes últimos 10 anos. Esse título fez-me ver que, de facto, esta foi a... DÉCADA DA DECADÊNCIA PARA ENFERMAGEM.
E então lembrei-me de iniciar aqui uma colectânea de posts sobre este assunto. Vamos ver se não tem muitos volumes... A tua colaboração será sempre bem-vinda, caso esqueça algum ponto relevante, relembrem-me.
                                              .....

Após uma época de orgulho e sentimento de dever cumprido, com a conquista da legítima licenciatura para os enfermeiros, inicia-se inesperadamente a época negra para enfermagem.
Por pouco ou nada que ela viesse acrescentar (outros assuntos...), os enfermeiros eram definitiva e justamente licenciados.
O compromisso tinha sido estabelecido, os enfermeiros passariam brevemente a ser pagos e reconhecidos como licenciados.
Passados todos estes anos... nem uma coisa, nem outra.
A situação manteve-se e, para alguns, até se agravou.
A frustração, desmotivação e sentimento de injustiça e desconsideração são por demais evidentes nos discursos dos enfermeiros.
Continuamos uns simples técnicos bacharéis...

CONTINUA...

7 comentários:

  1. É uma questão sensível, onde os únicos culpados são os enfermeiros. Pouco activos socialmente, sem ligações politicas, e aniquilam aqueles que tentam dar algum sentido politico à sociedade. Os próprios enfermeiros cortam as pernas aos colegas que se aventuram na politica, porque simplesmente ignoram os caminhos que são necessários trilhar até ser dada a visibilidade necessária para poder exigir credibilidade a profissão.
    Num exercício simples:
    - Qual é o enfermeiro conhecido da população em geral???? Com imediatismo?
    Agora, a mesma pergunta para:
    Engenheiros?
    Médicos?
    economistas?
    Arquitectos?
    Professores?
    Dentistas?
    Farmacêuticos?
    Físicos?
    Pois é... Somos uns desconhecidos...ou melhor, é um enfermeiro qualquer...

    ResponderEliminar
  2. Tem algum sentido o que dizes.
    Mas também julgo que os enfermeiros nao procuram mediatismo.
    Há vários enfermeiros, que pelo seu exelente trabalho nas comunidades, são conhecidos e reconhecidos. Ainda há uns tempos passou na RTP programa 30 minutos, o trabalho de uma enfermeira que seguia e aconselhava adolescentes gravidas. E vão aparecendo esporadicamente outros.
    Mas com isto não estou a dizer que os enfermeiros nao devem procurar mediatismos e não se devem meter na politica. Muito pelo contrário!! Infelizmente neste pais, se quisermos atingir alguma grande meta, temos que nos saber mexer nos meandros da politica. Que tem o seu lado bom, mas também tem o seu grande lado obscuro

    ResponderEliminar
  3. É um trabalho necessario e de alguma forma urgente que todos deveriamos apoiar. Concordo com voces os dois.

    ResponderEliminar
  4. Uma decada , onde num artigo, que li num blog, aumentaram em 800% as vagas, para o curso.
    Uma decada onde os alunos entravam com medias de 17 e agora o ultimo aluno de Santarem entrou com 9,5.
    Enfim uma decada de vergonha

    ResponderEliminar
  5. Já trabalho há uma vintena de anos e...

    Esta última decada só é decadente para a Enfermagem que ainda não conseguiu emprego.

    A outra, aquela que tem trabalho, se quiser tem muito por onde buscar notoriedade....e não é em preocupar-se em delegar as tarefas de higiene e conforto nos Assistentes Operacionais.

    Dou «umas voltas pela Net» e preocupa-me «a raiva» que a maioria dos internautas manifesta quando os Enfermeiros fazem greve....
    É que os Enfermeiros acham que estão mal...mas a população acha, pelo contrário...que estámos bem de mais.

    A merecer reflexão.

    ResponderEliminar
  6. Ao ler o artigo e os comentários apeteceu-me fazer uma provocação... e pergunto-me... parece que a solução apontada foi sempre mais e mais formação, mas onde está a questão? formar o quê e para quê!? é tempo de todos nós reflectirmos sobre isso... é uma questão de todos! será necessária tamanha formação para as funções que actualmente os enfermeiros desempenham!? é só uma provocação :)

    ResponderEliminar
  7. a maioria das pessoas desconhce as causas da luta de enfermagem . mas a culpa disso é da nossa bastonária, depois dos sindicatos e dos enfermeiros. Será por isso que muitos acham que estamos bem demais.

    Quanto ao ultimo comentário. Não será uma provocação.. é uma questão que muita gente coloca. Mas quem a coloca, desconhece (na minha opinião) as competências de um enfermeiro, desconhece a sua importancia na sociedade e quais as suas areas funcionais. Se me disserem que a licenciatura está mal estruturada, isso sim, concordo plenamente, mas discordo por completo de quem acha que enfermagem não devia ser uma licenciatura. Enfermagem num pais que se considera desnvolvido, terá que ser obrigatoriamente uma licenciatura
    Guilherme

    ResponderEliminar