sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O pingue-pongue de doentes


Nós enfermeiros temos que admitir que temos mau feitio. Mais cedo ou mais tarde, quem não o tem, há-de ter. Temos mau feitio, reclamámos, esbracejámos, mas o pior é que isto acontece entre nós próprios. Somos maus uns para os outros.
Por que razão um doente chega a um serviço de internamento, depois de subir uns tantos pisos e é recambiado para trás, porque, por exemplo, o enfermeiro da urgência não lhe pôs a tração cutânea??!
Da mesma forma que o enfermeiro receptor considera um abuso enviar o doente sem a tração, é legítimo o enfermeiro emissor considerar uma canalhice recambiar o doente, sem que antes se procure uma justificação para o sucedido.
Pior ainda é quando o enfermeiro emissor está cheio de trabalho e o receptor está a ler revistas.
E pior pior, é quando o doente chega lá cima com a tração, mas é retirada e recolocada ao jeito do receptor.
E pior pior pior é o dinheiro gasto em material.
E pior pior pior pior é o tempo que o maqueiro perde a levar, trazer e voltar a levar o doente.
E pior pior pior pior pior é o para o doente, que anda de um lado para o outro, quando deveria estar quietinho.
E pior pior pior pior pior pior é permitir que se tenha que colocar a tração na Urgência, procedimento este sem qualquer sentido naquele momento, já que os pesos (que é o que faz a tração propriamente dita) são colocados lá em cima.
É daquelas coisas que não fazem sentido nenhum, mas que persistem, porque sempre se fez assim.

37 comentários:

  1. essa ideiazinha que na urgencia é que se trabalha e nos internamentos não se faz nenhum é de uma pobreza lamentavel... recebo diariamente doentes do SU em estado lastimavel, não ocasionalmente, como seria toleravel. não os devolvo por respeito ao doente apenas. no entanto, não conheço equipa que passe mais tempo no bar... vais negar? infelizmente, contradizes-te e fazes o que criticas, dás alfinetadas nos colegas.
    continuação.

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que já me apeteceu mandar uns quantos doentes de volta porque, por exemplo, me parece impossível que um doente chegue em EAP ou com uma glicémia de 30 ao internamento. Nunca mandei ninguém para trás porque o doente não tem culpa e porque precisa é de ser cuidado mas já liguei algumas vezes ao coordenador na urgência a reclamar, claro que me mandaram à fava...

    ResponderEliminar
  3. eheheh

    infelizmente isso depende muito da maneira de ser, e não tanto do ser enfermeiro. em qualquer profissão, quem é malandro tenta sempre empurrar o trabalho para os outros. Temos três hipóteses: reclamar com o chefe (nem vale a pena considerar, pois geralmente não muda nada), desabafar no blogue (fez muito bem), ou perder o seu precioso tempo e ir lá "acima" mandar 3 berros bem mandados e resolver o assunto. Eu sei bem qual é que escolhia, e, apesar de perder 2 anos de vida, a situação não voltava a acontecer...

    Mas reitero novamente, fez muito bem em escolher a opção nr 2 :p

    ResponderEliminar
  4. Pois de facto o melhor é desabafar no blogue e não entrar em discussões que só nos desgastam, reclamar ao chefe, +por vezes funciona, mas nem sempre de facto.
    Caro SM
    São situações lamentáveis que acontecem. É impossivel ter o controle de todas as situações.
    Mas fazes muito bem em reclamar.

    Caro anonimo da 1:19
    Parece que este post encaixa bem no teu perfil, quando falo no mau feitio.
    Quem disse que nos internamentos não se trabalha??!! Eu não fui de certeza, terás que ler melhor e perceber que aquilo foi uma situação ocasional, mas verdadeira, por acaso o enfermeiro estava a ler uma revista, mas podia estar a fazer outra coisa qualquer. Eu sei perfeitamente que nos internamentos (na maioria) se trabalha muito e bem.
    Mas a que propósito falas dessa questão do bar, que não tem nada a ver para o caso abordado?!
    Mas tens razão, de facto PODERÍAMOS abusar, o que terá uma razaõ - não temos copa para descansar e fazer umas pausas, como nos internamento têm. Mas estás mal informado, essa questão do bar já passou à história, a equipa do SU tem ordens para jantar em 30 mnts, porque agora (desde ha 3 meses) temos que nos dividir em 3 grupos. Neste momento, somos certamente um dos serviços que demora menos tempo no bar, não tenhas duvida disso.
    Tens que me explicar em quê que me contradizo.
    Alfinetadas, dou e continuarei a dar, a todos, enfermeiros de internamento de urgencia, médicos, auxiliares, etc, etc e se tiveres atento ao blogue perceberás que também faço a minha auto-critica e não sou perfeito. Não tenho por hábito dizer mal das pessoas, apenas digo a verdade. Nada do que aqui lês é inventado. Mas agora pergunto-te qual a tua posição sobre o assunto que eu falei no post?

    ResponderEliminar
  5. "Os melros competem com os melros, embora tenham de ter muito cuidado com os gatos!"

    O nosso mal é que não conseguimos enfrentar ou lutar contra os "gatos" que estão na origem dos nossos problemas do dia-a-dia.
    Então viramos-nos contra nós mesmos e degladiamo-nos entre colegas e entre serviços.
    Alguns comportamentos estarão errados para certas situações e a falta de conhecimento e de compreensão do outro lado leva a mal-entendidos e a situações que seriam evitáveis.
    Muitas vezes é a falta de comunicação (como foi o caso), outras é a falta de abertura para compreender o outro.
    Mas... termino com uma alteração à citação inicial que copiei de um post anterior com uma alteração que acho oportuna:

    "Os melros competem com os melros, porque não conseguem competir com os gatos embora tenham de ter muito cuidado com eles!"

    Só tenho pena que o que aconteceu não seja somente fruto da Silly Season.

    Abençoado PDSE, que pelo menos faz-nos falar entre nós e sobre nós.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenh oque dar toda a razão ao "Guilherme" até porque eu estava a fazer turno na urgência na noite que isso aconteceu, e mesmo enquanto aluno não gostei nada da situação e doute toda a razão.

    ResponderEliminar
  7. oh colega da 1h19....
    nem sei q te diga, mas parece me que meteste os p´´es pelas maos.
    entao mas alguem escreveu aqui que os colegas do internamento nao fazem nada???
    alguem disse que s´´o se trabalha na urgencia.
    Agora temos que convir que quando nos outros serviços est´´a tudo mais ou menos controlado, no SU ta tudo a arder, ou nao.
    se nao for assim, por favor peça transferencia ca para baixo, e venhas confirmar in loco.
    sobre o problema do bar.
    Ora ai existe um problema com o SU, segundo o colega passamos o tempo no bar, mas se o colega nos ve ´´e porque tb la esta. E nos nao temos onde comer, sabe nao temos sala para estar, nao temos nada.ou acha q ´´e possivel comer ao lado dum doente a tossir pra cima do nosso almoço...

    ao colega do EAP e de 30 de dx , a si nem digo nada. Primeiro quantos doente com EAP trata nos serviços...enfim bem hajam.

    ResponderEliminar
  8. É bonita a imagem passada! De facto. Enfermeiros a empurrar trabalho uns para os outros.
    Fotografias à parte, comento:
    CITAÇÃO: Por que razão um doente chega a um serviço de internamento, depois de subir uns tantos pisos e é recambiado para trás, porque, por exemplo, o enfermeiro da urgência não lhe pôs a tração cutânea??! :FIM DE CITAÇÃO
    Provávelmente pela mesma razão que cada um é pago para fazer o trabalho que lhe compete não?! Ou será que haverá alguma justificação para empurrar o trabalho para os outros quando não se é capaz de o executar? Provavelmente! Pelo menos assim pensou quem o empurrou.

    CITAÇÃO: Pior ainda é quando o enfermeiro emissor está cheio de trabalho e o receptor está a ler revistas. :FIM DE CITAÇÃO
    A ler revistas?!?! Seria a Playboy???? Se era, invejo essa gajo. LooooooL O melhor que tens a fazer é pedir transferência para lá!

    ResponderEliminar
  9. CITAÇÃO: Pior ainda é quando o enfermeiro emissor está cheio de trabalho e o receptor está a ler revistas.
    E pior pior, é quando o doente chega lá cima com a tração, mas é retirada e recolocada ao jeito do receptor.
    E pior pior pior é o dinheiro gasto em material.
    E pior pior pior pior é o tempo que o maqueiro perde a levar, trazer e voltar a levar o doente.
    E pior pior pior pior pior é o para o doente, que anda de um lado para o outro, quando deveria estar quietinho.
    E pior pior pior pior pior pior é permitir que se tenha que colocar a tração na Urgência, procedimento este sem qualquer sentido naquele momento, já que os pesos (que é o que faz a tração propriamente dita) são colocados lá em cima. :FIM DE CITAÇÃO
    Gostei desta parte do pior pior pior. Especialmente na prioridade dada aos "piores". A preocupação pelo estado de saúde do doente ficou classificada em 5º no ranking dos piores. Vá lá, não ficou em último!!!
    Mas, ainda, pegando na escala de "piores", apetece-me escrever o seguinte (após me ter informado com quem está ao corrente da situação):
    pior pior pior é à doente lhe ter sido prescrita a tracção cutânea às 15:48 e 9 horas depois ainda esta estava por colocar - hora a que subiu para o internamento.
    pior pior pior é depois da doente ter sido "recambiada para trás" (gostei particularmente deste reforço lolol) a preocupação com o conforto com a mesma era tal que só "regressou" ao intermento 5 horas depois!
    pior pior pior é instruir o maqueiro para levar a doente para o internamento e nem sequer ter o cuidado de informar o colega do internamento que não houve tempo de fazer a tracção cutânea. Mas isso até se percebe! Escrever num qualquer papel, usar um telefone ou mesmo pedir ao maqueiro que verbalmente transmita a indisponibilidade por não ter colocado a tracção cutânea demora uma ETERNIDADE.
    pior pior pior é achar que o camelo que está no internamento, sentado a coçar os tomates, é que tem obrigação de fazer o trabalho do da urgência, adivinhando que o mesmo não teve tempo, e simultâneamente ligar para a urgência a pedir explicações. Ora se o camelo do internamento pegasse no telefone, ligasse para a urgência e pedisse para falar com quem mandou a doente para cima, das duas uma, o não era atendido porque o outro estava ocupado ou se o ocupado se desocupasse para vir ao telefone era porque não estava assim tão ocupado e o tempo que iria dispender para falar ao telefone era o mesmo que dispenderia para fazer uma tracção cutânea (que na pior das hipóteses leva 3 minutos a executar).
    pior, pior, pior é o colega ligar para o internamento a pedir explicações para o óbvio alegando que o colega do internamento deveria ter pensado que a doente que "recambiou" para a urgência poderia ser sua avó, mãe ou tia. Mas então, nas mais de 12 horas que passou no SU além de orfã, também não era mãe, avó ou tia de ninguém?!?!?!
    Mas, pior pior pior pior pior é a doente ter subido com a tracção no MEMBRO ERRADO!!! Acontece. Acredito e aceito que que se da primeira vez não houve o cuidado de olhar a doente e o processo antes de "ordenar" a subida (como está determinado nos procedimentos) da segunda também não e em vez de pingue pongue desta vez terá sido pim-pam-pum :)
    Comprensível, face à falta de condições existentes no mundo do cuidar. Alerta!

    ResponderEliminar
  10. Aproveito para fazer um esclarecimento/sugestão a todos os enfermeiros que, por exemplo, trabalham nos internamentos e que tem de enviar doentes para o bloco operatório. Quando tiverem de o fazer, se estiverem muito ocupados, enviem o doente conforme ele estiver: sem puncionar, sem tricotomizar, sem remover (eventuais) proteses dentárias, com higiene por fazer, enfim, sem preparar. E quando, óbviamente, o enfermeiro do BO vos "recambiar" o doente indignem-se! Liguem para o BO e munidos de uma lógica à SU passem uma descasca ao colega porque não fez o vosso trabalho em nome da saúde do doente! Sim porque muito provávelmente o colega do BO que estava na sala onde o doente iria ser intervencionado estaría sentado a ler uma revista e nem cartão passava aos monitores, ao ventilador ou mesmo ao doente!

    Pingue pongues à parte, apetece-me comentar o "bar" (já que foi trazido à baila):
    CITAÇÃO: Mas estás mal informado, essa questão do bar já passou à história, a equipa do SU tem ordens para jantar em 30 mnts, porque agora (desde ha 3 meses) temos que nos dividir em 3 grupos. :FIM DE CITAÇÃO
    Mas quem teria sido o ******** que ordenou tal coisa?!?!? Queria linchado esse. Ou será que já não se cumprem os artigos complementares dos decretos onde diz, um deles, que todos os funcionários dispôem de 30 minutos para refeições (por turno) EXCEPTO os enfermeiros do SU que dispõem de 1 hora?! Não me vão agora querer convencer que andavam a incorrer em ilegalidades há décadas?!?!
    É que aqui para nós que ninguém nos lê, num turno de 8 horas ter 50% dos enfermeiros em presença no serviço durante 2 horas representa 25% do turno a "meio gáz". Insignificante, de facto!

    Peço desculpa pelo extenso comentário e pelo facto de ter de o dividir em 3 partes. É que o blog não aceita mais que 4096 caracteres num só comentário.

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo da 1.19, só lhe posso dizer: És dos que ladra mas não trabalha. Já fui muitas vezes ao internamento. a vi grandes jantaradas na copa. Claro que assim não necessitam de ir ao bar!. Mas o mais grave e que ainda vêem os Enf. do SU no Bar!! Então fazem mais uma pausa! Estou certo ou errado!

    ResponderEliminar
  12. Em casa que não há pão todos ralham e ninguém tem razão...

    Será sempre algo que vai existir: o pessoal da urgência com pressa em manter o serviço adequado para os doentes que chegam, o que se consegue com o escoamento de doentes para os serviços de internamento e incompreensão dos colegas do internamento em perceber isto, assim como a vontade destes em prestar cuidados de maneira mais cuidada(face ao que é exigido num internamento relativamente à urgência) o que existe maior planificação...

    No entanto acho que a parte dos colegas da urgência deveria ser melhor compreendida pois a pressão é maior... se a urgência estiver cheia vão morrer doentes e é melhor para o doente que qualquer cuidado seja prestado num ambiente com mais segurança e privacidade.

    http://saudeeportugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Ao colega "É um qualquer".
    O trabalho referido não é empurrado para outros. Na situação em questão (e não sei se será aquela que pesquisaste) deveu-se ao facto do serviço estar descontrolado e desorganizado e o doente subiu sem a tal tração, porque o enfermeiro responsavel não podia estar atento a tudo em seu redor e quando assim é, obviamente que algo falha. O enf do SU falhou porque não teve condiçoes de trabalho. Agora achas bem o que o colega do internamento fez?! Alguém acabará sempre por atender o telefone, é só perguntar. Outro dia ligaram-me de um serviço, por causa de um espolio que não foi feito, eu pedi desculpa pelo sucedido e justifiquei o esquecimento e tudo ficou resolvido. Por que razaõ o teu colega não fez o mesmo?
    Quanto ao ranking dos piores, tens que ver ao contrario. Não percebeste a prioridade, se eu digo pior, pior, pior, pior, é pior do que pior pior pior. E a minha intenção nem foi dar prioridades.

    ResponderEliminar
  14. Ao colega "É um qualquer"
    Quanto o MEBRO ERRADO, obviamente não estamos a falar do mesmo. `Relativamente a sugestão que dás, lamento profundamente que penses assim e que compares o que não é comparável.
    Quanto ao que dizes relativamente ao bar, não vou comentar, pois vou cair na repetição, esse tema foi discutido neste e noutro post anterior.
    Quanto aos cálculos que fazes, lamento mais uma vez mas estão errados, volto a repetir, a equipa é dividida em 3 para as refeições, o serviço nunca fica a 50%. O problema das divisoes para as refeiçoes é bastante complicado de gerir, tanto de uma como de outra forma, tem as suas vantagens e desvantagens. Agora pergunto-te se algum vez, durante o teu turno, não fizeste a tua refeição devido ao trabalho e responsabilidade que tinhas?? Na urgência acontece frequentemente

    ResponderEliminar
  15. Não é empurrado?!?! Do vosso ponto de vista claro que não. Sois perfeitos. Se eu acho bem o que o Enf do Internamento fez?! Acho! E acho que todos os dos outros Internamentos deveriam fazer o mesmo. Se os enfermeiros do SU não têm condições de trabalho que reinvindiquem as mesmas e não estejam à espera que sejam os outros colegas a aliviá-los. Quanto ao Ranking cada um interpreta da maneira que mais lhe aprouver :)

    Foi colocada a tracção no membro errado sim. E, infelizmente, quem deu pela falha foi o médico já no BO. O que é muito triste para a nossa classe. Nem o colega do internamento deu pelo erro. Para veres que no internamento desfazem-se tracções cutâneas vindas do SU - como afirmaste.

    O tema do Bar não discutes nem tens condições de o fazer. Andaram a abusar durante anos e agora queriam o quê? Não há nada que o justifique. Nada. O serviço ficava a 50% porque a eaquipa dividia-se em 2. Se não é do teu tempo fala com quem é desse tempo. Isso do dividir em 3 e ter duas equioas distintas no SU é coisa muito recente.

    Já fiquei algumas vezes sem fazer a refeição sim. Mas repito o que já disse em outro comentário. Não estás bem ai no SU com as condições que tens, pede transferência. Eu realmente vejo muitos de vós a reclamar mas nenhum a pedir transferência. Porque será? Deve ser por amor à camisola.

    Querem os procediemntos mudados façam por isso. Que se façam as tracções no internamento, que se internem os doentes à espera de vaga no BO e que estes esperem lá em cima. Façam a proposta à direcção de enfermagem. Enquanto isto não acontecer não têm o direito de empurrar o trabalho para os outros. Por que se morrer um doente, ou se outro cair da cama/maca no SU, ninguém se vai importar se havia ou não condições. E já tiveram essa experiência no SU e não foi só uma vez!!!

    ResponderEliminar
  16. Já parece um concurso de quem trabalha ou descansa mais...cada serviço tem ritmos e volume de trabalho diferente e devemos presumir que cada colega deu o seu melhor e cabe ao serviço receptor dar continuidade os cuidados. Têm o direito de falar com o colega se discordam, mas nunca mandar o doente de volta... eles não têm culpa desta "guerra", isso sim considero pouco profissional.

    ResponderEliminar
  17. Para o "um qq"
    mas afinal o teu problema era mesmo por a merda de uma tracçao. ah nao o teu problema era ter que fazer o trabalho q outro colega nao tinha conseguido....vou propor a entrega de uma medalha pra ti

    ResponderEliminar
  18. Caro "um qualquer"
    É dificil discutir um assunto crítico com quem parece guardar algum tipo de rancor aos colegas do SU. A generalidade dos colegas do SU tem muito respeito e consideraçao pelos colegas dos outros serviços, ao contrário do que queres fazer entender e além disso, querem paz e harmonia e evitar guerras, ao contrário do que parece quereres estar a alimentar. Mais uma vez não devemos estar a falar da mesma situaçaoi. O caso que eu falo tratou-se de um doente que subiu sem a traçao e não com a traçao colocada no membro errado como falas e foi um descuido do enf. num dos muitos turnos desorganizados. Ao contrário do que falas, este caso não foi "mais um doente empurrado". Acredito que haja um ou outro colega da urgencia que "empurrem" o doente com conhecimento prévio da prescriçao da tração. Agora garanto-te que a generalidade não age dessa forma, nem isso acontece de forma sistematica como queres dar a entender. Achas que o colega fez bem em "enviar" o doente para trás, envolvendo-o num problema que é dos serviços?? É triste que penses assim, nem todos temos sensatez. Falas em reivindicações, tens razão.. Mas o que mais fazemos é reivindicar!! A nossa relação com a directora não é muito saudável por isso mesmo! Porque reclamamos e exigimos mais condições, enchemos o livro de ocorrências de problemas que diarimanete acontecem, reclamamos para o portal, nas passagens de turno, etc, etc, apelando ao bom senso e às melhores condiçoes para o doente e profissionais

    ResponderEliminar
  19. Depois há uma questão que tens que ter em conta. Muitas vezes os médicos não prescrevem a tração, logo esta não é feita. O doente chega lá cima sem tração e a culpa é do enf. da urgencia.
    Quanto ao ranking.. só há uma interpretação, mas tu lá sabes.
    Pedir transferência?! Alguns colegas têm pedido feito, outros (vários) têm ideias de mudar a curto médio prazo.
    O tema do Bar não discuto, porque simplesmente só tens em consideração a tua perspectiva das coisas. Falas que se demorava 1 hora como se fosse sistemático. ERRADO. Havia alturas em que é certo que se demorasse 1 hora e das que demoravamos 15 minutos porque razão não falas??! Quando se analisa determinadas situações não se deve falar apenas do negativo, pensa nisso. Por ultimo, parece-me que tens muitos conhecimentos do que se passa pela urgência (apesar de distorcidos) será que não trabalhaste cá?! Se não.. olha que devias. É que há muitos colegas que trabalhavam nos internamentos e agora estão no SU, que tal como tu, criticavam os da urgência, agora mudaram completamente de opinião

    ResponderEliminar
  20. Ó NODDY, o meu problema?! Meu?! LoooooooooooooL
    Eu nem trabalho na ortopedia calha bem. Se estás com azia toma um Rennie.

    Guilherme, estás enganado. Então agora vocês criticam os colegas do internamento e quando recebem críticas dos outros é porque estes guardam rancor aos enf da urgência?! Mais uma vez o narcizismo! Está em discussão, aqui, atitudes, não personagens.

    Quanto à tracção cutânea na perna errada, eu sei do que falo e com quem falo. A tracção foi mesmo feita na perna errada e foi dessa mesma doente. Se quiseres tirar isso a limpo certamente saverás como fazê-lo.

    E nunca generalizei. Sei bem que há muitos e bons enfermeiros na urgência (como nos internamentos). Sei bem que há muitos enfermeiros na urgência que têm o cuidado de fazer chegar a informação ao internamento da sua indisponibilidade, mas (e há sempre um mas) também há muito quem cague no assunto e quer é despachar serviço.

    A questão do tempo dispendido para as refeições já está mais que comentada e toda a gente sabe disso, nem vale a pena falar mais no mesmo. Ainda bem que mudaram, só vos favorece e favorece quem aí recorre.

    Falar só do negativo?! Olha quem fala. Quem começou este post não fui eu. E a forma como foi começado foi de uma positividade abismável.

    Tenho conhecimentos do que se passa na urgência como tenho de muitos serviços e nunca trabalhei neles nem na urgência. Quem critica os colegas seja de onde for só porque sim é, no mínimo, leviano. Eu não critiquei sem antes de munir de factos. E de todos os que aqui expus ainda não refutaste nenhum, nem tu, nem ninguém. Portanto, era bom que da próxima vez que critiques um qualquer colega de um qualquer serviço faças uma auto-reflexão e também uma autocrítica, se conseguires aliar a isso algum positivismo, como reclamas aos outros, serás um grande bloguer.

    Quanto à questão das reinvindicações, estou e sempre estive do vosso lado. Sendo um facto que abrange todos os enfermeiros do CHAM, atinge com maior incidência os do SU - é inegável.

    Lembrem-se só que quando tiverem doentes para enviar para o internamento olhem para eles e para os processos antes. Se não puderem prestar seja que cuidado for contactem o colega do internamento (até podem mandar recado pelo maqueiro - como já alguns fizeram), podem ter a certeza que ele não vos negará ajuda e fará a tracção cutânea, a mudança da fralda, a cateterização venosa, etc, etc. Agora não presumam que ele tem de adivinhar que vocês estão indisponíveis. Pensem nisso.

    ResponderEliminar
  21. Mas como é que os enf querem melhores condições de trabalho, ser pagos cm licenciados,,,etc se não são unidos???expliquem-me?? se o colega n fez tratava do doente (que n tem culpa dessas confusões)e dps chamava o colega a atenção....enfim...

    ResponderEliminar
  22. Guilherme disse...
    Dizes que não trabalhas na Ortopedia? Então como afirmas que conheces a situação que falo???!!! Mais uma vez acho que estás a meter os pés pelas mãos. Sei receber criticas e concordei com algumas coisas que referiste, ms agora parece-me sem duvida alguma que tens algum odio de estimaçao ao pessoal da urgencia.
    De uma vez por todos, o tema deste post foi o facto de o colega reenviar o doente para a urgência, esse é o ponto central e que para mim, e para muita gente sensata é completamente errado, aliás é muito grave e garanto-te que se alguma vez aconteça comigo, no dia seguinte haverá uma participação e depois veremos quem tem razão. Uma das coisas que mais detesto é entrar em conflitos com colegas, mas isso seria razão mais que suficiente para fazer uma participação.
    Não se pode, ou não se deve cometer um erro, só porque foi cometido outro erro.
    O post não pretendeu ser positivo nem negativo, procurou apenas analisar algo que para mim esteve mal. Respeito que aches o contrário.
    Depois dizes:" Quem critica os colegas seja de onde for só porque sim é, no mínimo, leviano. Eu não critiquei sem antes de munir de factos. E de todos os que aqui expus ainda não refutaste nenhum, nem tu, nem ninguém".

    Achas que isto foi uma critica só porque sim?! para ti o doente ser "recambiado" é algo insignificante, é criticar só porque me apeteceu?!
    Refutar, foi o que mais tenho feito, tentando ora...... refutar (olha é esse mesmo o termo) aquilo que dizes

    ResponderEliminar
  23. Não trabalho na ortopedia. Mas costumo ler este blog e como sempre, na minha vida, não falo sem antes me inteirar dos factos. Conheço muita gente de ambos os serviços, não é preciso trabalhar em nenhum deles para ter conhecimento das coisas que por lá se passam. Isso não é nenhum feudo :) E posso-te dizer que conheço a versão das duas partes. E em altura nenhuma te vi assumir o erro. Excepto agora, estava difícil mas lá chegaste. Uma coisa é achar que o colega do internamento fez mal em recambiar o doente para o SU outra coisa é querer desculpar o erro com um erro de outrem. O colega do internamento PODERIA ter ligado para o SU, PODERIA. Mas não era OBRIGADO. E tanto é criticável ele ter sido recambiado como é crticável o facto de o doente ter estado mais de 9 horas sem a tracção colocada com tudo que daí advém - uma tracção cutânea, se bem me recordo dos meus tempos de estágio, serve, acima de tudo, para ANULAR a DOR e providênciar conforto. E nessas 9 horas ninguém se preocupou com isso. Mas disto ninguém fala.
    Erraram as duas partes, nenhuma delas tem 100% de razão e cada uma delas tem os seus motivos. Portanto e resumindo, espero que isto sirva para repensarem as formas de actuar e comuniquem mais! Nada serve de desculpa para falhas de comunicação, muito menos para falhas de cumprimento das obrigações. Desculpas não se dão, evitam-se!

    Quanto à ameaça da participação, acho muito bem. Pode ser que assim vos arranjem condições de trabalho. Mas vê como fazes a mesma, porque muito provávelmente sobrará para ti.

    Não acho que crticaste só porque sim, de todo. Mas foste de uma imparcialidade ímpar. E fizeste acusações graves, como o facto de o enfermeiro estar a ler revistas - isso é mostrar respeito quendo se exige que nos respeitem? Podes provar isso? Não estou a defender ninguém apenas pretendo que vejas as coisas com o distânciamento necessário, se é que isso é possível uma vez que trabalhas num dos serviços.

    Por aqui me fico, assumido que foi o erro, também, por parte de quem enviou o doente. Enfim! Estava difícil. Continuem o bom trabalho, ambos. Porque sei que o fazem, estas coisas só demonstram o que se passa na classe e no país em geral. Anda tudo frustrado e descarrega-se no primeiro que aparece.

    Bem haja a todos. E sejam profissionais, acima de tudo.

    Uma palavra especial de apreço para o(s) mentor(es) deste blog, continuem o bom trabalho até então.

    ResponderEliminar
  24. Penso que deveriam refrear as emoções e pensarem na imagem que passam da Enfermagem para o exterior dado isto ser um blogue e poder ser consultado por quem lhe apetecer...

    http://saudeeportugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Caro É um qualquer
    Assumir qual erro?! O de o doente ter subido sem a tração?! Quanto a isso já tinha dito várias vezes que foi um erro e inclusivamente no próprio post: "Da mesma forma que o enfermeiro receptor considera um abuso enviar o doente sem a tração (...)"
    Peço desculpa, mas não compreendo quando dizes: "Uma coisa é achar que o colega do internamento fez mal em recambiar o doente para o SU outra coisa é querer desculpar o erro com um erro de outrem". Eu nunca pretendi desculpar um erro com outro, aliás é precisamente o contrário, foi cometido um erro (mandar o doente sem tração) mas logo de seguida cometeu-se outro bem pior (reenviar o doente).
    Claro que não era obrigado a telefonar, até porque tu bem sabem como é dificil ligar para a urgencia. Poderia, p.e, escrever no livro de ocorrências ou comunicar ao chefe, já assim foi feito e se calhar traz resultados mais eficazes.
    Quanto à questão das 9 horas sem tração, não posso comentar porque desconheço esse facto e continuo com sérias duvidas que estejamos a falar do mesmo, porque como tu proprio disseste, este problema das trações acontece várias vezes.
    Quanto a participação, não te preocupes porque saberia justificar o meu próprio erro, mas também saberia condenar um bem pior.
    Relativamente a questão da acusação grave (o enf estar a ler revista) não é invenção. Assim como tens as tuas fontes nos vários serviços, eu também as tenho. Para mim não é problema o enf estar a ler uma revista. Problema é estar a fazê-lo, quando minutos antes mandou o doente para trás. Claro que as fontes podem ser falíveis.
    Quanto a tudo o resto concordo inteiramente contigo. A falar é que a gente se entende. Bom trabalho e PAZ
    Magistral,
    As emoções estão refreadas, foi uma discussão completamente cordial. E aqui neste blog, não há nada a esconder, é bom que as pessoas exteriores à saúde percebam alguns problemas que se passam internamente.

    ResponderEliminar
  26. para é um qq
    eu as vezes fico incomodado com o que vejo aqui escrito-entao o colega diz q nao é da ortopedia mas sabe das coisas que se informou e se decomentou.só se se decomentou nos diz q disse, por se nao trabalha lá , se nao se passou com ele....informou se onde???
    depois pergunta porque o doente demorou 9h a por uma tala??? é facil falar quando nao se está cá em baixo, as tantas osd enfermeiros deviam estar a coçar os tomates na nossa linda copa??? não te parece??
    mas sendo assim , e porque temos tao boa condiçoes de trabalho e estamos a coçar a micose cá em baixo , porque nao pedes transferencia cá ptra baixo????
    pois é , é que aí ta-se mal , mas cá em baixo tá-se muito pior.
    Só nao acredita nisso quem nao quer ver as coisas.
    Eu nunca disse que nos serviços nao se trabalha,mas o certo é que nunca vou poder confrontar isso com ninguem. OS doente nós mandamo-os pra cima. raramente os recebemos. E quando os recebemos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!vem todos muito bem tratados e muito limpinhos, e NUNCA vem mijados ou cagados, ou desconpensados, NUNCA.
    Vem sempre imaculados, é claro q o numero de doentes que descem é muito inferior aos que sobem,mas se formos ver as formas como descem , !!!!!!
    nem nós cá em baixos somos uns cabroes nem vocês ins santos , ha de tudo.
    agora querido colega, o que é que tu queres por ter metido a merda da tala.... uma medalha.anda cá baixo que eu proprio te dou uma , e mais podes sempre dar uma mao ao serviço.
    Sobre a azia que possa ou nao sentir, vê se bem que nao me conheces: eu quando tenho azia bebo vinho.

    ResponderEliminar
  27. Não concordo! É desolador, porque estamos a mostrar não apenas aquilo de se passa dentro de um hospital, mas também o que é a enfermagem. Perspectivamos tantas vezes a dignificação da nossa profissão e estamos a deixá-la de rastos, transmitindo para o extrior pequenas rixas que vão acontecendo. As rixas não acontecem só nesta Instituição, surgem diáriamente em todos os locais de trabalho. Portanto, deixemo-nos disto e sejamos mais assertivos uns com os outros e principalmente com o doentes. Sim, por que estas coisas quer queiramos quer não fazem-se repercutir nos cuidados que prestamos.

    ResponderEliminar
  28. Caro ultimo anonimo, aqui é tudo às claras. Nu e cru. Doa a quem doer. Os problemas são para ser debatidos, os rancores são para ser exteriorizados e com a confrontação se chega a resultados, como agora. Tanto um lado como o outro deu o braço a torcer e foi uma discussão que começou acesa, mads acabou diplomaticamente. Se há pessoas exteriores à saude a ler isto, tanto melhor!! è bom que conheçam os nossos problemas e desgastes e pode ser que dessa forma nos respeitem mais, porque um dos grandes problemas dos serviços é a falta de educação e compreensão dos utentes e familiares. E isto não tenhas duvidas que melhoram os nossos cuidados, porque os enfermeiros que lerem esta discussão pensam 2x antes de enviar um doente sem traçao e pensam 3x se devolvem o doente que veio sem a tração. Isto é um exemplo e não tenhas duvidas que é verdade, porque comigo está se a passar isso mesmo: estou mais atento à forma como "envio" o doente

    Noddy,
    Fazes-me rir... mas tem lá calma, tás muito nervoso e isso faz-te mal rapaz... respira fundo slow down..

    ResponderEliminar
  29. NODDY, desculpa a frontalidade mas acho que antes de escreveres o post devias estar em processo de curar uma azia daquelas grandes. hehehehe

    Trocas tala por tracção, achas estranho que eu conheça o caso (como se isso fosse uma impossibilidade sem ter sido interveniente ou mesmo sem trabalhar no respectivo serviço), tratas-me por masculino quando eu nunca disse que era "macho". Olha que é melhor tratares dessa azia com Rennie mesmo (sem ofensa é apenas uma brincadeira).

    Não tentem adivinhar quem sou (porque me parece que alguns que aqui comentaram estão convictos que eu trabalho no serviço em causa). Quando todos quantos aqui comentaram se identificarem, eu também o farei.

    Por último gostaria de dizer ao anónimo das 11:48, que tudo quanto comentei não foi com o objectivo de defender nem atacar ninguém. O que o Guilherme disse por último espelha bem qual foi o meu objectivo.

    ResponderEliminar
  30. parece-me que se estão a desgastar e a discutir um problema que é da responsabilidade unica e exclusiva dos chefes dos respectivos serviços. há estas confusões e chatices entre os colegas porque os chefes não se sentam e estabelecem quem é que deve por a tracção.
    Na minha opiniao a traçao deveria ser colocada e feita no serviço de ortopedia por 2 razoes evidentes. 1º a tração é feita com estribos roldanas e pesos, material este que se encontra no serviço de ortopedia. 2º os colegas de orftopedia percebem mais do assunto, logo são os mais indicados pra fazer o trabalho completo, tendo em conta que, tal como foi dito, muitos kits de tração vindos da urgencia sao retirados e colocados ao gosto e jeito dod colegas de ortopedia.
    por isso tudo isto nao faz sentido nenhum. caso contrario alguem que me dê uma justificaçao valida para que se coloque o kit no SU
    Nao se cansem a discutir e apelem aos vossos chefes que resolvam o problema, caso contrario este assunto de trações perdurará

    ResponderEliminar
  31. para o "um qualquer"
    quem diz que és macho és tu no tei nick, se ainda sei ler o teu nick é "um qualquer" e nao "uma qualquer". Bom mas isso nao interessa nada...se pensas que estou preocupado em saber quem és...tás mesmo enganado.Tenho tanto que fazer. Nao me interessa nem onde trabalhas nem se és enfermeiro, medico,auxiliar ou até tecnico de construçao civil.
    O que me preocupa é que infelizmente há algumas pessoas que pensam como tu. Pessoas que pensam que nós ca em baixo nao fazemos as coisa porque não queremos ou porque queremos f*der a vida aos colegas dos internamentos. Sinto muito desiludir te ,isso nao é assim.
    Mas pronto temos de ter paciencia, e esperar, que um dia, talvez um dia venhas cá baixo, mostrar a tua sapiencia a colocar tracçoes, e ou a tratar me da azia.

    ResponderEliminar
  32. Ó NODDY...

    eu de internet, blogues e afins percebo pouco mas tu quer-me parecer que percebes ainda menos. Quer dizer, se por acaso tenho metido no nick Salazar em vez de "É um qualquer", ainda desatavas a gritar viva a ditadura que voltou o salvador, não?!
    Ou se meto Diana Chaves ainda me pedias o número de telemóvel...
    hehehehehehehehehehehehehehehe

    Acho que tens de tens de começar a pensar em mudar de remédio para a azia que os efeitos secundários desse já superam o benefício do tratamento :)

    Não disse que eras tu que querias saber, generalizei. Mas ainda bem que te "tocaste".

    Estás redondamente enganado quando dizes que eu penso que na urgência não fazem as coisas porque não querem ou porque querem f*der a vida aos colegas do internamento. São palavras tuas, não as atires para a boca dos outros.

    Por acaso ainda me lembro como fazer uma tracção e olha que é preciso uma sapiência para a fazer...

    Quanto a ir aí a baixo tratar-te da azia... Se me disseres que és terei todo os gosto em levar-te uma garr, digo embalagem de remédio para tratares dela. Tens é de me dar uma dica, que desse remédio não percebo nada. hihihihihihihi

    Leva a coisa na desportiva que o assunto já morreu. Ainda ficas com mais azia se não o fizeres ;)

    ResponderEliminar
  33. nao entendi as comparaçoes de nick!!!
    nao entendo o que queres dizer, mas acho que nem tu entendeste!
    vamos ter pena!
    Agora que nao pensas ou nao dizes que basicamente os enfermeiros da Urgencia nao fazem nada , ou, o que fazem , fazem no mal, basta ler as tuas opinioes anteriores.
    O medicamento pra minha azia é um garrafa de chateaux lafite de 1982. Quando quiseres deixa a cá em baixo com uma nota que é pro NODDY, de certeza que eu saberei que é pra mim.

    ResponderEliminar
  34. Se acham que discutir estas coisas em praça pública e se gostam de passar esta imagem de incompetência dos enfermeiros a qualquer um... força!

    ResponderEliminar
  35. E se os enfermeiros em vez de se gladiarem na praça pública fizessem o seu trabalho com a competência que lhes é exigida e guardassem esses momentos para esgrimirem esforços e lutar pela classe cada vez mais descredibilizada.

    ResponderEliminar
  36. PARA OS QUE SE ESQUECEM DESTE PRINCIPIO:

    Tracção esquelética ou cutânea

    O princípio da tracção é a contínua acção de um peso alinhado com a extremidade fracturada.

    A acção do peso mantém a redução da fractura, imobiliza o segmento fracturado, servindo como medida analgésica.

    Muitas vezes é utilizado de forma provisória até o dia do tratamento da fractura de forma cirúrgica.

    E SE UM DIA FOR UM DE NÓS... É MELHOR PENSAR...

    ResponderEliminar
  37. Muito bom o post...
    Aqui no Brasil é igual, claro que, diferenças existem entre as instituições. Depende muito da coordenação dos setores. Mas no geral, sempre é isto o que ocorre, se for próximo a troca do plantão então... Já observei brigas feias entre enfermeiras.
    Coisas que só a enfermagem proporciona.

    ResponderEliminar