segunda-feira, 12 de julho de 2010

Irrrrra!

Muito trabalho, muito calor e muita desinspiraçao. Só passo mesmo por aqui para apontar mais algumas coisas que me tiram do sério sobre a classe.. Só pra me relembrar de nunca ser assim.
Irritam-me enfermeiros graxistas lambe-botas dos chefes.
Irritam-me enfermeiros que gostam de se armar em médicos.
Irritam-me enfermeiros que criticam persistentemente os senhores doutores, dizendo que não fazem um corno, mas depois são capazes de ocupar o seu curto tempo a executar técnicas que são da competência dos médicos.
Irritam-me enfermeiros que criticam os atrasos e demoras dos colegas, mas depois são os primeiros a atrasar-se e a demorar.
Irritam-me os enfermeiros que tratam doentes idosos por "Ó santinho(a)!". (bless you
Irritam-me os enfermeiros (e não só) que dizem "Aquele doente está todo mijado e cagado". (esta já tinha falado, mas é sempre de bom tom relembrar)
Irritam-me os enfermeiros que não sabem merda nenhuma e agem que se fossem os reis da sapiência.
Irritam-me os enfermeiros que defendem a merda da CIPE.
Irritam-me os enfermeiros que se contorcem para orientar alunos e depois lançam-nos às feras e nem se incomodam em investir na preparação da formação.
Irritam-me os enfermeiros que dizem que as especialidades são um absurdo.
Irritam-me os enfermeiros que dizem que a licenciatura foi um absurdo.
Irritam-me os enfermeiros que criticam sindicatos, mas que nunca fizeram um corno para lutar pela classe e nem sequer são sindicalizados.
Irritam-me os enfermeiros que pisam a classe, os colegas, para animar administrações e assim subir no poleiro. Tipo dispensar enfermeiros de turno, para manter rácios saudáveis para as administrações.
Irritam-me enfermeiros políticos.
Irritam-me enfermeiros que têm 127 empregos.
Irritam-me enfermeiros que tratam auxiliares da mesma forma que alguns lacaios médicos tratam enfermeiros.
Enfim, irrita-me muita merda, mas não sou um gajo irritado.
Só para terminar, irrita-me quem critique este post... agora foi para descomprimir, critiquem à vontade. E já agora, contem lá o que vos irrita. Mas não se irritem!!!

27 comentários:

  1. concordo com a maioria das "irritações"

    ResponderEliminar
  2. Qual é o problema dos enfermeiros políticos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos problemas da classe é justamente porque o Enfermeiros são apolitizados. Enquanto não revertermos essa ideia, não melhoremos nossa classe.


      Roberto Lira

      Eliminar
  3. Sabes o que me irrita?
    Aqui vai:
    - a diretora da ULSAM
    - a velocidade a que admitem profissionais de Enfermagem
    - A distinção (en alguns serviços da ULSAM de VC)que fazem entre alunos da escola pública e da escola privada
    - a desunião da classe
    enfim... para já é só isto!

    ResponderEliminar
  4. Os melros competem com os melros, embora tenham de ter muito cuidado com os gatos!

    ResponderEliminar
  5. O problema acontece quando se mistura enfermagem com política. Não vejo nenhum problema enfermeiros desempenharem cargos políticos, desde que: 1º façam-no com honestidade e inteligência e 2º procurem defender ou pelo menos, não ofender a classe. O problema acontece quando se usa as cores políticas para conseguir "cargos" em enfermagem.
    Também concordo com a "distinção" (discriminação). Para mim o problema começa de raíz... nunca concordei com 2 escolas de enfermagem no Alto-Minho, mas o Ordem precisa do dinheirinho das quotas para fazer conferências de Ética e fazer obras na sede

    ResponderEliminar
  6. À noite todos os gatos são pardos... ou parvos??! já nem sei...
    Os gatos dificilmente apanham melros... uma das aves mais inteligentes do reino animal... costumam é apanhar andorinhas

    ResponderEliminar
  7. Já agora esperamos que o Cogitare em Saúde não o irrite , risos .

    Desabafos à parte conseguimos ver a razão no que diz ... Infelizmente não tivessem razão ... Já agora irrita-me a Ordem dos Enfermeiros por dizer agora uma coisa que tantos anos andou a dizer o oposto.

    http://cogitare.forumenfermagem.org/2010/07/13/bastonarios-criticam-numeros-de-vagas-do-ensino-superior/

    ResponderEliminar
  8. Claro q o Cogitare não irrita!! Muito pelo contrário!
    Olha esqueci-me dessa! Será mais uma a acrescentar caso me lembre de publicar uma nova parte deste post.

    ResponderEliminar
  9. Irrita-me que muitos enfermeiros não pensem como tu e como nós....
    www.enfermagempt.org
    Fábio G

    ResponderEliminar
  10. risos! Obrigado fabio pela parte que me toca. Bom trabalho no teu site!

    ResponderEliminar
  11. vou usar as tuas palavras porque de facto traduzem o que mais me irrita actualmente:
    «Irritam-me os enfermeiros que pisam a classe, os colegas, para animar administrações e assim subir no poleiro. Tipo dispensar enfermeiros de turno, para manter rácios saudáveis para as administrações» = ENFERMEIRA DIRECTORA (Faça -nos um favor muito grande e vá -se embora!!!!!).

    ResponderEliminar
  12. Deixem de ser parvos!!! Conheço um jovem enfermeiro que se destaca na politica do alto minho, que sempre defendeu os jovens enfermeiros, sendo que esses sempre o criticaram e desvalorizaram... Sabem no que resultou? Esqueceu a enfermagem e trabalha para uma rede de lares privada, como gestor. Politica? não, qualidades? sim, mas eram a mais para perder tempo com a nossa querida enfermagem! Enquanto não valorizarmos o que temos de bom, vamos estar sempre irritados!!!

    ResponderEliminar
  13. Para o anonimo que diz "deixem de ser parvos"
    1. quem escreveu o post fui eu. Singular não plural
    2. Tens que ler os primeiros comentários. Lá explico que nada tenho contra enfermeiros políticos, o problema é quando se usa a política para chegar longe na enfermagem.
    3. Não conheço esse jovem enfermeiro que falas, mas se sempre defendeu enfermagem, nunca o desvalorizaria ou criticaria.
    4. Eu valorizo o que temos de bom... tens que ler outros posts do blog para o perceber
    5. Não costumo andar irritado... mas deverás concordar que há muitas coisas que nos irritam na enfermagem

    ResponderEliminar
  14. Não deve haver distinção entre escolas públicas e privadas, mas sim entre bons e maus alunos... Fui formada na pública e a verdade é que vi colegas de secundário que prefiriam sair à noite a estudar entrar na UFP porque as notas não davam para o público. E adivinha? São hoje enfermeiros, arranjaram emprego em Portugal...e eu (e muitos como eu) que me matei a estudar todos estes anos (no secundário para ter média de acesso que me permitisse aceder a enfermagem e depois durante o curso - porque as notas na ESEnfVC não são inflacionadas...é mesmo preciso estudar)tive de vir arranjar trabalho no estrangeiro...Não sou contra a distinção, mas contra a existência da escolas privadas!!!

    ResponderEliminar
  15. QUE LEGAL!!!!
    VOCÊ POSTOU TUDO O QUE ALGUNS DE NÓS PENSAMOS...
    MAS MUITAS VEZES NÃO PODEMOS FALAR, EXPRESSAR!
    POR RAZÕES ÓBVIAS....
    PARABÉNS!
    ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  16. Eu conheço esse jovem enfermeiro... Já é enfermeiro novamente... Não lhe tirando o mérito, também há ali muito jogo de cintura. Já agora, também tirou o curso na privada!

    ResponderEliminar
  17. Bom.. eu não conheço, mas também já ouvi falar alguma coisa, mas nada em concreto. Jogo de cintura??! ta boa.. hoje em dia há muito jogo de cintura em todo o lado

    Caro Capitão, brevemente sairá um post inteiramente dedicado a si. Fique atento

    Com os melhores comprimentos
    G.

    ResponderEliminar
  18. Caro colega da 2:51h

    Também eu me "matei" a estudar no secundário, mas optei por entrar numa escola privada por opção própria, e digo-lhe que fiquei colocado numa escola pública aquando das candidaturas.
    Digo-lhe também que foi uma opção válida, na qual não me arrependo , e desengane-se que no sector privado as notas são influenciadas ou "oferecidas"...pois eu bem suei para conseguir obter uma boa média pós licenciatura.
    Também eu estou a trabalhar no estrangeiro(e muitos como eu)e estou muito contente, pois estou a exercer a profissão na qual abracei.
    E colega, isso das médias é muito lindo, pois a colega sabe tão bem como eu, que na Esenfvc entram os colegas que não coneguiram ingressão no curso de licenciatura em medicina. E claro o resultado é o que se observa ...profissionais desmotivados, frustrados mas sempre prontos a mandar uma palmadinha de "amor" nas costas nos alunos de Enfermagem das escolas privadas.
    Não sou contra a distinção, mas contra existência de racismo e hipocrisia.

    ResponderEliminar
  19. Esse enfermeiro é da JSD, julgo que de Ponte de Lima. Já o ouvi a falar e nada disse sobre enfermagem. O "jogo de cintura" dele de nada serve para a enfermagem, pois não me parece que se preocupe com os "irrasss" dos enfermeiros.
    Em relação as escolas publico/privadas, é uma eterna dicotomia; pensem só que quem quer ser bom, é, não sendo a escola que o vai fazer, até porque se pensarem bem, cerca de 40% da formação é efectuada em contexto hospitalar, onde os orientadores (por vezes muito maus profissionais, intelectuais, resvalando no mal educado) são os mesmos para os "dois tipo de alunos".
    Preocupem-se em defender os colegas e a profissão.

    ResponderEliminar
  20. Desmotivados e frutrados só se for por vermos a facilidade com que outros obtêm o que nos custou muito alcançar.

    Hipocrisia é permitir que uns se matem a estudar e outros tenham tudo de mão beijada, e no fim queimem-se as fitas que somos todos enfermeiros!

    ResponderEliminar
  21. Mas, vamos ver uma coisa, o colega das 11:57h não pode colocar toda a farinha dentro do mesmo saco. É verdade que algumas escolas facilitam mais do que outras, mas não pode generalizar.
    O facto e ter saido com uma excelente média do secundário, não foi esta que pronunciou o seu sucesso enquanto profissional (pelo menos falo por mim). Para mim, foi a dedicação, esforço, o sacrificio que depositei em prol de uma profissão por mim desejada...e veja lá, estudei numa Universidade Privada...
    Hoje, trabaho fora do país, e orgulhosamente mostro e defendo a Enfermagem Portuguesa (que por sinal é das melhores).
    Sou um ENFERMEIRO MUITO FELIZ, e veja lá, não tive nada de mão beijada...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Irrita-me que nos irritemos tanto... e que não sejamos concretos nas nossas propostas e reclamações (apresentação formal de soluções)

    http://saudeeportugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Caro magistral,
    Tens que estar atento às minhas palavras. Quando digo que me irrito, é uma forma de expressão... até porque no fim acrescentei que me irritam algumas coisas, mas não sou uma pessoa irritada
    Quanto às propostas e reclamações terás que dar uma vista de olhos a outros posts, as propostas passam apenas pelas mudanças de atitude em certas pessoas, mas para isso, dificilmente se encontram formulas mágicas, as personalidades são dificeis de mudar, cada um tera que fazer uma introspecção e verificar o quão estúpido é.
    Mas o pior é que raramente se admite

    ResponderEliminar
  24. Irrita-me ser estagiário de IVP e que façam de mim escravo...pk ensinar e acompanhar um aluno não é a mesma coisa que dizer: "vai fazer que eu vou tomar café".
    Irrita-me que os enfermeiros tenham a memória curta e se esqueçam de quando eram alunos...
    Irrita-me tanta coisa...

    ResponderEliminar
  25. Ora aqui temos a prova de uma das coisas que me irrita.. é uma lotaria ser estagiario.. tanto podemos apanhar um enfermeiro que sabe que se interessa e que ensina como outro que se está a cagar

    ResponderEliminar
  26. Considero que um dos grandes problemas da nossa classe, é a distinção entre alunos que obtiveram a licenciatura numa escola pública ou numa privada.
    Alguns enfermeiros que tiraram o curso numa pública acham-se mais capazes do que os outros. Caso não tenham reparado, os ensinos clínicos são basicamente nos mesmos locais e por ventura os orientadores são os mesmos, logo as notas não são facilitadas.
    Se entre nós não conseguimos obter união para batalharmos, nunca iremos a lado nenhum.
    Mas após escrever isto, sinto que ainda tenho de responder a um post de um colega:
    O colega que fala da UFP não sabe o que diz.
    Entrei numa pública mas preferi a UFP e não me arrependo da minha escolha.
    Só para rematar, durante a licenciatura, fizemos uma formação extra-curricular, 20 alunos da UFP e 20 alunos de uma escola superior pública, quando foram divulgados os resultados, aqueles que referiu que preferiam sair á noite do que estudar, desfrutaram todos de bom aproveitamento e quatro alunos da escola pública tiveram que repetir o exame.
    Tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar