domingo, 27 de junho de 2010

Opiniões VI - A mãe Enfermagem




Deixo-vos com um comentário do João sobre o que é enfermagem. Uma observação perspicaz com uma comparação que para mim, faz todo o sentido.
"Sabem... a enfermagem é a mãe dos hospitais. Passo a explicar, lá em casa quem sabe sempre de tudo, que se desmultiplica em planos e limpezas, tem sempre tudo pronto a horas, é aquela que tem a papinha pronta, que dorme duas horas porque os filhos estão doentes, que tem 15 coisas na cabeça, que remenda, que apazigua os ânimos... no fundo, que é a alma lá de casa... sim é a mãe.
No hospital o enfermeiro tem as mesmas funções...
Vocês pagam á vossa mãe?
Eles também não."

10 comentários:

  1. Concordo especialmente com a última parte. Ninguém paga aos enfermeiros o seu trabalho nos hospitais. Mas assim como nós (filhos) pagamos às nossas mães com amor e carinho, nos hospitais temos a sorte de alguns doentes também o fazerem. Bejinho de uma futura enfermeira que por enquanto passa pelos hospitais como estagiária ;)

    ResponderEliminar
  2. A nossa mãe não paga (!), porque é mãe por interesse, como as de barriga de aluguer, mas aos filhos (dos centros de saúde) até paga para estarem lá sem fazer nada. Em P. Barca, consta que estão lá esquecidos, mas a fazer horas extraordinárias. Mas a esses a Sr. Enfermeira Directora, paga religiosamente.
    Nunca desejei tanto ser órfão coma agora (desta senhora).

    ResponderEliminar
  3. nessa unidade local a q te referes ha formiguinhas cigarras e ate parece que existem baratas tontas

    ResponderEliminar
  4. Verdade e perspicaz esta observação. O problema é que aos Enfermeiros não dão o "amor" de mãe.

    Pelo contrário são constantemente desvalorizados. Pensemos nisto.

    ResponderEliminar
  5. Enquanto continuarmos a ver a Enfermagem de uma forma maternal e não como a ciência que é, nunca chegaremos a lado nenhum!

    E o resultado está aí a vista de todos!

    ResponderEliminar
  6. só se for no serviço referido, porque nos outros centros de saúde, a Srª enfermeira directora não paga! As horas extraordinárias que temos direito referem -se unicamente ao serviço prestado nos SAPs ao fim de semana. E estas são mensalmente submetidas a aprovação. Já tivemos situações, em que procurando dar uma resposta de cuidados paliativos ao fim de semana, foi -nos dito que esse tempo seria pago em horas extraordinárias, e passados dias veio o desdito em que o tempo era pago em tempo. Por isso, caros colegas, os centro de saúde não são os papões das horas extraordinárias. estamos todos no mesmo barco, na perda de qualidade dos cuidados que estamos a prestar, no desânimo e na perda da auto -estima da enfermagem. Haverá alguém que consiga fazer pior do que esta administração? Sinceramente duvido :(((

    ResponderEliminar
  7. Deixamos o link para uma leitura atenta e para que divulguem :

    http://cogitare.forumenfermagem.org/2010/07/05/catastrofe-humanitaria-no-haiti-relato-da-enfermeira-isabel-ferreira/

    ResponderEliminar
  8. comentário do joão ao comentário do mesmo joão...

    metade dos que comentaram... nem perceberam o comentário... são enfermeiros...
    É melhor explicar:
    a metáfora da mãe, cai que nem uma luva aos enfermeiros, e é consubstanciada pela ignorância que transparece pelos comentários...
    os enfermeiros dizem que são a espinha dorsal do hospital, do SNS, mas não têm a simples percepção de que quem manda no mundo é o senhor cifrão, acham que é com sorrisos e obrigados que vão viver a vida fora do hospital...
    É com dinheiro... para aqueles a quem possa ter restado dúvidas...
    o blog é porque deixei de ser enfermeiro.. a minha resposta é. porque tenho vergonha de ser enfermeiro...

    ResponderEliminar
  9. Acho que perceberam a metáfora... talvez um a tivesse interpretado mal. Continua com as boas metáforas! Abraço

    ResponderEliminar