terça-feira, 18 de maio de 2010

Des(arranjos) no SU


Recentemente notaram-se algumas reviravoltas físicas no serviço de Urgência.
PRIMEIRA: Os utentes da triagem geral passam todos a ser observados no antigo SAG (Serviço atendimento gripe) e com eles foram 2 médicos de clínica geral, 1 ENFERMEIRO E 1/2 AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA.
SEGUNDA: Os médicos ortopedistas mudaram de gabinete.
Hoje vou apenas dedicar-me a reflectir sobre a segunda reviravolta, porque a primeira vai dar-me muitas dores de cabeça e já é tarde, quero ver se durmo.
Os médicos ortopedistas reclamaram ao serviço de higiene e segurança no trabalho problemas por causa da temperatura do gabinete e conseguiram a mudar de gabinete. Com esta mudança, ficam crianças a aguardar consulta, no corredor da urgência, onde volta e meia estão doentes a despirem-se na maca em frente. Caros senhores gestores, quando se faz uma mudança é preciso analisar todo o contexto envolvente!
Os enfermeiros também se queixam das péssimas condições de trabalho na sala de tratamentos de curta duração, mas possivelmente não estão a ser tão inteligentes como os ortopedistas, porque (penso eu) ainda não se queixaram ao tal serviço de segurança no trabalho. Será que se o fizessemos, iria haver mudança? Nada custa tentar...
Por algumas vezes referi as fracas condições de trabalho nesta sala em posts anteriores. Vejamos mais uma vez:
1. WC minúsculo, sem material de apoio, sem ajudas técnicas (para deficientes físicos) já para não falar na sanita continuamente entupida. Trata-se do primeiro wc do hospital para o utente, o que dá a imagem da higiene no hospital e possivelmente é o que tem as piores condições.
2. Espaço geral reduzidíssimo, onde são precisas várias "ginásticas" para fazer passar uma maca e uma cadeira de rodas.
3. Espaço e distribuição de lixos péssima! Um hospital que deveria dar o exemplo na reciclagem e ideias práticas no depósito de lixo constata-se, pela falta de espaço, uma improvisação ineficaz.
4. 3 computadores numa secretária de 1,5mt, todos amontoados e estupidamente lentos.
5. Impossibilidade de um profissional sentar-se e escrever no computador, isto porque a abertura de armários e o facto de se retirar material debaixo da tal secretária, o impede. O que leva a que os profissionais escrevam de pé, com as costas curvadas, levando a médio longo prazo, baixas por lombalgias
6. Ar (des)condicionado 
7. Sistema de portas ineficaz
8. Sistema de cortinas que separam os doentes ineficaz, levando a que, nem os profissionais tenham espaço para prestar cuidados, nem os doentes tenham privacidade.
Quem quiser que continue...

4 comentários:

  1. Eiii...
    Envia o post para a chefia e direcção de serviço!!
    A STCD é de facto uma vergonha no serviço!!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Boas! manda-me os emails que eu envio com todo o gosto. Mas o que deveria ser feito era tambem uma reclamação colectiva ao Serviço higiene e segurança. Possivelmente vao dar a desculpa que vao ser feitas obras... o pior é saber quando.. é que ja o andam a dizer ha muito

    ResponderEliminar
  3. Este post foi feito há 11 dias. Já fizeste uma exposição à administração para todos assinarem? Escrever aqui é fácil , mas ir ao directo à solução, é melhor ficar para os outros, porque posso ser mal interpretado! podem não gostar! não tenho um sindicato onde me possa aconselhar! coitadinho de mim, que tenho tão más condições de trabalho!
    Que tristeza!

    ResponderEliminar
  4. eheh... oh Angelo Miguel.. nao digas merdinha

    ResponderEliminar