quarta-feira, 24 de março de 2010

SIV TAXI

Hoje triei uma senhora que veio com a SIV. A senhora estava a tomar banho e de repente sentiu uma dor atrás do joelho, ligando para o 112. Foi feita a triagem e o iluminado de lá, achou que devia lá ir uma SIV buscá-la. Não tinha a ideia que as SIV´s tinham sido criadas para servirem de taxi. Mas o pior é que não é um caso isolado, tem vindo a acontecer demasiadas vezes. Quando se questiona os colegas sobre o porquê de trazerem estes doentes, até eles próprios nem acreditam, mas têm que o fazer, manda quem está ao telefone.
Acho que se está a entrar numa distorção daquilo que é a SIV, numa vulgarização... Depois não se admirem!! Um doente com um problema respiratório grave em Monção, não foi assistido a tempo, porque a SIV estava a deixar uma unha encravada no hospital...

8 comentários:

  1. É verdade Guilherme, é cada vez mais frequente as ambulancias de emergencia fazerem de taxis com luzinhas azuis, tanto as SIV`s como as SBV`s, e depois têm que vir meios de outros Concelhos porque se anda a dár boleias para o hospital. Passava tudo por chegar ao local, avaliar, transmitir, e uma vez que não justifica ambulancia de emergencia ficava em casa e se queria ligava para os Bombeiros ou para a praça de taxis.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu sou voluntária numa Unidade da Cruz Vermelha, e curiosamente recebemos algumas chamadas particulares de coisas bem mais graves que uma dor no joelho, porque o tal iluminado recusou a assistência. A consequência é que a pessoa tem de pagar bastante pelo transporte, e em casos mais graves, quando chegamos ao local somos nós que temos de pedir assistência mais qualificada. Não sei se serão as pessoas que não se sabem explicar ao dito 112, ou se serão eles que não andam a fazer as perguntas correctas, mas o que é um facto é que acontece.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente este tipo de situações vão sempre fazer parte do quotidiano de quem trabalho no pré hospitalar, talvez por excesso de zelo por parte dos operadores de CODU(e não 112), talvez para sempre que estajam disponiveis as SIV são as primeiras a serem activadas ou por outros motivos quaisquer, mas acho que se são meios diferenciados devem ser tratados como tal e não banalizar...ou ridicularizar como já uma VMER serviu de correio para levar exames de um doente urgente que ficaram esquecidos por quem o transportou.....

    ResponderEliminar
  4. Eu sei bem que é o CODU, e não o 112...até porque lido com ele diariamente, como deveria calcular. Falei assim porque também calculo que não sejam só os profissionais de saúde a ler este tipo de blogs, e se eu falar do CODU à minha mãe ela não sabe do que falo...apenas isso. Mas fez bem em corrigir-me.

    Quanto aos exames que ficaram esquecidos por quem os transportou, talvez o profissisional que estava no serviço se tenha esquecido de o entregar. Quem sabe...como de certo saberá, existm bons e maus profissionais em todo o lado, quer no hospitalar, como no pré-hospitalar.

    Cada profissional tem a sua área de trabalho e se trabalhassemos todos em conjunto e para o mesmo fim, em vez de nos manosprezarmos diariamente (como acontece), a qualidade de atendimento seria bem melhor.

    ResponderEliminar
  5. O comentário era em jeito de resposta para o "Anónimo"...esqueci-me de mencionar essa parte.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. e ainda querem colocar técnicos a receber chamadas ditas de "emergência"...país de nobres ideias este...

    ResponderEliminar
  7. Eu de facto não sabia o que era CODU. E em boa verdade também não sei o que é a SIV...

    ResponderEliminar
  8. Ohhh mas o Guilherme e o Robin dos Hospitais ainda não perceberam o porquê da SIV? Quase de certeza que a senhora, durante a chamada para o 112, deve ter gemido com dores(mesmo que não as tivesse)... Vai-se a perguntar de 0 a 10, quanto classifica a dor, e diz 10. Pronto, o iluminado do 112 activou a SIV, porque teve pena das dores da senhora, e assim a doente podia vir a fazer medicação analgésica pelo caminho...

    Qualquer dia, não me admiro que um drogado ligue para o 112, a dizer que caiu e que sente muitas dores, para assim poder receber uma dose de morfina grátis. E assim vai a "saúde" da nossa saúde em Portugal!
    Ai Ai Ai... E depois os Enfermeiros é que são afastados do CODU porque não percebem nada de emergência médica... Realmente "ele" há coisas...

    ResponderEliminar