domingo, 21 de março de 2010

Paga o que deves!


Já não bastavam todos os problemas subjacentes à nossa carreira, eis que surge um novo,
a administração da ULSAM corta as horas extraordinárias aos enfermeiros. Quem desconhece a realidade pode e bem pensar "Acho bem, estamos em crise", mas convém ressalvar o seguinte,
As equipas de enfermagem são as primeiras a concordar com a admissão de mais enfermeiros, facto que iria acabar com as horas extraordinárias. Porém isto não acontece, não entram mais enfermeiros e os que lá estão têm que responder às necessidades dos serviços, logo têm que trabalhar mais. Por lei, quem trabalhe mais do que aquilo que está estipulado, tem o direito a ser remunerado justamente, ou seja, que lhe paguem as horas extraordinárias. A "coisa" já se arrasta há demasiado tempo e várias engenharias se têm feito para ir tapando o problema, mas agora chegou ao ponto de "estouro".
Todas as horas já efectuadas, têm que ser pagas, é um princípio básico! Mas é um princípio que não está a ser respeitado!
Só não entendo que os enfermeiros sejam logo o primeiro alvo de poupanças, quando temos médicos a ganhar exorbitâncias em horas extraordinárias e é algo que já é tão normal que ninguém se incomoda. Quando temos médicos em que todas as suas horas de urgência são pagas como horas extraordinárias, em que em todas as horas extraordinárias já estão previamente definidas em todos os seus horários, eu pergunto, onde está a poupança??!! Que fique bem claro, os enfermeiros não querem fazer horas extraordinárias, mas se têm que as fazer que as paguem!!!!!!
Como é dito pelo Doutor Enfermeiro (ver link, fala exactamente deste problema), é mais um caso de sindrome invertido do Robin dos Bosques e eu como verdadeiro Robin dos Hospitais, tenho o dever de expor, já que não posso roubar aos ricos para dar aos pobres

10 comentários:

  1. Por favor difundam a imagem que colocamos no Cogitare sobre os dias de Greve que muitos Enfermeiros ainda desconhecem.

    ResponderEliminar
  2. estou a espera da resposta ao meu desafio.guilhermé, peço ao menos que respondas ao meu email.
    sobre este tema toda a gente sabe a minha opiniao.Acabam-se todas as horas e o pessoal nem devia aparecer.

    ResponderEliminar
  3. Houve um colega que colocou esta situação ao SEP. Enviei para ele uma minuta para o pedido indivudual do pagamento das horas extraordinárias efectuadas. Caso a resposta seja negativa é para ser encaminhado para o contencioso. Se o número de pedidos de pagamento for numeroso, tem muito mais peso. Porque ainda mais ninguém colocou este problema ao sindicato?

    ResponderEliminar
  4. Por favor colega Margarida, Disponibilize a minuta para o pedido indivudual do pagamento das horas extraordinárias efectuadas ou deixe o Link para baixar a mesma:

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Penso que temos que chamar o sindicato para resolver o pagamento das horas extras, e esclarecer o pagamento dos feriados, que pelos vistos andamos a ser roubados há anos!
    Em relação as horas penso que devemos exigir o pagamento das já realizadas, e declarar greve as futuras. Com este ambiente, e esta Enfermeira directora, que se declara como a nossa maior inimiga dentro do hospital, não temos alternativa. Já deu provas de que não lhe devemos dar qualquer apoio, nem credito.
    A nos não nos paga as horas que nos obriga a fazer, e será que desconta uma hora por turno a amiga do piso 7 que chega atrasada todos os dias, que há anos que não assiste a uma passagem de turno?
    No Hospital há serviços, que os cuidados de Enfermagem estão constantemente a ser postos em causa, porque os Enfermeiros que faltam não são substituídos. Não seria de alertar a Ordem?
    Sou um Socialista envergonhado.

    ResponderEliminar
  6. Deixem o vosso email e eu enviarei a minuta. O SEP ja pediu a marcaçao de uma reuniao a administraçao. Mas seria de bom tom todos os visados preencherem essa minuta. Tiago dr minho sep

    ResponderEliminar
  7. O melhor é ficarem com o email. tiago_subtil@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. O sindicato que decrete greve por tempo indeterminado às horas extras e depois que vá a enfª directora fazer à borla os turnos extras....

    ResponderEliminar
  9. Pessoalmente corrijo mensalmente todas as minhas horas suplementares e Horas extras e já detectei por diversas vezes horas em falta e tenho reclamado e tem-me dado razão e tem pago o que me devem, pois tenho aprsentado provas. Sugiro aos colegas que o façam.

    Como?
    Tirem fotocopia á vossa folha de ponto no final do mês após esta estar assinada pela chefia do vosso serviço e anexem á folha de vencimento do mês correspondente. Vão ver que vão detectar "falhas".
    Já consegui reaver mais de 300€ em falta só em 2 anos desde que que faço isto.

    Façam-no também colegas.
    Divulga Caro G.

    ResponderEliminar
  10. Estou espantado com tanta calma em relação as horas extras! Já foram todas pagas (?), ou a Enf. directora deu amêndoas e folares a todos os enfermeiros para adoçar a boca, e se calarem?
    Com esta força e determinaçao é mais uma prova de que não vão conseguir nada!!

    ResponderEliminar