terça-feira, 8 de setembro de 2009

Carreira, manifestação e política


... e a história continua, adiamento, reunião, retrocesso, manifestação.... e por aí adiante. Está mais que comprovado que o MS goza com os enfermeiros e trata-os com uma indiferença desmesurada.
Dou uma passagem pelos diversos comentários do blog doutor enfermeiro e desacredito cada vez mais na nossa capacidade em encontrar saída para este buraco, onde enfermagem se está a afundar. Vejo a maioria revoltada, furiosa com sindicatos, contra as formas de luta, (neste caso manifestações) e questiono-me, Porquê? Por que se revoltam contra as formas de luta, contra os sindicatos e não se revoltam contra o governo, mostrando a indignação.

E como se mostra a indignação?! A história prova-nos que é com manifestações, com a revolta na rua, diante do povo. Mas não... os enfermeiros são finos de mais, são chiques de mais para irem a manifestações, fica mal andar a gritar e a levantar bandeiras.
Claro que as greves são fundamentais, mas, lembrem-se disto colegas, para o povo, que é aquele que devemos ter como aliado, a manifestação é o maior sinal de injustiça. Mais uma vez vejam os professores e tantos outros exemplos, neste e noutros países, onde as classes saíram para a rua em massa e os governos tremeram e até ruíram. Imaginem uma manifestação de enfermeiros em larga escala!
Já há semanas, houve uma "campanha" anti PS pela blogsfera: "Enfermeiro não vota PS". Eu não quero acreditar que haja enfermeiros que o façam, que continuem a confiar na política que pisou esta e outras classes de trabalhadores, mais concretamente dentro da FP.
Eu não iniciarei campanha nenhuma, cada qual votará conforme os seus ideais, mas se de alguma forma vos ajudar com a alguma suposta indecisão e se vos interessar, deixo a minha preferência.
Eu cá votarei Bloco de Esquerda, e faço-o porque acredito no seu líder. Claro que os políticos são um pouco como os bancários, aliciar é com eles, mas na hora do aperto são como lobos, é sempre preciso ter o pé atrás. Mesmo assim, vejo o Louça como alguém inteligente, justo e com coragem, o único que, para mim, poderá constituir a solução dentro do vazio que nos apresentam.
O BE será o único partido com referências concretas a enfermagem, nos seus programas: Gestão das unidades do SNS: administradores seleccionados por concurso e directores técnicos por eleição dos respectivos corpos profissionais (médicos, enfermeiros); gestão participada por utentes e autarquias, sujeita a avaliação periódica pág. 22-Um programa de emergência para a formação de profissionais de saúde e para responder ao risco de ruptura de médio prazo com o agravamento da falta de enfermeiros e médicos;(pág. 24)-Integração de todos os técnicos de saúde especializados (médicos, enfermeiros, auxiliares) nos mapas de pessoal em regime de contrato de funções públicas.(pág. 25)-Providenciar formação continuada e ao longo da vida, enquadrada dentro da carreira profissional (carreira médica, carreira de enfermagem), e que não seja dominada pela indústria farmacêutica ou com custos incomportáveis para quem dela pretende usufruir.(pág. 26)-A formação de técnicos tais como médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, psicólogos, técnicos de segurança e outros, de molde a criar um quadro técnico competente e em número suficiente para cobrir as necessidades. (pág. 33)-O Bloco de Esquerda defende o princípio fundamental da separação entre o exercício de actividades privadas e públicas, criando-se uma carreira específica para profissionais de saúde dedicados em exclusivo ao SNS.
Estes são os temas, carreira, manifestação e política, quem quiser mande a sua posta e já agora vote na sondagem

12 comentários:

  1. por acaso também vou votar no louça.

    só assim naquela, a ver no que da xD

    que triste situação de facto..neste país é que eu não fico..

    ResponderEliminar
  2. Acho que devemos é tentar votar em Enfermeiros que sejm candidatos a deputados e há!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, eu cá até acho que os enfermeiros são uns gajos porreiros. Falam muito mas fazem pouco e até falo por mim. No serviço não levanto ondas mas esta coisa de mandar estas bocarras anónimas até dá jeito e depois, somos licenciados é verdade, mas pensamos pouco. Há colegas que acusam os outros, os dos sindicatos de serem comunas.. bom mas se assim fosse então já tinhamos uma greve marcada, não acham? Enfim se os comunas não marcam greve, então a quem interessa uma greve antes das eleições. Cá para mim apostava no PSD, não acham??? Eles querem ser Governo e querem entalar o Sócrates (que bem precisa..) então nada melhor que pedir à carneirada do enfermeiral para exigir aos comunas dos sindicatos que marquem uma greve. É uma teoria mas, afinal, tenho tanto direito de "reflectir" sobre o momento actual como o resto da cambada.

    ResponderEliminar
  4. Apoio a solução Lifepassenger!!!! Vamos votar nos nossos colegas!
    Pena a nossa ordem não reconhecer o merito desses mesmos colegas... parece que não querem enfermeiros na politica!
    Conheço um candidato a deputado que detem o apoio dos medicos dentistas, apresentando no seu blog, o apoio formal do seu bastonario.
    Vamos lutar para uma classe com aspirações politicas, com poder!
    Abraço a todos os companheiros candidatos, seja por que partido for.

    ResponderEliminar
  5. Enfermeiro se queres que o teu ordenado aumente só com uma licenciatura na independente

    ResponderEliminar
  6. Apenas poderia concordar com esta manifestação se a mesma fosse inserida numa campanha ANTI-PS, acompanhada por GREVE, à semelhança de que os colegas de Évora fizeram.

    Gostaria de AGRADECER AOS ENFERMEIROS DE SETÚBAL, por terem dado continuidade à campanha ANTI-PS iniciada pelos colegas de Évora.

    Hoje no telejornal da SIC, das 13h, foi feita referência à presença da manifestação silenciosa dos Enfermeiros de Setúbal no comício do PS, que tinham cartazes a dizer. ” ENFERMEIROS NÃO VOTAM PS” e “SÓCRATES NÃO GOSTA DE ENFERMEIROS”.

    É disto que precisámos, pois a luta é de todos.

    Por uma carreira justa e digna EU NÃO VOTO PS!

    ResponderEliminar
  7. "então a quem interessa uma greve antes das eleições. Cá para mim apostava no PSD, não acham??? Eles querem ser Governo e querem entalar o Sócrates (que bem precisa..) então nada melhor que pedir à carneirada do enfermeiral para exigir aos comunas dos sindicatos que marquem uma greve".
    Nada mais falso, a maioria da "carneirada" (infelizmente assim é!) pertence ao PS, são socratinos, por isso não fazem greve nem manifestações, porque depois perdem os "tachos", tanto nos sindicatos como em outros "locais"(boys e afins!).
    Francisco Silva

    ResponderEliminar
  8. À semelhança do NEL gostaria de AGRADECER AOS ENFERMEIROS DE ÉVORA e de SETÚBAL: OBRIGADO A TODOS!

    ResponderEliminar
  9. Um professor sugeriu que se fizesse um cartaz a dizer: "A LICENCIATURA DO SÓCRATES VALE MAIS DO QUE A LICENCIATURA DOS ENFERMEIROS???".
    Está na hora de preparámos uma recepção digna ao comício do PS. PARABÉNS AO PESSOAL DE SETÚBAL, um exemplo a seguir.

    Não voto Ps

    ResponderEliminar
  10. Apelo aos Enfermeiros de Braga e arredores que não puderam ir a Lisboa, a estarem presentes às 21h00 no Comício com José Sócrates e António José Seguro, no Pavilhão do ABC, e não esqueçam levem cartazes a dizer: “ENFERMEIROS NÃO VOTAM PS”. ou então sigam a dica do Professor:”A LICENCIATURA DO SÓCRATES VALE MAIS QUE A DOS ENFERMEIROS?”

    A restante agenda do PS para sexta-feira 18 de Setembro é:

    11h15 – Porto – Hotel Sheraton – Apresentação do livro da Fundação Res Publica
    13h00 – Vila Nova de Famalicão – almoço com apoiantes – Restaurante Eugénio.
    16h00 – Guimarães – Encontros com a população de Toural.
    17h00 – Vizela – Encontros com a população no centro da localidade.

    Por uma carreira justa e digna EU NÃO VOTO PS.

    ResponderEliminar
  11. Agenda do PS para os próximos dias:

    Sábado, 19 de Setembro:
    Comício com José Sócrates, Vítor Baptista, Duarte Nuno, Manuel Alegre e Ana Jorge, na Praça da República, em Coimbra, às 18h30.

    Domingo, 20 de Setembro:
    Comício com José Sócrates e Alberto Martins, na Praça D. João I, no Porto, às 18h30.

    Terça-feira, 22 de Setembro:
    Comício com José Sócrates e José Junqueiro, no Pavilhão do INATEL, em Viseu, às 21h00.

    Não podemos ficar de braços cruzados!

    EU NÃO VOTO PS!

    ResponderEliminar
  12. Deixo-vos aqui o link para entrevista dada pela Enf. Guadalupe Simões à Sic, após a manifestação de 18 de Setembro!

    Há que reconhecer, que foi EXCELENTE.

    http://videos.sapo.pt/bvosbbSRT9w3R9RD73hu

    Por uma carreia justa e digna EU NÃO VOTO PS!

    ResponderEliminar