quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um dia na vida de um Enfermeiro da Admissão - Episódio I


Nota prévia,

Para quem não sabe, o enfermeiro da Admissão, actua numa sala minúscula, com 4 cadeirões, 1 marquesa, 4 macas mais o amontoado de macas e cadeiras que se emparelham numa parte de um corredor, que se estende talvez por 10 metros. Escusado será dizer que os cadeirões e macas são ocupados por utentes. Utentes que advêm das diversas especialidades médicas: Medicina, cirurgia, clínica geral e às vezes também Neurologia. Fazendo contas e alguém que me corrija se estiver enganado, passam pela admissão cerca de 60 a 70% dos utentes que fazem “ficha” no nosso serviço de urgência, isto para um enfermeiro e meio. Meio porque quase nunca estão lá dois enfermeiros permanentemente, pois têm que assegurar outras áreas e têm que comer… sim, porque ao contrário do que alguns médicos acham, os enfermeiros comem (mas comem no hospital, se houver uma catástrofe estão lá e não num Restaurante tipo Camelo).
Apetecia-me estender aqui em cálculos do número aproximado de utentes que passam pela admissão, para este 1,5 enfermeiro, mas convido alguém mais entendido em números a fazê-lo. Tenho ideia que diariamente fazem ficha de urgência 400 a 500 utentes, é só fazer as contas.
E agora a aventura propriamente dita,

15:40 Chego à Admissão
Que é isto?! Mais parece o Kosovo em tempo de crise.
Colega - Como é tão bom ver-vos! Deixem-me passar o turno que já estou saturada.
Enfermeiro da Admissão (E.A)Força!
ColegaCadeirão 1 temos o Sr. Costa, cadeirão 2 Sr. Fernando, dor abdominal, colheu, medicação, triagem, cadeirão 3 Susana, reacção alérgica, medicação…
E.AEi, ei, ei! Parou! Não nos vais passar 50 doentes, pois não?! Passa aquilo que está pendente.
ColegaPois… É capaz de ser melhor. Maca 3, Sr. Euclides aguarda urina, talvez seja preciso algaliar, maca 4 está pronta para subir para o internamento, espera um maqueiro há 2 horas. Passando para o corredor, ali na 3ª maca à esquerda à beira do carrinho está um senhor pronto para o Bloco. Sentada naquela cadeira à saída do wc está uma senhora que aguarda um enema, não se conseguiu, desculpem lá… temos um senhor no wc lá ao fundo que está a fazer um, chama-se Aníbal… quando sair… hoje temos feito fila prós enemas. Na 2ª maca à esquerda está a Dona Joaquina, por hemorragia digestiva, tem que ir a Gastro e depois OBS. Aqui esta maca em frente já devia ter ido para OBS, dor torácica, medicina, tudo feito, ainda faço uma nota antes de sair. Ali na 2ª maca à direita está um jovem, Pedro, por convulsões, consciente, assintomático, aguarda Neurologista. Na 3ª maca à direita está a Dona Prazeres, por febre e prostração, precisamos de um sítio para lhe fazer uma P.L. À entrada da Pediatria está o Jaime, e… acho que é tudo… Tudo o resto ou ainda não foi visto, ou espera. No painel chegamos a ter uma hora de atraso, agora temos 50 minutos, menos mal.
E.AOk… Bom descanso, vai lá. Bom, bora lá, vou tratando destas coisas pendentes, vais vendo o painel?! Dirigindo-me para o colega de turno.
Colega de turnoSim… Coragem, bora lá!
Ao telefone,
E.AOBS? Boa tarde! Vagas?
OBSTemos uma vaga, cama 13
Uii, azar… Vou ter seleccionar bem…
E.A - Sr. Maqueiro!! Chamo no corredor, Leve-me este senhor para OBS!
Maqueiro 1Estou de RX, tou com muito serviço.
E.AQuem pode então?
Maqueiro 1É o meu colega, mas foi à morgue com uma auxiliar.
Ok… começa bem. Bem vou algaliar ali o Sr Euclides que espera uma colheita há 3 horas. Auxiliar, onde estará?
E.ASr. Auxiliar?! Procuro pelo corredor
Maqueiro – Foi à morgue com o meu colega.
Óptimo! Bom, lá terei que algaliar sozinho… Algálias n.14?! Procuro na gaveta, não encontro, está aqui uma 12, siga. Água bidestilada? Não há, Sacos colectores?! Não há… lidocaína, compressas , ba lá temos aqui. Sigo para a Sala de Agudos, procuro o material em falta, não encontro água bidestilada, sigo para OBS, remexo no “armazém dos soros” Eureka! Encontrei um, finalmente vou conseguir algaliar! No caminho vejo um maqueiro,
E.A - Preciso que me leve aquele senhor para OBS!
Maqueiro 2Já me pediram aquele senhor pró Bloco, só tenho dois braços!
E.AOk! Não se enerve! Vá lá, depois não se esqueça.
Médico 1Sr. Enfermeiro, deixo aqui um internamento para Unidade AVC.
E.AOk… deixe ficar.

Vou mandar este jovem das convulsões pra frente. Maqueiro?! Não encontro… bom, levo eu senão fico sem espaço para por doentes. Passa por mim a voar o colega de OBS MACAS, passo-lhe o doente de soslaio. Regresso à base, vou preparar a senhora para a Unidade de AVC, vislumbro a Auxiliar, mudo de estratégia.
E.AVenha comigo, vamos ver um senhor que está a fazer um enema há x horas
Encontro o doente revoltado, indignado, queixava-se que já estava há mais de uma hora com a sonda no intestino.
E.APois… Tem toda a razão… tem que se queixar ao Administrador do Hospital a ver se contrata mais enfermeiros.

Volto e preparo a doente para o internamento, aproveitando a sorte de ter a Auxiliar comigo (encontrar uma auxiliar disponível é um achado nestes dias), vejo entretanto o meu colega da Admissão corado e já a bufar. Passados 5 minutos, consigo encontrar o maqueiro.
E.AEntão já me leva o senhor para OBS?!
Maqueiro 2Agora já não posso, pediram-me urgentemente a senhora para a Gastro, posso levar?!
E.ATou… ok vá lá, volte rápido, já começamos a ficar entupidos com internamentos.
Ajudo entretanto o colega nos cuidados que se multiplicam no painel do computador, parece uma árvore de Natal com tantas luzinhas vermelhas. O atraso voltou para uma hora.
Aparece de repente o médico 1 aos berros, à entrada da Sala de Admissão, perante todos os espectadores,
Médico 1 – ENTÃO O DOENTE AINDA NÃO ESTÁ EM OBS ???!!!
Final do Episódio I

22 comentários:

  1. Ai, ai... lembraste-me os meus tempos áureos de Urgência... e as razões porque me pisguei de lá!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Parece que independentemente do tamanho das urgencias, os problemas são os mesmos.
    Mas vai piorar para os lados de viana, pois a partir de 1 de junho, a Medicina Interna desaparece da Urgencia de Ponte de Lima e vai tudo para viana, Tudo! Ponte de lima, Arcos, Ponte da Barca, Paredes de Coura e das Varias USF´s do conselho. Por isso o administrador vai ter que ser ele proprio a transportar doentes...
    bem como a direcção de enfermagem, ser ela a vir prestar cuidados...

    ResponderEliminar
  3. continue enfermeiro!!! continue!! xD

    sou estagiario e isto interessa.me eheheheh

    ResponderEliminar
  4. Coitadinho! É só ele a trabalhar neste país em situações de stress!
    E será que ele é eficiente no que faz?
    Será que a auto-avaliação é tudo quanto baste?

    ResponderEliminar
  5. Boas Caro Guilherme…

    Admito que ler este post foi mais do que recordar um turno louco na área da Admissão, mas sim um rever do que habitualmente fazemos mas na óptica de quem nos observa (quem de facto observa!).
    Apesar de ter sido proporcionado um momento quase hilariante, ao ser escrito o que habitualmente sentimos após o início de um turno, fico cada vez mais com a sensação de que quem trabalha num serviço como este, não pode ser mentalmente assertivo pois quem o é, solicitaria de imediato troca de serviço quem sabe p.e., para a Unidade recentemente criada, o OBS (1)!
    Uma coisa é certa, o problema do Serviço de Urgência (SU) é multi-factorial.
    O número de Pessoas atendidas diariamente no SU aumentou e tem tendência a aumentar, se hoje em média são atendidos cerca de 280 utentes/doentes/clientes (dependendo de quem os vê), num futuro próximo serão muitos mais e o nível de cuidados necessários, que aumentou, também vai aumentar, pois as doenças cardiovasculares estão em força e as doenças neoplásicas a ganhar pontos no ranking, para não falar nos acidentes (trabalho/viação).
    A capacidade de competitividade de uma empresa vê-se na adaptação às novas exigências do mercado.
    Na nossa (empresa) não vejo adaptação, nem mesmo com o nível crescente de insatisfação (das pessoas e dos profissionais) e de reclamações em Livro Amarelo. Mas aqui gostava de deixar um parêntesis… as pessoas não sabem reclamar, nem possuem um nível próprio de exigência, crítica e bom senso para saberem reclamar… reclama-se por tudo, mas bem espremido não se reclama de nada. Muitas vezes são os próprios profissionais que incentivam à reclamação com vista na melhoria da prestação dos cuidados e essas não são efectuadas. A reclamação é um direito que nos assiste mas também é um dever, que começa na consciencialização de cada um!

    Voltando ao tema e na tentativa de melhorar a dinâmica de um serviço com a complexidade do SU, seria necessário:

    1) Criar um espaço maior e ajustado às necessidades, ou seja a reformulação rápida do serviço;
    2) Aumentar o factor humano e estimular positivamente os colaboradores;
    3) Remunerar devidamente os profissionais (SOMOS mal pagos);
    3) Operacionalizar o SU nas 24h/dia e não apenas das 8h às 24h;
    4) Criar circuitos de evacuação dos doentes do SU de uma forma rápida de categórica;
    5) Incentivar a formação profissional dos colaboradores;
    6) Estabelecer circuitos de reposição dos vários materiais, para não se perderem horas de prestação de cuidados;
    7) Consciencializar a população para o uso devido dos serviços;
    8) Dotar as estruturas dos Cuidados de Saúde Primários para a resposta efectiva nos cuidados domiciliários e da Educação para a Saúde, apostando na prevenção;
    9) Dinamizar as Unidade de Cuidados continuados e de Convalescença no apoio de retaguarda à entidade Hospitalar;
    10) ETC…

    Para o problema se resolver é fundamental que as estruturas de decisão não olhem apenas para números… venham ao terreno, nós não nos atrapalhamos por virem para o serviço e para o nosso meio enquanto trabalhamos (eu não possuo qualquer constrangimento)!
    Venham sentir o que sentimos, não apenas quando lhes convém… venham nas horas de maior fluxo de doentes e quando já não possuímos macas para os deitar; venham quando não possuímos locais dignos para efectuar os cuidados; venham quando os serviços de apoio à urgência não dão resposta em tempo útil; venham sentir a insatisfação dos profissionais e das pessoas que muitas vezes estão “encostadas” até alguém lhes dar uma palavra e dizer o que se passa, enquanto cuidados dos mais Urgentes e dos Emergentes; venham quando possuímos 10/15 doentes em OBS Macas (não sei o que isto é?) apenas com a vigilância de 1 enfermeiro (pois os somos os únicos profissionais que proporcionam vigilância) quando a Unidade ao lado, com o mesmo número de doentes e por vezes com o mesmo nível de necessidade possui 3 enfermeiros a vigiar/cuidar/tratar; venham quando possuímos 1 ou 2 doentes na Sala de Emergência e Sala de Agudos (também não sei o que isto é?) que ocupam um profissional durante várias horas, ficando todos os outros na área de pequena cirurgia e da ortopedia à espera desse mesmo profissional… e tantas outras questões que poderia enumerar!
    Venham ter connosco, apesar de sermos a mão-de-obra (e alguns bem barata) possuímos conhecimento, sentido crítico e também sabemos apontar no sentido da resolução dos problemas.
    Ninguém conhece melhor os serviços do que os profissionais que lá trabalham!



    (1) OBS – Fisicamente, a mesma Unidade, com um novo Staff de Enfermeiros e futuramente de Assistentes Operacionais (vulgo, Auxiliares de Acção Médica) e que funcionalmente, nem é carne nem peixe.


    Já agora, EU também não voto PS!
    Ganho pouco por tudo que sei e faço pelos OUTROS!

    S. Sousa

    ResponderEliminar
  6. Cara S. Sousa
    Gostei da sua análise mas, como não há verdades absolutas, há pontos que têm de ser observados com outra lógica.
    Concordo plenamente com a sua afirmação: A capacidade de competitividade de uma empresa vê-se na adaptação às novas exigências do mercado.
    ... mas nós estamos a viver uma democracia mediática e espectacular, onde o irracional intervem mais que o mérito.
    Repare que corrigiu os nºs que o post afirma "Tenho ideia que diariamente fazem ficha de urgência 400 a 500 utentes" para "em média são atendidos cerca de 280 utentes/doentes/clientes (dependendo de quem os vê)", e deste modo retirou credibilidade a Guilherme do Carmo, que ao exagerar os nºs procurou a tal espectacularidade.
    Esse é um dos problemas de quem se queixa - na ansia de ter razão exagera e, de imediato, permite que se ponha em causa toda a história.

    Eu voto PS!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom comentário S. Sousa, já agora os meus parabéns, feliz aniversário, ainda fui a tempo

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo anterior que vota PS
    Ninguém corrigiu os números, eu terei dito 400 500 utentes, mas se reparar está lá escrito que não tenho dados concretos, apenas é uma ideia. Posso com certeza dizer-lhe que haverá dias em que haja 280 ou ate menos, mas garanto que há dias em que há bem mais, não procurei exagerar, não tenho esse hábito. O que pretendo com este post é falar de todas as situações que levam a que um dia na Admissão possa ser caótico, claro que nem todos os dias são assim, mas lamentavelmente são bastantes dias e desde já convido-o, como fez o S. Sousa a estar presente num desses dias, pode ser que mude de ideia e concorde com a "queixa". Não procuro espectacularidade nenhuma, só poderia afirmar isso quem tem conhecimento dos factos, o senhor tem??!! Isto apenas serviu para tentar alertar quem possa mudar o panorama e a mudança começa, (como refiro no próximo post) com o aumento de pessoal. Os utentes cada vez mais exigem melhores cuidados, melhor atendimento, com toda a razão. Mas para isso são precisos meios humanos, logisticos, fisicos, etc...

    ResponderEliminar
  9. Caro Guilherme:
    Permita-me discordar. Você dramatiza para ter mais razão!
    Fala dos prejuizos, sem falar dos benefícios, e empola-os.
    Faz o papel de vítima, parecendo que todo o seu trabalho é em esforço para lá do limite.
    Transforma a parte no todo, e perde credibilidade.

    PS: 1:Todos sabemos os males do SU, que são muitos mais que esse. 2:Há um projecto para reformulação do SU.

    ResponderEliminar
  10. É este o nosso maravilhoso país... Quando é preciso "cortar", é sempre ou na Saúde, ou na Educação.
    Não são apenas os utentes que levam por tabela... São também os Enfermeiros que se "matam" por fazerem o melhor que podem (sim, não é o que sabem, porque isso é impossível!).
    "Precisávamos de mais pessoal neste turno..." "Quê? Tu nem digas isso em voz alta... A Chefe já anda passada que chegue!".
    Acabou-se aqui. Foi conssentido.

    Kisses :)

    ResponderEliminar
  11. Caro senhor que vota PS,
    Permita-me discordar com tudo o que diz
    1º Este post trata-se de um dia na vida de um enfermeiro, volto a repetir, ENFERMEIRO, na admissão. O senhor até poderá ser enfermeiro, mas de certeza que não é enfermeiro da urgência, porque se fosse, saberia, que o que eu escrevi (e vou continuar a escrever, porque há pelo menos 3 capitulos) é a realidade, não estou a empolar, nem a dramatizar, agora armar-me em vitima talvez, porque de facto somos vitimas deste fraco sistema de saude, mas não sou apenas eu, são os meus colegas, são os médicos, são os auxiliares e acima de tudo os utentes, acho que não leu com atenção o texto, não pretendi apenas demostrar o desgaste que um enfermeiro poderá ter, há o desgaste (emocional e fisico) de todas as outras classes, não julgue que apenas acho que são os enfermeiros as "vítimas", mas que somos o elo de ligação entre todas as classes isso somos
    2º éste post não tem como objectivo falar dos benefícios, mais uma vez não percebeu o propósito. Já por diversas vezes falei em benefícios, porque felizmente também os há, mal seria...
    3º não sou eu a personagem deste post, é um qualquer enfermeiro do SU, se assim não for, que algum dos meus colegas se pronuncie
    Ao ler as suas palavras apenas concluo uma coisa: contracenso. Diz que sabe dos males do SU e que até são muitos mais que estes e põe em causa o que aqui é dito??!! Não compreendo... para si uma pessoa no trabalho não deve ter condiçoes e bem-estar para melhor desenvolver as suas tarefas??!! Não o entendo... Afinal diga-me lá quem é senhor para por isto em causa?? Gestor?

    ResponderEliminar
  12. Na qualidade de estagiário,venho por este meio demonstrar a minha satisfação pelas acções que têm vindo a ser levadas a cabo neste blog.Guilherme,sentes-te na responsabilidade de relatar factos,que,no meu ponto de vista,podem ter repercussões negativas no bom funcionamento do serviço(-mas também o meu ponto de vista não interessa-).Mas ao que parece nesse serviço realizam-se acções digna de grandes realizadores de cinema(ou melhor da Disney,já que estamos num mundo fictício).De facto,pelos vistos,o que lá se pratica é tudo menos enfermagem!!!!!!Por isso é sempre bom falar do que não está bem,sem maldade e com frontalidade(como tu costumas dizer).Gostava por essa razão que me deixasses descrever um dia na vida de um estagiário.///para quem não sabe,o enfermeiro estagiário é aquele que se pode considerar um TECNICO DE HALIBUT.Esse mesmo tecnico chega ao serviço 15 mns antes do início da passagem de turno;não vai ele se cruzar no balneário com os enfermeiros.Segue-se então a passagem de turno onde os alunos prestam atenção,de pé(coitadinhos,não comeram danoninho,eles têm que crescer),ao que os orientadores dizem.Segue-se então o trabalho:avental,luvinhas,agua e sabão,fralda e claro o nosso halibut;enquanto que os senhores Infermeiros vão tomar o pequeno almoço,pois claro não iam eles ter uma quebra de tensão.Se o café fosse bem tirado,fixe não sobrava nada para nós;caso contrário..sermão.Espanto meu quando uma enfermeira me pede para vaziar um urinol á frente duma auxiliar.Pensei então"portugal é mesmo desenvolvido,4 anos de estudo para ser auxiliar"(sem ter qualquer tipo de preconceito,é rebaixar ainda mais a classe).Continuemos.Uma algaliação uma entubação.....e tal...e vem ela outra vez"aluno,o que é granulomatose de Wegener";"não sei mas vou saber".Qual o meu espanto quando ouço-a a dizer a outra enfermeira"não sei que doença é,mas o aluno vai procurar por mim".Pois claro é mais fácil....////
    Isto para realçar a falta de imparcialidade manifestada por muitos enfermeiros que sobrevalorizam sempre quem nunca questiona em detrimento de quem tem espírito crítico.
    Ajudar,ensinar,questionar,reprovar se for preciso...SIM.Humilhação:NÃO.Acho que se deve lutar pela enfermagem,ou então esta vai acabar numa câmara hiperbárica.ass:PIAGET

    ResponderEliminar
  13. "Você dramatiza para ter mais razão!"
    Foi isso que eu disse. Não lhe disse que não tinha razão! ... Você nem sabe ler.
    Você vitimiza-se e tenta arranjar elementos para o coro.
    O SNS tem dificuldades, compete a todos os seus funcionários ajudar a ultrapassá-los. Essas dificuldades têm a ver com estruturas, financiamento e também com a qualidade dos seus funcionários.
    Os gestores são como os outros funcionários. Há os bons, os maus e os assim assim.
    Deixe-se desses maniqueísmos de ter toda a razão e de que os outros são estúpidos ou maus porque não conseguem as soluções que todos queremos. Há mais razões para além da sua.
    Deixe de ser um "outsider" chorão ou mude de local de trabalho e peça transferência para outro Serviço, onde não tenha esse viver que tanto abomina. Você com esse estilo que cultiva vai queixar-se sempre que encontrar um obstáculo um pouco mais difícil.
    By the way - eu Voto PS porque não creio que qualquer outro faça melhor!

    ResponderEliminar
  14. Ok... já deu para perceber o genero de pessoa que é, consegui o que queria, até quase tenho a certeza quem seja. Interpretou tudo de forma distorcida, felizmente até agora foi a única pessoa que não percebeu a ideia. Isto não se trata de uma tese para ter ou deixar de ter razaão, isto é apenas uma história. Fique sabendo que eu gosto do meu serviço, gosto dos meus colegas, só não gosto que os senhores gestores não encontrem forma de evitar que um dia de trabalho num serviço de urgencia possa ser um perfeito caos, PRINCIPALMENTE PARA OS DOENTES!!! entendeu? acho que não.. já agora gostava de ver quais os seus obstáculos... parece-me que sejam uma secretária e uma porta.

    ResponderEliminar
  15. Caso o senhor anónimo não saiba, os enfermeiros contratados e outros funcionários do hospital participam (não voluntáriamente!)com 75% das horas dos suplementos, todas os meses, para as dificuldades do SNS!!! Ainda quer sacrificio maior?

    ResponderEliminar
  16. Ora bem, bom dia....
    Ha já muito tempo que eu nao escrevia para voçes, e confesso ja tinha saudades.
    O guilherme, explicou (até grosseiramente ) por alto o que se passa no vietman.
    Pois é meus amigos, aquilo ali ainda é pior do que ele escreve.
    Só uma pessoas ignorante ou que nao passa ali é que pode duvidar desses relatos.
    Temos aí um menino que diz que vai votar PS ( e nós até nem lhe preguntamos nada) que diz que nao e que afinal nao temos 500 mas sim 200 até podiam ser 30, amigo o problema nao esta no numero, esta no como ficam lá esses 30.Parece claro que nao trabalha no SU, o que é tipico de alguns elementos que trabalham noutros serviços : criticar a urgencia.
    Mas temos é de ser coerentes , eu conheço varios,(e quando digo Varios nao sao dois ou tres) que se fartavam de criticar o SU, e depois por coisas da vida (mobilizaçoes, estagios de especialidades entre outras) desceram ao inferno, e claro a atitude critica mudou e muito.

    Porque nao se muda de serviço???
    Boa pergunta o problema meu menino é que agora ninguem quer trocar conosco, sabias... É que os outros serviços podem ser duros, e sao-no, mas ao menos tem uma porta que fecha quando está cheio. Mais, só tem medicos a pedir coisas de manha, e isso convenhamos é uma grande vantangem.
    O facto é que o guilherme sabe perfeitamente do que fala e para mim até suavizou as coisas. Eu proprio ja tive os meus problemas com medicos porque eles pensam que nós temos de responder sempre que sim e com um sorriso nos labios. Para terem uma ideia no vietnam estao la +- 2 enfermeiros para fazer tudo o que está inerente a admissao e pessoas a prescrever coisas para nós fazer-mos 10 ou 12 medicos (2 triageiros, 3 medicos MI, 3 cirurgia, 2 ou 3 internos de medicina e 1 ou 2 de cirurgia) desigual nao vos parece, até porque eles só tem de prescrever o resto é com aqueles 2 mouros dos enfermeiros.
    Abram alas

    ResponderEliminar
  17. Como tenho mais um bocadinho de tempo vou comentar a intervençao do nosso aluno Piaget.
    BOM.
    BOM.Ó meu menino.... tu deves ser uma pessoa muito perseguida, o que eu vejo no teu comentario é um odio muito marcado em relaçao aos enfermeiros, estás mesmo mal na profissao.
    Odio, sim porque começas logo a criticar o pequeno almoço dos enfermeiros ( isso é mais para medicos).
    Os enfermeiros nao sabem orientar quem tem pensamento critico..??'??..
    Menino sendo aluno de Enfermagem deves é falar de coisas da enfermagem, nao te houvi falar de que como correu a tua algaliaçao ou entubaçao( mais, até falas com um certo tom de desprezo) foi pena eu nao estar lá para ver se tinhas feito a coisa certa.
    Claro que nao vais saber o que é uma granulomatose de Wegener, nem eu . mas tens é de procurar saber, e no dia seguinte fazeres ver a tua tutora que foste procurar , e até lhe explicar para ela ficar a saber. Mas não o menino ficou zangadinho porque a enfermeira lhe disse para ir ver.
    O problema nao é esse , o problema é que muitos de voçês chegam ao SU sem saber ler nem escrever, nao conheçem medicaçao, nao sabem para que serve nem o que provoca. Nao sabem detectar sinais de alame numa situação clinica X. A culpa nao é só vossa , tambem é dos colegas que vos deixaram passar até ao 4º ano.E depois como estao habituados as facilidades se apertam convosco , "ai é que sao muito maus" "exigem demais", "querem é chumbar o pessoal" "sao arrogantes".
    Agora sobre a alegoria de ficarem de pé bom isso nao é com certeza no SU , porque eu ja vi no serviço alunos sentados no sofa da sala do chefe e enfermeiro em pé, e os alunos nem se mexeram, e claro isso tem nome: falta de educaçao. Sim porque nao querendo entrar no cliché de que "no meu tempo" a sério nao ha comparaçoes.
    Concluindo Piaget: existem alunos bons, que destacam, que eu poria os meus pais nas maos deles. No entanto a outros.... Todos os que chumbaram no SU chumbaram com argumentos validos e irrefutaveis, por isso nao me venhas com essa treta das humilhaçoes. Sabes o que pode ser humilhante , é um doente nos morrer nas mao por nós termos feito "merda"
    Abram alas

    ResponderEliminar
  18. É o vosso contrato que assim o determina, embora vos prejudique em relação a outros.
    O meu empréstimo para a compra da casa também não é dos melhores.

    ResponderEliminar
  19. Caro Guilherme...

    Permita-me que solicite através deste espaço, que o futuro colega que se identifica como estagiário e que assina como PIAGET, com entrada no blogue em 18 de Maio de 2009 19:04, confirme em que serviço se desenrolou o sucedido.
    Caso o mesmo se tenha desenrolado no Serviço de Urgência, peço-lhe determinantemente que encaminhe toda a informação relativa para a Chefia do Serviço!!

    É inademissível que algum colega faça o que foi exposto! Quem conhece muitos dos enfermeiros (do SU), sabe que não foi, é ou será política de formação pessoal, espelharem-se nas acções referidas. As acusações são graves e como não me revejo (como tantos) de forma alguma nelas, não posso permitir que seja generalizada a metodologia de formação (muitas vezes praticada por quem não possui perfil para a efectuar).

    Agora caro futuro colega, deixe-me constatar uma realidade. O perfil de entrada dos actuais alunos nos serviços para Estágio (falo pelo serviço que conheço), fica muitas vezes aquém do considerado necessário para estudantes de uma Licenciatura com 4 anos, como bem referiu! Certamente vai ripostar, "mas se chegamos ao 4.º ano com sérias lacunas deve-se certamente aos enfermeiros que proporcionaram a formação (em secretária e em Campos de Estágio"... Claro, digo-lhe eu!
    Aí não posso estar mais de acordo, os défices encontrados são muitos e por vezes fico com a dúvida se os actuais paradigmas da formação se centram no Doente ou em planos devidamente e infindavelmente justificados mas sem níveis de practibilidade aceitáveis! A formação científica é a base da profissão e aqui temos que crescer um pouco mais!
    Agora e não querendo generalizar... são raras as excepções à regra, mas existem. O sentido crítico dos Estudantes de Enfermagem hoje, demonstrará um crescimento da profissão no amanhã!!

    S.Sousa

    ResponderEliminar
  20. Meus amigos com o trabalho dos outros posso eu bem, por isso julgo eu, que há pessoas que não merecem o mínimo do nosso tempo a dar resposta a quem não sabe nem nunca saberá o difícil que é cuidar, e mais para essas pessoas os 10 minutos são mais que suficientes para cada doente, só vão entender o dia em que necessitem e alguém lhes responda os seus 10 minutos já terminaram, cada vez estou mais convencido que não querem que cuidemos querem isso sim é que demos resposta a toda a burocracia de trabalhinhos que são feito pelos manda mais e que demonstram o seu trabalho, porque é urgente realizar reuniões para incutir o medo e apresentarem trabalho para não perderem o poleiro, agora com o doente/cuidador, olha que se safem como puderem, porque anda tudo com o mesmo sentimento quem me irá substituir? não viram o que se passou com o chefe da cirurgia que foi enxovalhado através do email que circulou pelos serviços, e ainda mais estamos a ser chefiados por gente conhecedora da realidade dos hospitais, agora só falta mandar o pessoal do meio hospitalar para os centros de saúde. Fiquem bem

    ResponderEliminar
  21. Prabens S. Sousa, se todos foxem como tu, de certesa k mtas coisas mudavam...

    ResponderEliminar
  22. Caros colegas, obrigado pela defesa... ja estava a ficar preocupado.. ninguém aparecia a tentar explicar a este senhor doutor o que é trabalhar na Admissao em dias de caos

    S. Sousa, penso que o aluno em questão fez o seu estagio noutro hospital.. mas poderia ser tambem o nosso..

    ResponderEliminar